“Da Milonga ao Choro” é uma das discussões da Bienal

violao_umNa manhã deste sábado (21), o violonista Maurício Marques foi o responsável pela palestra “Da Milonga ao Choro: Aspectos da Música Brasileira ao Violão”. A atividade ocorreu no prédio do Lyceu e foi parte da programação da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Os participantes puderam, durante a palestra, conhecer mais sobre a música regional gaúcha, como milonga, chamamé e vanerão, chegando a estilos musicais como choro, samba e baião. Ao explanar sobre o cada ritmo, Marques exemplificava aos participantes como executá-los ao violão.

violao_doisSegundo Marques, muitas vezes os estudantes de música concentram-se no estudo clássico e oportunidades como essa aproximam os acadêmicos de estilos musicais mais populares. Além de exemplificar, o palestrante também orientou os estudantes a ultrapassar barreiras. “É quase impossível fazer música sem influência do que se está ouvindo. Não tenham medo de fazer algo que se distancia do original”, disse.
Maurício Marques também fez o concerto de encerramento do 1 Seminário de Violões da UFPel, quando apresentou composições próprias, de Astor Piazzolla e, claro, os ritmos que apresentou aos alunos durante a palestra. O Seminário de Violões fazia parte da programação da Bienal, que ocorre em Pelotas até este domingo (22).

Publicado em 21/11/2015, na categoria Notícias.