Início do conteúdo
    Notícias
  • Vem aí o III Congresso do Fórum Social

    Encontram-se abertas as inscrições para o III Congresso do Fórum Social da UFPel que acontece nos dias 26, 27 e 28 de Novembro, às 18h, no Auditório do Térreo do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202).

    O Fórum Social é um espaço onde a UFPel se aproxima da comunidade a fim de contribuir na melhoria da realidade social.

    As inscrições do congresso podem ser feitas pelo seguinte link: bit.ly/2WzdPbz

    INSCRIÇÕES GRATUITAS 💰

    INSCRIÇÕES LIMITADAS 🏃🏃

    O CONGRESSO CONTA COM CERTIFICADO DE 20h 😱

    Conheça nosso projeto pelo site: https://wp.ufpel.edu.br/forumdeextensaoecultura/

    Para maiores informações, o contato é forumdeextensaoecultura@gmail.com

  • Soluções e Cidades Sustentáveis será o próximo tema no Fórum Social da UFPel

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas realiza, nesta quinta-feira (31), mais uma reunião do Fórum Social.

    O encontro terá como tema de debate “Soluções e Cidades Sustentáveis”.

    Participe! Vamos construir um Fórum Social cada vez mais forte e representativo.

    Local: Av. Visconde de Pelotas, n° 423.
    Horário: 18h.

  • Saúde do idoso é pauta do próximo encontro do Fórum Social

    Ocorre nesta quarta-feira, mais um encontro do Fórum Social da UFPel.

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel) realiza, nesta quarta-feira (25), reunião do Fórum Social. O encontro será às 18h, no Auditório da Reitoria do IFSul, 5° andar, localizado na Rua Gonçalves Chaves n° 3218.

    O encontro terá como temática a saúde do idoso, além do levantamento das pautas da última reunião.

    A reunião ocorrerá no dia 25 de setembro, 18:00h, no Auditório do IFSul, 5° andar, situado na Rua Gonçalves Chaves, nº 3218.

    A programação do Fórum é a seguinte:

    18h – Abertura, apresentação da pauta, dos participantes e informes gerais;

    18h 30min – Palestra 1 – “Atuação da Fisioterapia pélvica na saúde do idoso” – Mestre em Enfermagem Malba Aparecida Miranda

    Em seguida – Palestra 2 – “DSTt (Doença sexualmente transmissível na terceira idade)” – Mestranda em Fisioterapia Nathalia de Souza Ferreira

    20h – Encerramento.

     

  • Direito à moradia: Projeto de extensão Fórum Social visa consultoria de assistência primária à população carente de Pelotas

    Você conhece a Lei Federal 11.888 de 2008?

    “Art. 1o  Esta lei assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia previsto no art. 6o da Constituição Federal […]”.

    Na noite da última quarta-feira (04) o projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Fórum Social realizou uma de suas reuniões com representantes de associações de bairro de Pelotas e com alunos e servidores, cujo o tema foi “Consultórios de Atenção Primária à Moradia – Habitação,  Saúde e Meio Ambiente”. A palestra foi ministrada pelo Prof Dr André de Oliveira Torres Carrasco, FAUrb/UFPel.

    O tema central da reunião concentrou-se na construção de uma metodologia que auxiliasse na proposição de um projeto de extensão que fornecesse consultoria de assistência à moradia para a comunidade de Pelotas considerando a Lei Federal 11.888, que assegura o direito à moradia por meio de assistência técnica pública e gratuita para famílias de baixa renda. Apesar de a lei existir desde 2008, a mesma não é regulamentada em Pelotas, e fazer com que isto aconteça é um dos objetivos principais do projeto.

    A palestra foi encerrada após os encaminhamentos, nos quais ficou a ser confirmada na próxima reunião do Fórum Social o local que irá receber o projeto piloto proposto, bem como a agenda de reuniões com as associações de bairro para discutir a temática e Lei Federal.

    O projeto Fórum Social é um espaço de natureza participativa que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada perante a Universidade, visando que a instituição possa acompanhar, assessorar e propor, junto com as entidades, ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania, no âmbito da região de Pelotas. A próxima reunião do Fórum ocorrerá no dia 26 de Setembro e discorrerá sobre a saúde do idoso sob visões da fisioterapia. Mais informações poderão ser encontradas em breve nos sites e redes sociais da Pró Reitoria de Extensão e Cultura UFPel.

    Por Jessica Alves

  • Atenção primária à moradia será pauta da próxima reunião do Fórum Social

    Ocorre nesta quarta-feira, mais um encontro do Fórum Social da UFPel.

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel) realiza, nesta quarta-feira (04), reunião do Fórum Social. O encontro será às 18h, no Auditório do Museu do Doce, localizado no Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório. O foco dos debates será “Consultórios de atenção primária à moradia. Habitação, saúde e meio ambiente”.

    A reunião mensal ocorrerá no dia 04 de setembro, 18:00h, no Auditório do Museu do Doce, situado na Praça Coronel Pedro Osório, nº 8.

    A programação do Fórum é a seguinte:

    18h – Abertura, apresentação da pauta, dos participantes e informes gerais;

    18h 30min – Palestra – Palestra – “Consultórios de atenção primária à moradia.
    Habitação, saúde e meio ambiente” – Profº. Drº. André de Oliveira Torres Carrasco –
    Faurb / UFPel;

    20h – Encerramento.

    Sua presença em muito contribuirá para que a reunião atinja o impacto social que auspiciamos.

    E-mail: forumdeextensaoecultura@gmail.com

    Site: https://wp.ufpel.edu.br/forumdeextensaoecultura/

  • AMANHÃ – Fórum Social UFPel

    Lembramos que nesta próxima quinta-feira (27) ocorrerá mais um encontro do Fórum Social de 2019, com a temática: “Saneamento Básico, Educação Ambiental e Qualidade de Vida” – Engenheiras Ambientais e Sanitaristas Ana Luiza Dall’ Agnol e Carolina Gonçalves;”.

    O evento acontecerá no Clube Xavante, Rua Raul Pompeia, n° 62.

  • Saneamento Básico será pauta da próxima reunião do Fórum Social

    Ocorre nesta quinta-feira, mais um encontro do Fórum Social da UFPel.

                O Fórum Social é um espaço de natureza participativa, que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada perante à UFPel, visando que a instituição possa acompanhar, assessorar e a propor, junto com as entidades, ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania, no âmbito da nossa região.

    A reunião mensal ocorrerá no dia 27 de Junho, 18:00h, no Clube Xavante, Rua Raul Pompeia no 621. A programação do Fórum é a seguinte:

    18h – Abertura, apresentação da pauta, dos participantes e informes gerais;

    18h 30min – Palestra – “Saneamento Básico, Educação Ambiental e Qualidade de Vida” – Engenheiras Ambientais e Sanitáristas Ana Luiza Dall’ Agnol e Carolina Gonçalves;

    20h – Encerramento.

    Sua presença em muito contribuirá para que a reunião atinja o impacto social que auspiciamos.

    E-mail: forumdeextensaoecultura@gmail.com

    Site: https://wp.ufpel.edu.br/forumdeextensaoecultura/

     

     

  • Projeto Hortas Urbanas é apresentado no Fórum Social de maio

    POR  · PUBLICADO EM 07/06/2019 · ATUALIZADO EM 07/06/2019

    Por Jessica Alves

    Apresentação do projeto Hortas Urbanas no Fórum Social. Foto: Jessica Alves

    No último dia 29 de maio, o projeto Fórum Social promoveu um encontro mensal, no auditório do Museu do Doce, apresentando o projeto de extensão Hortas Urbanas aos representantes da comunidade pelotense. A palestra de apresentação se deu em torno da história e objetivos que o projeto visa alcançar, mostrando para os presentes um trabalho que nasceu na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e que busca beneficiar a população e conscientizá-la sobre a importância e benefícios de uma alimentação saudável.

    O Hortas Urbanas é um projeto de extensão da UFPel iniciado em 2017 na UBS General Osório, com objetivo de apoiar a organização de hortas no meio urbano a partir do plantio agroecológico, tendo em vista contribuir com a sustentabilidade ambiental. Além disso, ele envolve a saúde, alimentação saborosa, paisagem e sociabilidade, assim tornando o município inclusivo e sustentável utilizando tecnologias sociais, de baixo custo e que promovam bem-estar a todos os envolvidos.

    “Não é mais possível viver no meio urbano sem um projeto de sustentabilidade que vise o bem da população, temos que viver nas cidades em equilíbrio com o nosso ser e com o ambiente, dando mais um passo frente a uma outra racionalidade. E para que isto aconteça, temos que mudar nossa forma de pensar a alimentação, saúde, a agricultura, a economia e a cidade”, explica a nota institucional sobre o projeto.

    Segundo a professora do curso de geografia e coordenadora do projeto, Giovana Mendes de Oliveira, os participantes pretendem alcançar para a comunidade o selo Cidade Sustentável, onde as pessoas cultivam parte dos seus alimentos em hortas domésticas e comunitárias e têm uma relação de valorização da  natureza, de cuidado próprio e de valorização da cidade e do campo. Assim, o Fórum Social, projeto extensionista, que desenvolve um espaço de natureza participativa visando assessorar e acompanhar ações que contribuam para uma melhoria da realidade social e o exercício da cidadania, fez uma parceria com o Hortas Urbanas, apresentando o projeto para representantes de bairros e associações da comunidade de Pelotas, visando fortificar a relação de troca de conhecimentos entre a universidade e os cidadãos, expandindo o ensino até a casa de cada morador.

    “O cultivo de orgânicos na cidade precisa de tecnologia social desenvolvida, pois os insumos não são os mesmos que temos disponíveis. Temos que  conquistar a população para que ela compre a ideia, e ela sempre compra, mas na hora de iniciar o projeto as coisas são diferentes, precisa de tempo, esforço, dedicação, criar o hábito de vir na horta e isto é mais difícil. E tem o dinheiro, trabalhamos com baixo custo, mas ele sempre é preciso”, conta Giovana.

    A coordenadora também complementa que se precisa de muito diálogo com a comunidade, e isto leva tempo. A horta tem limites e possibilidades, e os integrantes trabalham para maximizar as possibilidades e minimizar com os limites. O projeto possui duas hortas em andamento e isso mostra que é possível.

  • Hortas Urbanas está em pauta na próxima reunião do Fórum Social

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel) realiza, nesta quarta-feira (29), reunião do Fórum Social. O encontro será às 18h, no Auditório do Museu do Doce, localizado no Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório. O foco dos debates será Hortas Urbanas.

    Programação

    18h – Abertura, apresentação da pauta, dos participantes e informes gerais;

    18h 30min – Palestra – “Hortas Urbanas: Um projeto de sustentabilidade urbana para comunidade Pelotense” – Profª Giovana Mendes de Oliveira;

    20h – Encerramento.

    Sua presença em muito contribuirá para que a reunião atinja o impacto social que auspiciamos.

  • Atividade cultural marca o último dia do Congresso do Fórum Social da UFPel

    Para finalizar o Congresso do Fórum Social da UFPel, aconteceu uma atividade cultural no dia 14/11, na ABIG – Associação Beneficente Inova Guabiroba. A ação tinha o intuito de levar a universidade para a comunidade, a fim de interagir tais públicos. A atividade contou com a participação do estudante do curso de música da UFPel, Elias Dultra, que conversou com a comunidade sobre instrumentos musicais e a influência da música para a sociedade.