Colóquio Memória e Patrimônio

IV Colóquio Internacional Memória e Patrimônio

É com satisfação que divulgamos o IV Colóquio Internacional Memória e Patrimônio, promovido pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – PPGMP, da Universidade Federal de Pelotas tem como principal objetivo proporcionar um momento para pensar sobre a memória e patrimônio em diferentes sociedades, em diferentes contextos. As operações de seleção da memória, envolvendo também o esquecimento, em uma perspectiva individual e coletiva, são fundamentais para compreensão da identidade e do patrimônio cultural de uma comunidade.
Dessa forma, o presente colóquio abre um espaço para discutir questões sobre memória, patrimônio cultural, conservação e gestão de acervos, espaços de memória, trajetórias e relatos de atividades dos profissionais das áreas de atuação do PPGMP. Para alcançar seu objetivo, o IV Colóquio apresenta conferências, mesas redondas e abre um espaço para apresentação de trabalhos, pesquisas concluídas e/ou em desenvolvimento que versem sobre os temas mencionados.

Convidamos todos os interessados a navegar no site do colóquio para conferir a programação e as modalidades de inscrição (ouvintes e apresentadores de trabalhos).

Colóquio Internacional Memória e Patrimônio

O Colóquio Internacional Memória e Patrimônio, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas tem como principal objetivo promover um momento de debate com pesquisadores de diferentes países sobre dois temas fundamentais na nossa sociedade: a memória e o patrimônio. Será realizado entre 09, 10 e 11 de outubro de 2017.

Além de conferências com pesquisadores qualificados e reconhecidos nacional e internacionalmente, também é reservado um espaço para mesas redondas, abordando diferentes temas, como os impactos da pós-graduação em memória e patrimônio na vida profissional de egressos do PPGMP; cidades, patrimônio e urbanização; patrimônio imaterial.

​Entendendo a importância da divulgação e debate para pesquisas em andamento, o Colóquio conta com três propostas de Simpósios Temáticos para apresentação de trabalhos: ST 01 – Patrimônio, memória e literatura; ST 02 – Patrimônio, cidades e memória; ST 03 – Patrimônio imaterial e memória.

Maiores informações sobre inscrição e programação no site:

Contamos com sua presença e aguardamos sua participação!