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    Notícias
  • Edital de alunos especiais 2021/02

    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Lato Sensu da Pró-Reitoria de
    Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e
    Patrimônio Cultural tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados
    em cursar disciplinas optativas como aluno especial do referido Curso, nos termos estabelecidos neste Edital: SEI_UFPel – 1361535 – Edital de seleção PRPPGI

  • Em breve: Edital para aluno especial 2021/02

    Em breve será publicado o Edital para alunos especiais 2021/02.

    Seguem as disciplinas, os horários e o número de vagas que serão ofertadas:

    a) Disciplina Acervos Documentais e Preservação do Patrimônio Histórico

    Total de vagas: 10

    Dia e Horário: Terça-feira (14h às 16h)

    Local: E-aula

    Ministrante: Prof. Dr. Diego Lemos Ribeiro

    Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

    Ementa: A disciplina trata da relação constitutiva entre a formação de coleções e a configuração dos museus no ocidente. Apresenta e discute as potencialidades da cultura material nos processos de musealização. Problematiza e contextualiza os contornos da Museologia como campo disciplinar. Reflete sobre o objeto de estudo da Museologia e sua relação com a memória e o patrimônio.

    b) Disciplina Espaço, Memória e Percepção da Paisagem

    Total de vagas: 10

    Dia e Horário: Quarta-feira (14h às 16h)

    Local: E-aula

    Ministrante: Prof. Dr. Sidney Gonçalves Vieira

    Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

    Ementa: Definição de conceitos: espaço, paisagem, território, região e lugar. Análise dos pressupostos teóricos da percepção da paisagem. Estudo da reprodução das relações sociais de produção e sua relação com a memória da cidade. A percepção da paisagem e a elaboração de mapas mentais. Semiótica da paisagem: representações, símbolos e signos.

    c) Disciplina Oralidades e Arquivos Orais

    Total de vagas: 10

    Dia e Horário: Quarta-feira (16h às 18h)

    Local: E-aula

    Ministrante: Profa. Dra. Carla Rodrigues Gastaud

    Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

    Ementa: Oralidade, tradição e memória. Discurso e narrativa na análise do testemunho oral. História oral e subjetividade. Aplicações da História Oral. O documento oral e arquivos orais. Discussão sobre verdade e ficção no uso da voz como documento. Experiências contemporâneas do uso do depoimento como patrimônio.

    d) Disciplina Seminário de Estudos avançados I: Patrimônio e memórias difíceis

    Total de vagas: 15

    Dia e Horário: Quinta-feira (14h às 16h)

    Local: E-aula

    Ministrante: Profa. Dra. Maria Letícia Mazzuchi Ferreira

    Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

    Ementa: O Seminário propõe a discussão de algumas questões contemporâneas associadas ao patrimônio tais como os riscos da espetacularização, a vulnerabilidade, os mecanismos de proteção e classificação, tendo como ênfase o PCI, o patrimônio industrial e o patrimônio associado aos eventos bélicos e catástrofes.

    e) Disciplina Seminário de Estudos avançados III: Usos e Discursos do Patrimônio

    Total de vagas: 15

    Dia e Horário: Quinta-feira (16h às 18h)

    Local: E-aula

    Ministrante: Profa. Dra. Rita Juliana Soares Poloni

    Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

    Ementa: A presente disciplina busca compreender os contextos de surgimento, fortalecimento e questionamento dos discursos patrimoniais modernos, inseridos em três eixos de análise: Em primeiro lugar, como parte da consolidação dos discursos nacionalistas do século XIX e do fortalecimento de ideias relacionadas ao conceito de etnia e de etnogenealogia, que relacionavam espaços territoriais a características culturais e raciais específicas, buscando perseguir a permanência de tais discursos no mundo contemporâneo através de estudos de caso. Em segundo lugar, objetiva-se observar o patrimônio em situações que envolvem experiências locais que estão relacionadas com transformações e processos que ocorrem em escala global. Cidades, sujeitos e grupos sociais se relacionam, vivem e/ou exploram diversos usos, diversas formas de restituição patrimonial e produzem distintos discursos sobre a memória e o patrimônio em função de fenômenos que transcendem, mas afetam, o local. Em terceiro lugar, serão abordados casos que envolvam conflitos em torno da preservação do patrimônio, buscando problematizar os paradoxos existentes entre a ampliação da noção de patrimônio, com o aprimoramento dos instrumentos de salvaguarda, e as sedições populares (a favor ou contra) os processos de patrimonialização.

    f) Disciplina Seminário de Estudos Avançados IV: Modernidade e contemporaneidade das teorias e práticas da conservação restauração do patrimônio Cultural

    Total de vagas: 15

    Dia e Horário: Sexta-feira (14h às 16h)

    Local: E-aula

    Ministrante: Profa. Dra. Daniele Baltz da Fonseca

    Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

    Ementa: Articulação entre a formação de conceitos das teorias da conservação e restauração e seus contextos culturais, filosóficos e históricos. Subsídios para pensar a conservação-restauração sob uma perspectiva descolonizada.

    g) Disciplina Seminário de Estudos avançados II: Arqueologia, Comunidades e Populações Tradicionais

    Total de vagas: 15

    Dia e Horário: Sexta-feira (14h às 16h)

    Local: E-aula

    Ministrante: Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira

    Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

    Ementa: A disciplina está organizada a partir da temática “Arqueologia, Comunidades e Populações Tradicionais” e sua ementa contém os seguintes assuntos: 1) A constituição dos campos da arqueologia e etno-história e suas relações com as comunidades e populações tradicionais; 2) Procedimentos científicos da etnoarqueologia e da etno-história para a compreensão da história dos povos indígenas e das comunidades quilombolas; 3) Estudos de caso no Brasil: colonialismo, diversidade étnica, territórios tradicionais, memória, processos de humanização da natureza, cultura material, histórias de vida e longa duração.

  • “Webinário e Curso de Capacitação Continuada – Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul: Diálogos Transversais”

    O “Webinário e Curso de Capacitação Continuada – Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul: Diálogos Transversais” promovido pelo Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul – CSMP-, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura – SEdaC-, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS-, Escola de Governo do Rio Grande do Sul – EGov-, bem como os parceiros institucionais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN-, Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS Brasil-, Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS-, Conselho Estadual de Educação – CEEd-, Conselho Estadual de Cultura – CEC- e Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Pró-Sinos.

    Inscrições pelo link:  https://www.sympla.com.br/webinario-e-curso-de-capacitacao-continuada-em-memoria-e-patrimonio-dialogos-transversais__1231919

    PROGRAMAÇÃO FINAL

  • Professores do PPGMP tem propostas de eventos apoiadas pela FAPERGS

    Dentre os 06 projetos aprovados pela UFPel no Edital de Auxílio a Organização de Evento (AOE) da Fapergs, 04 projetos foram apoiados pelo PPGMP.

    Resultados foram divulgados hoje.

    https://fapergs.rs.gov.br/edital-01-2021-auxilio-para-organizacao-de-eventos-aoe

    Francisca Ferreira Michelon – II Seminário GESTÃO INTEGRADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL HUMANIDADES, SOCIEDADE E AMBIENTE.

    João Fernando Igansi Nunes – DESIGNAÇÕES VISUAIS EMERGENTES

    Maria Leticia Mazzucchi Ferreira – XI SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

    A professora Silvana Bojanoski, do DEMCOR e egressa do Programa, também obteve o auxilio via edital para o VI Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração.

    Parabéns aos Colegas, ganhamos todos!

    Fiquem atentos às divulgações das inscrições.

     

     

  • LANÇAMENTO DA GALERIA GIPC E EXPOSIÇÃO MORRO REDONDO: PAISAGENS

    Dia 12 de maio, 17h
    LANÇAMENTO DA GALERIA GIPC E EXPOSIÇÃO
    MORRO REDONDO: PAISAGENS
    Fotografias: Ubirajara Budin Cruz

    A Galeria Gestão Integrada do Patrimônio Cultural abre com a exposição Morro Redondo: Paisagens. Com fotografias de Ubirajara Budin Cruz, a Galeria é apresentada pelo Professor Luiz Oosterbeek, líder da Cátedra Unesco-IPT Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território, a qual é vinculado o Polo Morro Redondo, apresentado pela ex-reitora da UFPel Profa. Inguelore Scheunemann e pelo Prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara, que festeja o aniversário da cidade com a inauguração desse projeto. Os professores Francisca Michelon e Fernando Igansi, coordenadores do projeto, mediam a live e explicam a visitação virtual.

  • Cidadania e Direito Cultural da Pessoa com Deficiência

    O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel em parceria com o Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde (LACAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, iniciou no dia 06/05/2021 o minicurso “Cidadania e Direito Cultural da Pessoa com Deficiência” ofertado aos servidores do Município do Fundão e do Museu de Arqueológico José Alves Monteiro (Portugal). A formação acontece em oito módulos, ao longo do mês de maio,  no âmbito do Projeto “Memórias da Travessia” premiado pela Ibermuseus.

    Os conteúdos abordados apresentam um breve histórico do direito cultural das pessoas com deficiência, aspectos gerais das deficiências, a contribuição da Tecnologia Assistiva para inclusão e participação das pessoas com deficiência, reflexões sobre experiência estética e fruição artístico cultural e os desafios dos museus e ambientes culturais para a promoção da cidadania cultural das pessoas com deficiência.

    A parceria do PPGMP com o LACAS é a continuidade de um trabalho da Rede Interinstitucional de Acessibilidade Cultural, no qual a UFPel integra desde 2017.

    O curso é coordenado pela Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural Desirée Nobre, pela Mestranda em Museologia e Patrimônio (UNIRIO) Tatiana Fonseca e a Professora Dra. Patricia Dorneles (UFRJ). Além as coordenadoras, a formação conta ainda com seis colaboradoras (brasileiras e portuguesas) que ministrarão os conteúdos.

  • Webconferência de lançamento da obra “Patrimônio Imaterial e Políticas Públicas no Brasil: Trajetórias e Desafios”

    No dia 11 de Maio próximo, a partir das 16 horas, o Programa de Pós-gradução em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, juntamente com o grupo de pesquisa em Arqueologia da Repressão e da Resistência, estarão promovendo a webconferência de lançamento da obra “Patrimônio Imaterial e Políticas Públicas no Brasil: Trajetórias e Desafios. Contaremos com a participação da Dra. Maria Cecília Londres Fonseca, da desembargadora Inês Virgínia Prado Soares e dos profs. Drs. Yussef Daibert Salomão de Campos (UFG), Raul Lanari e Rita Juliana Soares Poloni (UFPel). Haverá transmissão pelo canal youtube do grupo de Arqueologia da Repressão e da Resistência, através do link: https://www.youtube.com/channel/UCPBC3eqz7G6LOHGVcVvafqQ.

    Venha participar!

  • Nota de Pesar

    O PPGMP recebeu com pesar a notícia do falecimento da Professora Eloisa Helena Capovilla da Luz, em decorrência do Covid-19. Historiadora, dedicou-se a temas como História do RS, Imigração, Museus e Patrimônio. Eloísa esteve no Programa diversas vezes, colaborou em bancas, eventos, sempre generosa e atenta. Foi colega, professora, amiga de muitos de nós. Deixou um importante legado como profissional e ser humano. Lamentamos que uma pessoa que transbordava alegria, com tanto a oferecer, tenha partido tão cedo. Sentiremos sua falta. Força a todos seus familiares e amigos.

Apresentação

O programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Mestrado/Doutorado, objetiva qualificar profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar em instituições do setor público, privado ou não governamental, respondendo direta ou indiretamente à questões referentes à memória social e ao patrimônio cultural, bem como para atuar nas diferentes instâncias de gestão de memórias, além de vir a promover a valorização da auto-estima das comunidades por meio de suas ações voltadas à preservação da memória social e do patrimônio cultural, envolvendo pesquisa, educação, proteção e intervenção.

Áreas de Concentração

Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio caracteriza-se pela abordagem integrada de Memória e Patrimônio, no que se refere aos seguintes aspectos: desenvolver projetos de pesquisa e gestão no campo de Memória e Patrimônio; encetar a interdisciplinaridade entre as diferentes habilitações envolvidas, representadas nas áreas de formação e atuação do corpo docente (História Oral, Geografia Urbana, Arquitetura, Materiais de Restauro, Urbanismo, Arqueologia, Antropologia, Artes, Música e Fotografia); abordar as interfaces entre a cultura material (patrimônio tangível) e cultura imaterial (patrimônio intangível) e considerar a indissociabilidade entre o patrimônio cultural e o patrimônio ambiental.

 

Dados Gerais

MESTRADO

Total de créditos: 28 créditos
Duração: 24 meses
Título conferido: Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural

DOUTORADO

Total de créditos: 38 créditos
Duração: 48 meses
Título conferido: Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural

Coordenação do Curso:
Coordenadora: Profa. Dra. Daniele Baltz da Fonseca

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira
memoriapatrimonio@ufpel.edu.br

Secretaria:
Tec. Adm. Bruno Cassel Neto
memoriapatrimonio@ufpel.edu.br

 

Local de funcionamento:
R. Alm. Barroso, 1202
Pelotas, Rs, Brasil
96010-280, Centro

(53)32844309

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira: das 13h30 às 17h30.