A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura comunica que foi prorrogado o resultado do edital nº 05/2015 da seleção de bolsistas de extensão e cultura.
O resultado será divulgado na próxima segunda-feira, 5 de outubro.
Para mais informações, acesse o edital: Edital nº 05-2015 – Demanda Institucional
Partindo do comprometimento da Universidade Federal de Pelotas com os princípios da sustentabilidade, e tendo como o tema do Congresso de Extensão e Cultura 2015 “Universidade e Sociedade Sustentável”, foi realizado na última quarta-feira (23), no Museu do Doce, o Painel “Universidade e Sustentabilidade”.
O debate, que fez parte da programação da Semana Integrada da UFPel, contou com a presença do Prof. Dr. Marcos Godecke (do curso de Gestão Ambiental), do Prof. Dr. Maurício Polidori (diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), e do MSc. Franco Knuth (da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFPel), e se propôs a discutir questões relacionadas à política ambiental na Universidade e gerar ideias que auxiliarão na implantação de mais políticas de sustentabilidade na UFPel.
Durante o painel foram apresentados as diversas etapas e ações envolvendo a sustentabilidade que foram e estão sendo desenvolvidas pela Universidade nos últimos anos, como a coleta seletiva de resíduos (desde 2009, com lixeiras dividindo lixo orgânico e seco), a implantação e distribuição de canecas plásticas (alternativa aos copos descartáveis) e os projetos de extensão relacionados à reciclagem.
Também foram discutidas ideias sobre uma logística responsável, onde as compras da Universidade são feitas a partir do pressuposto da sustentabilidade, uma melhor relação do meio ambiente com a cidade (como o movimento Nenhum Metro a Menos de Área Verde) e a importância da extensão para que as ações não se mantenham apenas no ambiente universitário, mas se expandam e transformem a cidade como um todo.
Nos dias 23, 24 e 25 de setembro ocorreu, em Florianópolis, o 2º Congresso Nacional do Projeto Rondon. Os alunos rondonistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Luis Henrique Porto Oliveira (História), Igor Armindo Rockenbach (Geografia) e Caroline Drawans Dias (Direito), representaram a Universidade no evento. Eles apresentaram as experiências vivenciadas na Operação Mandacaru – Ceará, no mês de janeiro deste ano.
A iniciativa contou com a orientação das professoras da Faculdade de Enfermagem, Michele Mandagará e Sidnéia Casarin, e o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Coordenação de Desenvolvimento, Cooperação e Sustentabilidade.
O 2º Congresso Nacional do Projeto Rondon teve como objetivos aprimorar as operações e seus indicadores, criar instrumentos de orientação aos docentes na condução e coordenação das operações, consolidar e compartilhar conhecimentos e divulgar o Projeto Rondon.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
A proposta inovadora do Programa Encontro de Saberes, já aplicado na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), foi o tema da noite de encerramento da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), nesta sexta-feira (25), no auditório do Centro de Artes da UFPel. O Programa objetiva trazer para a Universidade os saberes de ofícios tradicionais da sociedade, que muitas vezes não são contemplados nos currículos acadêmicos.
A temática foi abordada pela vice-reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz. A nova universidade baiana, que tem um ano de funcionamento, leva para dentro da sala de aula mestres de diversos saberes e ofícios, que partilham experiências e atividades com os estudantes.
O Encontro dos Saberes é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília, que faz parte do programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A meta do projeto é propiciar um espaço de experimentação pedagógica e epistêmica no ensino capaz de inspirar resgates de saberes e inovações que beneficiem a todos os envolvidos, estudantes, mestres e professores.
A vice-reitora contou que o Programa nasceu na UFSB a partir de um seminário ocorrido em novembro de 2014, passando inclusive a ser um componente curricular na Universidade. “É uma riqueza enorme ter pessoas com saber popular na Universidade”, disse Joana da Luz.
Ela relatou que estas pessoas, após serem aprovadas por uma banca que avalia os saberes de cada um, recebem um grau universitário especial de mestre, reconhecido no âmbito da Instituição. Os mestres das Tradições, Artes e Ofícios, como são chamados, atuam na Universidade transferindo seus conhecimentos populares aos alunos.
A vice-reitora mostrou vários exemplos de mestres hoje em atuação na UFSB, como o de mestre mateiro, pessoa que conhece as matas e trilhas. O tema chamou muito a atenção do público presente no Centro de Artes, que dialogou com Joana e lançou questões sobre o trabalho. A ideia é implantar o Programa na UFPel. O evento foi coordenado pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel, Denise Bussoletti.
Singular
A UFSB é uma universidade singular no Brasil. Com pouco mais de um ano de funcionamento, a Instituição vem implantando um sistema totalmente inovador de ensino superior no país. Iniciada do “zero”, como disse a vice-reitora, a UFSB teve todo um caminho para começar de forma totalmente livre. “Popular e integradora”, assim definiu a nova Universidade a professora Joana.
Ela falou sobre os desafios e modelos adotados na Universidade, com seu regime quadrimestral, ciclos de formação, currículos modulares e flexíveis, lá não há pré-requisitos, estrutura organizacional leve, são só quatro pró-reitorias, e unidades acadêmicas geograficamente distribuídas. O acesso é pelo Sisu/Enem, com 55 por cento de cotas. Para as licenciaturas, o percentual de cotas sobe para 85 e o processo do Sisu/Enem é regional.
A inclusão de dez por cento de atividades de extensão na carga horária total dos currículos dos cursos foi o tema do debate realizado na quarta noite do Ciclo de Palestras da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), em desenvolvimento na UFPel até esta sexta-feira (25). O encontro ocorreu na noite desta quinta-feira (24), no auditório do Centro de Artes, reunindo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, e a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante.
A mediação do encontro foi da vice-reitora, que lembrou que o Cocepe (Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão) precisa aprovar Resolução que defina a questão da inclusão das horas para extensão nos currículos. E a partir da aprovação, disse Denise Gigante, será estabelecido um prazo, talvez de 24 meses, para que os projetos pedagógicos dos cursos sejam adequados à nova situação.
A primeira manifestação dos pró-reitores foi de Denise Bussoletti, que abordou os fundamentos, o marco legal e as possibilidades do processo. Questões como que tipo de formação para os estudantes a Instituição deseja dar e a indissociabilidade entre as três áreas foram tratadas pela pró-reitora.
Ela destacou a posição de destaque que as atividades de extensão têm na UFPel. São 48 programas e 640 projetos, dados de 2014. No ranking do Proext, a UFPel ocupa o sétimo lugar nacional e a segunda posição estadual. Tudo isso, conforme a pró-reitora, reforça a vocação extensionista presente na Universidade.
Denise lembrou que a inclusão das horas de extensão não alterará o total da carga do curso, mas apenas deverá levar a uma readequação dos currículos.
Reflexão
“É um tema para ser muito pensado e debatido”, disse Álvaro Hypólito. Ele recordou que a Extensão, historicamente, era tida como uma atividade menor nas Universidades. Sublinhou que a indissociabilidade é um tema a ser trabalhado. “Esta é uma questão complexa, mas é um desafio. Sem dúvida é algo difícil de concretizar”, refletiu.
Para o pró-reitor, o grande problema posto no momento é como encontrar uma solução prática para colocar as temáticas da Extensão, que são muitas, dentro dos currículos.
Em boa hora
Para Luciano Agostini este debate surge em boa hora. Ele disse que os currículos são conservadores, com conhecimentos dispersos, disciplinas duras e conteudistas e aulas informativas.
“Será que dez por cento não é pouco”, questionou o pró-reitor, completando que é preciso liberar professores e estudantes da sala de aula. Ele defende a creditação de atividades extra sala de aula.
Agostini disse também que a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) é uma oportunidade para transformar os currículos. “É preciso submeter os alunos às três atividades, ensino, pesquisa e extensão, como ocorre nos grupos PET. Temos de trabalhar as três áreas ao mesmo tempo”, preconizou.
Após as manifestações dos pró-reitores, foi aberto espaço para o público, que fez relatos de experiências e perguntas aos componentes da mesa.
Saberes
O Ciclo de Palestras da Siepe prossegue até esta sexta-feira (25), no Auditório do Centro de Artes, às 19h30min, com a temática Extensão, que será trazida pela vice-reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, que abordará o “Encontro de Saberes”.
Os interessados em participar das atividades do Ciclo de Palestra podem fazer a inscrição no momento da palestra. Aqueles que tiverem mais de 75 por cento de presença ganharão certificado de 20 horas.
A comissão organizadora do Congresso de Extensão e Cultura parabeniza a todos os congressistas pela qualidade dos trabalhos apresentados e pelo excelente trabalho realizado pelos avaliadores.
Oportunamente, informa o resultado do processo de avaliação dos trabalhos apresentados, pelo qual foram selecionados oito destaques, um em cada área de extensão. Os destaques passarão pela segunda avaliação de apresentação oral que ocorrerá amanhã, sexta-feira (25/09), 14 horas, no Auditório Acadêmico do Quarto Andar (Ao lado da sala 432). Os critérios de avaliação, bem como as normas, serão os mesmos das apresentações dos trabalhos durante o CEC. A ordem de apresentação corresponde à listagem, disponível no site do CEC.
Desta segunda avaliação resultará o Prêmio de Extensão Aldyr Garcia Schlee, a ser divulgado em breve.
A Comissão Organizadora do II Congresso de Extensão e Cultura informa os procedimentos a serem observados pelos alunos apresentadores durante as sessões de comunicação de trabalhos.
A organização do II Congresso de Extensão e Cultura divulga a planilha de avaliação referente à apresentação oral que será utilizada durante as apresentações.
A Comissão Organizadora do Congresso de Extensão e Cultura (CEC) informa que o Colóquio de Integração Cultural Brasil-Uruguai, que faz parte da programação do Congresso e aconteceria no dia 23 de setembro, foi adiado devido a impossibilidade das representações ministeriais do Uruguai e do Brasil.
A nova data de realização será brevemente divulgada.
A Pró-Reitoria e Extensão e Cultura (PREC) divulgou na tarde desta segunda-feira a listagem definitiva de trabalhos que serão apresentados no II Congresso de Extensão e Cultura (CEC), que acontecerá de 21 à 25 de setembro, no Campus Anglo da UFPEL.
Você pode conferir a listagem no site da Semana Integrada, clicando aqui.