Início do conteúdo
Gerais

Fábrica de Memórias: Seminário Internacional – Patrimônio Industrial – Alimentos – Sustentabilidade

O Seminário Internacional está na sua primeira edição e será realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, presencialmente, no CEHUS (R. Cel. Alberto Rosa, 117). 
O evento busca discutir se é possível aproveitar estruturas fabris ociosas em ambientes rurais e urbanos, de modo racional, equilibrado e esperançoso que nos faça entender mais sobre a cultura do trabalho, relacionando-a com a memória do que muitas vezes foi um ofício manual, a um tempo transformado em manufatura, até ser modificado em um processo industrial. E que quando isso está relacionado com a produção do alimento, se está a falar de um tecido histórico que coloca em foco questões de ordem fundamental para a natureza e nela, para a humanidade.
Neste evento associamos o patrimônio industrial, sobretudo o de transformação do alimento, com o patrimônio alimentar, as tradições nos quais são produzidos, os fatores memoriais a eles associados e como, em uma perspectiva otimista de futuro, tanto o que já não é mais ativo como aquilo que se deseja que continue sendo, pode associar-se em soluções para realidades sustentáveis.
Entre algumas pretensões do evento está, contemplar objetivos do desenvolvimento sustentável como eixos de reflexão favorecendo que se apresentem indicadores e tendências orientadas pelo movimento AGENDA 2030 (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs), posto sobre as três dimensões que lhes são atinentes: econômica, social e ambiental.
Assim sendo, o evento conta com uma programação completa envolvendo: cidade, memória, patrimônio industrial, cultura, paisagens sustentáveis, desenvolvimento territorial, tradição, inovação, dentre outras temáticas.
Ressaltamos que até dia 30 de junho o evento estará recebendo submissões de trabalhos para os seguintes eixos temáticos:
Tema 1 – Fábricas de transformação do alimento e agroindústria
Tema 2 – Patrimônio alimentar e turismo
Tema 3 – Políticas públicas e sustentabilidade
Tema 4 – Alimento, Memória e tradição
Todas as informações sobre submissão de trabalhos, assim como a programação, já estão disponíveis no site do evento: https://wp.ufpel.edu.br/sempias2023/. Mais informações, através do email: sempias2023@gmail.com.
Apoio financeiro do Estado do Rio Grande do Sul por intermédio da FAPERGS. Apoio Cultural Mnemosine – Conservação de Acervos.
Contamos com a presença de todos!