Oficina de Investigação Social Qualitativa, que será ministrada pelo professor visitante Dr. Ignacio López Moreno (Universidad Autónoma Metropolitana/México) no PPGMSPC, entre os dias 04 de outubro e 29 de novembro de 2021, em modalidade remota.
O principal objetivo da oficina é facilitar a aquisição de conhecimento e as habilidades necessárias para o desenvolvimento de pesquisas sociais qualitativas, tema muito relevante diante da natureza interdisciplinar do nosso Programa de Pós-Graduação. Além disso, serão abordados os princípios que regem o enfoque qualitativo, tanto ontológicos quanto epistemológicos, bem como as fases de investigação social qualitativa, tanto em nível teórico quanto prático.
O professor Ignacio López Moreno chegou essa semana a UFPel para o período de Professor Visitante pelo CAPES Print (PVB). O professor atua no Departamento de Procesos Sociales de la Universidad Autónoma Metropolitana-Unidad Lerma, no México.
Ele desempenhará suas atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, vinculado ao projeto: Alimentação, Cultura e Identidade. Ficará no Brasil por 3 meses.
Licenciado em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Sevilha (Espanha), Mestre en Antropología del Desarrollo y la Transformación Social por la Universidad de Sussex (Inglaterra) y Doutor em Ciencias Sociais pela Universidade de Wageningen (Holanda), ele trabalha com os temas desarrollo territorial y transiciones agroalimentarias.
Durante a estadia o professor tem um plano de trabalho que contempla reuniões, pesquisa e docência. Ignácio dará um Taller de Investigação Social Qualitativa e um Curso de Antropologia da Alimentação. Em breve divulgaremos maiores informações.
Ignacio López Moreno sendo recebido no PPGMP pela Coord. Juliane Serres no último dia 22 de setembro.
Já estão disponíveis, na página do PPGMSPC, os editais para seleção de alunos regulares dos cursos de mestrado e doutorado para 2022/01. As inscrições aos exames de seleção vão de 20 de agosto a 16 de setembro 2021. Para conferir os editais publicados clique aqui.
Informamos aos candidatos(as) do processo seletivo para alunos especiais do 2° semestre de 2021 do PPGMP que devido à instabilidade da plataforma Lattes os candidatos podem anexar o arquivo em PDF (com uma versão mais antiga do currículo) OU enviar o link e os comprovantes do Lattes via email conforme edital 109/2021.
A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Lato Sensu da Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e
Patrimônio Cultural tornam público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados
em cursar disciplinas optativas como aluno especial do referido Curso, nos termos estabelecidos neste Edital: SEI_UFPel – 1361535 – Edital de seleção PRPPGI
Em breve será publicado o Edital para alunos especiais 2021/02.
Seguem as disciplinas, os horários e o número de vagas que serão ofertadas:
a) Disciplina Acervos Documentais e Preservação do Patrimônio Histórico
Total de vagas: 10
Dia e Horário: Terça-feira (14h às 16h)
Local: E-aula
Ministrante: Prof. Dr. Diego Lemos Ribeiro
Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos
Ementa: A disciplina trata da relação constitutiva entre a formação de coleções e a configuração dos museus no ocidente. Apresenta e discute as potencialidades da cultura material nos processos de musealização. Problematiza e contextualiza os contornos da Museologia como campo disciplinar. Reflete sobre o objeto de estudo da Museologia e sua relação com a memória e o patrimônio.
b) Disciplina Espaço, Memória e Percepção da Paisagem
Total de vagas: 10
Dia e Horário: Quarta-feira (14h às 16h)
Local: E-aula
Ministrante: Prof. Dr. Sidney Gonçalves Vieira
Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos
Ementa: Definição de conceitos: espaço, paisagem, território, região e lugar. Análise dos pressupostos teóricos da percepção da paisagem. Estudo da reprodução das relações sociais de produção e sua relação com a memória da cidade. A percepção da paisagem e a elaboração de mapas mentais. Semiótica da paisagem: representações, símbolos e signos.
c) Disciplina Oralidades e Arquivos Orais
Total de vagas: 10
Dia e Horário: Quarta-feira (16h às 18h)
Local: E-aula
Ministrante: Profa. Dra. Carla Rodrigues Gastaud
Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos
Ementa: Oralidade, tradição e memória. Discurso e narrativa na análise do testemunho oral. História oral e subjetividade. Aplicações da História Oral. O documento oral e arquivos orais. Discussão sobre verdade e ficção no uso da voz como documento. Experiências contemporâneas do uso do depoimento como patrimônio.
d) DisciplinaSeminário de Estudos avançados I:Patrimônio e memórias difíceis
Total de vagas: 15
Dia e Horário: Quinta-feira (14h às 16h)
Local: E-aula
Ministrante: Profa. Dra. Maria Letícia Mazzuchi Ferreira
Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos
Ementa: O Seminário propõe a discussão de algumas questões contemporâneas associadas ao patrimônio tais como os riscos da espetacularização, a vulnerabilidade, os mecanismos de proteção e classificação, tendo como ênfase o PCI, o patrimônio industrial e o patrimônio associado aos eventos bélicos e catástrofes.
e) Disciplina Seminário de Estudos avançados III: Usos e Discursos do Patrimônio
Ementa: A presente disciplina busca compreender os contextos de surgimento, fortalecimento e questionamento dos discursos patrimoniais modernos, inseridos em três eixos de análise: Em primeiro lugar, como parte da consolidação dos discursos nacionalistas do século XIX e do fortalecimento de ideias relacionadas ao conceito de etnia e de etnogenealogia, que relacionavam espaços territoriais a características culturais e raciais específicas, buscando perseguir a permanência de tais discursos no mundo contemporâneo através de estudos de caso. Em segundo lugar, objetiva-se observar o patrimônio em situações que envolvem experiências locais que estão relacionadas com transformações e processos que ocorrem em escala global. Cidades, sujeitos e grupos sociais se relacionam, vivem e/ou exploram diversos usos, diversas formas de restituição patrimonial e produzem distintos discursos sobre a memória e o patrimônio em função de fenômenos que transcendem, mas afetam, o local. Em terceiro lugar, serão abordados casos que envolvam conflitos em torno da preservação do patrimônio, buscando problematizar os paradoxos existentes entre a ampliação da noção de patrimônio, com o aprimoramento dos instrumentos de salvaguarda, e as sedições populares (a favor ou contra) os processos de patrimonialização.
f) Disciplina Seminário de Estudos Avançados IV: Modernidade e contemporaneidade das teorias e práticas da conservação restauração do patrimônio Cultural
Total de vagas: 15
Dia e Horário: Sexta-feira (14h às 16h)
Local: E-aula
Ministrante: Profa. Dra. Daniele Baltz da Fonseca
Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos
Ementa: Articulação entre a formação de conceitos das teorias da conservação e restauração e seus contextos culturais, filosóficos e históricos. Subsídios para pensar a conservação-restauração sob uma perspectiva descolonizada.
g) Disciplina Seminário de Estudos avançados II: Arqueologia, Comunidades e Populações Tradicionais
Total de vagas: 15
Dia e Horário: Sexta-feira (14h às 16h)
Local: E-aula
Ministrante: Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira
Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos
Ementa: A disciplina está organizada a partir da temática “Arqueologia, Comunidades e Populações Tradicionais” e sua ementa contém os seguintes assuntos: 1) A constituição dos campos da arqueologia e etno-história e suas relações com as comunidades e populações tradicionais; 2) Procedimentos científicos da etnoarqueologia e da etno-história para a compreensão da história dos povos indígenas e das comunidades quilombolas; 3) Estudos de caso no Brasil: colonialismo, diversidade étnica, territórios tradicionais, memória, processos de humanização da natureza, cultura material, histórias de vida e longa duração.
O “Webinário e Curso de Capacitação Continuada – Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul: Diálogos Transversais” promovido pelo Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul – CSMP-, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura – SEdaC-, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS-, Escola de Governo do Rio Grande do Sul – EGov-, bem como os parceiros institucionais, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN-, Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS Brasil-, Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS-, Conselho Estadual de Educação – CEEd-, Conselho Estadual de Cultura – CEC- e Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Pró-Sinos.
O programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Mestrado/Doutorado, objetiva qualificar profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar em instituições do setor público, privado ou não governamental, respondendo direta ou indiretamente à questões referentes à memória social e ao patrimônio cultural, bem como para atuar nas diferentes instâncias de gestão de memórias, além de vir a promover a valorização da auto-estima das comunidades por meio de suas ações voltadas à preservação da memória social e do patrimônio cultural, envolvendo pesquisa, educação, proteção e intervenção.
Áreas de Concentração
Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio caracteriza-se pela abordagem integrada de Memória e Patrimônio, no que se refere aos seguintes aspectos: desenvolver projetos de pesquisa e gestão no campo de Memória e Patrimônio; encetar a interdisciplinaridade entre as diferentes habilitações envolvidas, representadas nas áreas de formação e atuação do corpo docente (História Oral, Geografia Urbana, Arquitetura, Materiais de Restauro, Urbanismo, Arqueologia, Antropologia, Artes, Música e Fotografia); abordar as interfaces entre a cultura material (patrimônio tangível) e cultura imaterial (patrimônio intangível) e considerar a indissociabilidade entre o patrimônio cultural e o patrimônio ambiental.
Dados Gerais
MESTRADO
Total de créditos: 28 créditos
Duração: 24 meses
Título conferido: Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural
DOUTORADO
Total de créditos: 38 créditos
Duração: 48 meses
Título conferido: Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural
Coordenação do Curso: Coordenadora: Profa. Dra. Daniele Baltz da Fonseca
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira memoriapatrimonio@ufpel.edu.br
Secretaria:
Tec. Adm. Bruno Cassel Neto
memoriapatrimonio@ufpel.edu.br
Local de funcionamento:
R. Alm. Barroso, 1202
Pelotas, Rs, Brasil
96010-280, Centro