Início do conteúdo
Internacional – Capes Print

O Programa Capes Print tem o objetivo de fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições, bem como estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação, além de ampliar as ações de  internacionalização na pós-graduação, por meio da mobilidade de docentes e discentes.

O PPGMP participa do projeto de Internacionalização por meio de dois projetos:

Alimentação, Cultura e Identidade: https://wp.ufpel.edu.br/print/files/2019/02/Food-Culture-and-Identity.pdf

Núcleo de Estudos sobre Cidades Saudáveis, Envelhecimento e Cidadania: https://wp.ufpel.edu.br/print/files/2019/02/Center-for-Healthy-Cities-Aging-and-Citizenship.pdf

 

Professores do Programa visitantes no exterior (2022-2024)

 

Francisca Ferreira Michelon – Universidad de Sevilla (US/ES)

Em junho deste ano, a Profa. Francisca Ferreira Michelon, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, iniciou o trabalho de investigação na Universidade de Sevilha (US) no marco do projeto de internacionalização CAPES PrInt/UFPel “Alimentação, Cultura e Identidade”, sob tutoria científica e acadêmica dos professores Julián Vicente Sobrino Simal e Enrique Larive López, ambos da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de US.

Com uma proposta inicial, estabelecida em Acordo de Cooperação (11/2022) entre UFPEL e US, a professora integrou-se, através do Laboratório de Paisagem Histórica da Produção, coordenado pelos citados tutores, ao levantamento feito pelo grupo de pesquisa do projeto Diseño de una metodología interdisciplinar para la identificación, caracterización, valoración e intervención de aquellos paisages del patrimonio industrial, coordenado pela Profa. María Isabel Alba Dorado, profesora titular da Escuela de Arquitectura de la Universidad de Málaga. Da visita feita a seis sítios relacionados ao patrimônio industrial da Serra Norte de Sevilha, resultou outra vertente do trabalho inicial voltada ao reconhecimento da relação entre município, cidade consolidada e término municipal de Sevilha, entre o município polo de Sevilha e demais municípios do Bajo Guadalquivir e municípios da Sierra Sur. Outra importante vertente, apresentada em um subprojeto cujo levantamento inicial está sendo feito para ser relatado nas XXIV Jornadas Internacionales de Patrimonio Industrial, em Gijón (Asturias) trata dos intercâmbios da cultura gastronômica originada nos conventos, com foco nos doces conventuais dos claustros da província de Sevilha. Com esse subprojeto, a pesquisadora ingressará, em outubro, no grupo de investigação da Universidade de Évora e Sevilha De Ora a Labora. Los Procesos de Cambio y las Transformaciones Espaciales en las Tipologías Religiosas (Eclesiales, Monásticas y Conventuales) Reconvertidas en Espacios de la Producción. E, ainda, será feito o levantamento das fábricas familiares de produção dos dulces de Navidad no município de Estepa, Sierra Sur da Província de Sevilha, no âmbito de um termo comparativo com a tradição doceira da microrregião de Pelotas/RS.

E na continuidade, como as relações entre alimento e sustentabilidade implicam formas culturais específicas de território, a professora aprofundará o trabalho iniciado no Acordo de Cooperação com o Instituto Politécnico de Tomar- IPT (41/2020), Portugal, ampliando a esfera do projeto vinculado à Cátedra Unesco- IPT Humanidades e Gestão Integrada do Território, participando do XXIII Encontro da REALP no qual organiza uma sessão temática, junto com o Prof. Hugo Gomes do IPT, sobre o tema “Territórios UNESCO e o Desenvolvimento Sustentável”. 

Por fim, cabe citar a visita técnica, planejada para outubro, ao Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria, CRID/IPLeiria, implicado no Acordo de Cooperação entre UFPEL e IPL (09/2021) e vinculada a um projeto de doutoramento do PPGMP.

Imagem 1: Visita ao Museu de Escuelas Nuevas de El Pedroso, 27 de junho, com a equipe do projeto Diseño de una metodología interdisciplinar para la identificación, caracterización, valoración e intervención de aquellos paisages del patrimonio industrial (Profa. María Isabel Alba Dorado, Prof, Julián Sobrino Simal, Francisca Michelon, Historiador da Arte Pablo Alonso González, arquiteto Carlos Tomás Acosta).

Imagem 2: Visita a reitoria da Universidad de Sevilla – Junho 2022.

 

 

João Fernando Igansi Nunes – Universidade de Cadiz (UCA/ES)

O professor João Fernando Igansi Nunes (docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMSPC/ICH) iniciou, em junho de 2022, suas atividades de investigação do projeto ISOTYPE MARCO DE JEREZ 1822-2022 – Memória do Patrimônio Alimentar como desenvolvimento sustentável do território, Andaluzia -España. na condição de pós-doutoramento como Pesquisador Visitante Sênior no Exterior junto ao Departamento de Economia Geral, Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação da Universidade de Cádiz (UCA/ES) durante o período de junho de 2022 a maio de 2023, sob a supervisão do professor Santiago Amaya-Corchuelo.

O professor Igansi Nunes foi contemplado com uma bolsa de Pesquisador Visitante Sênior do Programa CAPES PRINT/UFPEL. A participação do pesquisador na UCA/ES proporcionará ampliar as relações internacionais a partir da criação/fortalecimento de redes acadêmicas e de investigação no que tange ao cruzamento interdisciplinar das áreas das Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação junto às pesquisas voltadas a preservação e promoção do Patrimônio Cultural Alimentar.

No período em que estará na UCA/ES, o professor João Fernando Igansi Nunes terá atividades junto ao Instituto de Investigação Vitivinícola e Agroalimentar – IVAGRO e realizará pesquisa acerca da cultura visual da vitivinicultura do Marco de Jerez veiculada nos seus rótulos de vinho, visando a criação de um sistema de linguagem visual ISOTYPE (International System of Typographic Picture Education), a partir do inventário dos seus signos visuais de nível simbólico. Estratégia de preservação e promoção da memória do patrimônio cultural alimentar, o referido sistema de linguagem pictográfica se configura como educação patrimonial, expressão da cultura do território que identifica e promove o patrimônio alimentar, apresentando-o com um sentido próprio de lugar a partir da comunicação visual. Na perspectiva de desenvolvimento territorial de Eduardo Moyano, Fernando Garrido e Javier Esparcia, a abordagem de uma linguagem pictórica como estratégia de preservação e promoção do patrimônio alimentar encontra lastro nas perspectivas teóricas de Otto e Marie Neurath. Além do produto de inventário de valores simbólicos, o respectivo ISOTYPE pretendido contemplará a intersecção das áreas envolvidas como potencial desenvolvimento sustentável do território, em específico da Comunicação Visual como estratégia de preservação e promoção do Patrimônio Cultural e Alimentar, foco dos interesses do professor João Fernando Igansi Nunes e do PPGMSPC/ICH.

A estada na Universidade de Cádiz e inserção nos setores e instituições mencionadas, somando-se a interlocução com profissionais de respeitabilidade na área do Patrimônio Cultural Alimentar, é uma oportunidade especial e estratégica para a qualificação da atuação do pesquisador junto ao PPGMSPC/ICH, bem como em outras unidades da UFPel, as quais podem vir a se beneficiar, tais como o Design, a Geografia, o Direito, a Antropologia, as Artes e a Comunicação. Essa qualificação se deve a aquisição de experiência no funcionamento da pesquisa na UCA/ES, na atuação junto ao TRACOSOCO e ao IVAGRO para se pensar num planejamento de otimização e aplicação de novas políticas voltadas à preservação e promoção do Patrimônio Cultural  Alimentar no PPGMSPC/ICH, a partir das pesquisas que o professor João Fernando Igansi Nunes orienta e em outras divisões da UFPel; fortalece as redes de colaboração entre a UFPel e a UCA/ES, contemplando o TRACOSOCO e o IVAGRO, incluindo a possibilidade de futuras parcerias inter-institucionais para, consequentemente, facilitar colaborações futuras entre outros docentes do PPGMSPC/ICH com a UCA/ES e a sua Rede de pesquisadores; cria estratégias para se pensar o desenvolvimento territorial local a partir de inventários específicos para uma comunicação visual eficaz à preservação e promoção do capital do Patrimônio Cultural Alimentar.

 

 

Imagem 1: Galeria de Jerez, Coleção Roberto Amillo y Bodegas Altanza – Jerez de la Frontera, Andaluzia, Espanha. Imagem 2: Universidad de Cadiz – Campus Jerez de la Frontera

 

Professores do Programa visitantes no Exterior (2018-2020)

Flávio Sacco dos Anjos (Instituto de Estudos Sociais Avançados – Córdoba/Espanha)

Desenvolvimento do projeto “Trajetórias de Valorização da Cultura e do Patrimônio Agroalimentar na Andaluzia e no Rio Grande do Sul”, a qual está sendo desenvolvida junto ao Instituto de Estudos Sociais Avançados, ligado ao Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha. Exaltar a origem, a história e as singularidades dos produtos agroalimentares se impõe como tendência dentro das sociedades contemporâneas. Os recorrentes escândalos alimentares constatados nos mais diversos países do mundo representam a face visível da sociedade de risco anunciada em tom profético por Ulrich Beck. Nesse contexto, cobram importância as diversas iniciativas que se voltam à revalorização da qualidade, da singularidade e da distinção.  Dentro do que se veio a chamar “quality turn” as indicações geográficas ocupam um lugar destacado. A patrimonialização e salvaguarda da cultura alimentar se identificam com essa mesma dinâmica, sendo igualmente vistas como ativos territoriais a serem ativados na geração em emprego e renda, especialmente através de rotas turistas enogastronômicas. É nesse contexto que se inserem os Centros de Interpretação do Patrimônio da Olivicultura da Andaluzia, a mais destacada região olivareira de Espanha. Trata-se de artigo que ocupa o cerne da cultura alimentar dos povos mediterrâneos. No Brasil esse debate é ainda incipiente o que de modo algum deve ser entendido como um tema desprovido de importância.

 

Depoimento:

Thiago Sevilhano Puglieri (Getty Conservation Institute, Los Angeles/EUA)

O Projeto “Investigação de plásticos e seus aditivos por técnicas de intensificação do sinal Raman” se enquadra no Projeto de Cooperação Internacional “Alimentação, cultura e identidade”, dentro do CAPES Print/UFPel. Seu objetivo é investigar novas metodologias para a identificação de plásticos e seus aditivos utilizando-se de técnicas de intensificação do sinal Raman, com potencialidade de caracterização virtualmente não invasiva e não destrutiva e que permitam a identificação de componentes presentes em baixas concentrações. Trata-se de uma abordagem inter/transdisciplinar e de caráter transversal, nos contextos de alimentos, sustentabilidade, materiais, patrimônio, cultura e identidade.

Depoimento:

Sidney Vieira Gonçalves (Universidade de Buenos Aires/Argentina)

Minha experiência no CAPES/PRINT/UFPEL/PPGMSPC foi como professor visitante sênior no Instituto de Geografia da Faculdad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires, na Argentina. Desenvolvi pesquisa sobre o comércio de alimentos nas Ferias de la Ciudad, Mercados e nos estabelecimentos participantes do programa #BuenosAiresCapitalGastronómica, onde foi possível distinguir os discursos, as representações e as estratégias em torno do comércio e do consumo de alimentos saudáveis daquilo que é apenas o espetáculo em torno desse tema.
Depoimento:

Professor Visitante Extrangeiro no Brasil

Ignacio Lopes Moreno 

 

Estudantes Doutorado Sanduíche no Exterior

José A. Curbelo Knutson (Universidad de Cadiz/Espanha)

Meu nome é José A. Curbelo. Sou doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural na UFPel. De Outubro 2019 a Outubro 2020 participei no programa CAPES PrInt/UFPel em parceria com o Prof. Santiago Amaya-Corchuelo da Universidad de Cádiz na Espanha. A minha pesquisa foi realizada no Sotavento Algarvio em Portugal e a região do Estreito de Gibraltar na província andaluza de Cádiz na Espanha. Pesquisei sobre certas festas rituais tradicionais, especificamente “chacarrá” ou “fandango tarifeño” na Espanha e o fenómeno de “charolas” no sítio de Bordeira, Freguesia de Santa Bàrbara de Nexe, Faro no Portugal e também outras festas algarvias que utilizam o acordeão.

Depoimento:

 

Juliana Rodhiguero (Universidade de Dijon/ França) – 2021

 

Missões no exterior

Juliane C P Serres (Universidade de Dijon/França)

A missão teve como objetivo consolidar a relação entre a UFPel e a Universidade de Dijon para o intercâmbio de alunos e professores. Entre outros, se estabeleceu a proposta de um convênio interinstitucional e a ida da professora como visitante por três meses para o Laboratório Georges Chevrier, coordenado pelo professor Jean-Louis Tornatore, coordenador internacional do subprojeto Print “Alimentação, Cultura e Identidade”.

Profa. Juliane Serres e Prof. Jean-Lois Tornatore

 

 

Sidney Vieira Gonçalves (Universidad de Buenos Aires/Argentina)

A missão teve como objetivo consolidar as colaborações internacionais entre a UFPel e a Universidad de Buenos Aires, promovendo o intercâmbio de pesquisadores e discentes através do Projeto CAPES PrInt/UFPel para promoção da internacionalização da UFPel. O professor reuniu-se com os professores Rodolfo Bertoncello, Mariana Arzeno, Claudia Troncoso e Jorge Blanco.

Prof. Sidney Vieira e Prof. Rodolfo Bortoncello

 

Juliane C P Serres (Espanha)

A missão teve como objetivo estreitar as relações entre a UFPel e as Universidades Espanholas. A missão realizou-se em dezembro de 2021. Foram realizadas visitas e reuniões de trabalho com professores da Universidad de Cádiz, Universidad de Sevilha e da Universidad Autónoma de Madrid. Também foram realizadas visitas técnicas a lugares da patrimonialização da Oliva nas regiões de Andaluzia e Castilha. O material levantado subsidiará a pesquisa desenvolvida no Programa pela Posdoc Luciana de Castro Neves, orientada pela Profa. Juliane Serres.

 

Imagem 1 e 2: Profas. Maria Arjonilla (US) e Juliane Serres (UFPel) / Doutoranda Micheli Afonso (UFPel), Profas. Pillar Monteiro (UAM) e Juliane Serres (UFPel)

Imagem 3: Uma das visitas técnicas: Museo Terra Oleum – Jaén.

 

Notícias 

 

O professor Fernando Igansi, professor visitante no exterior pelo CAPESPRINT, organiza evento VIVIR – Marco de Jerez na Universidade de Cádiz.

 

Sobre o evento: 

https://vivirjerez.uca.es/programa/

https://www.uca.es/noticia/la-uca-celebra-el-simposio-internacional-vivir-marco-de-jerez/