Estão disponíveis na aba SELEÇÃO os cronogramas das defesas do projetos, correspondente à 2ª fase dos processos de seleção de alunos regulares para os cursos de Mestrado e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação de Memória Social e Patrimônio Cultural.
As defesas serão realizadas em formato online, nos links informados nos cronogramas.
Estão disponíveis na aba SELEÇÃO as listas dos candidatos aprovados na 1ª fase dos processos de seleção de alunos regulares para os cursos de Mestrado e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação de Memória Social e Patrimônio Cultural.
O prazo para recursos, em relação ao resultado da 1ª fase, é de 11 a 13/07/2022, e devem ser enviados através dos emails memoriapatrimonio@ufpel.edu.br ou selecaoppgmp@gmail.com.
No próximo dia 15/07, serão divulgados os cronogramas das defesas dos projetos dos candidatos ao ingresso no Mestrado e Doutorado.
O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel tem o orgulho de oferecer um ciclo de palestras de acadêmicos internacionais da Eslovênia, México, Argentina e os EUA em junho, julho e agosto 2022. Os palestrantes (em modo virtual e presencial) apresentarão sobre tópicos como: Música e Conflito, Cultura e Urbanismo, Música Tradicional Argentina, Restauro, e Rituais Festivos no Contexto Transatlântico. Informações podem ser obtidas através do e-mail memoriapatrimonio@ufpel.edu.br
Desde o dia 06 de maio está aberto o edital para seleção de alunos regulares dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural.
O período de inscrições encerra-se no dia 22 de junho.
O Edital, com cronograma completo e demais documentos podem ser acessados na aba “seleção” desta página.
No dia 04 de fevereiro de 2022, sexta-feira, às 19 horas no Centro de Informações Turísticas de São Francisco de Paula (Av. Getúlio Vargas, 1850, 2º Andar – São Francisco de Paula/RS) o doutorando José Andreas Curbelo, discente do programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas, ministrará palestra intitulada “Acervos de música popular: Experiências internacionais de Uruguai, EUA, Portugal e Espanha“. O evento será presencial e, também, através da ferramenta Zoom: https://zoom.us/j/94322804951?pwd=d2k0UFlWZldlQ3Zob0Qyc2NmeWk5UT09
José Curbelo integra o grupo de pesquisa da Universidade de Aveiro/INET-md (Portugal): EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI e participou no programa CAPES PrInt através da Universidad de Cádiz (Espanha). Tem colaborado em projetos internacionais em parceria com Smithsonian Folkways (EUA) e o Ministerio de Educación y Cultura de Uruguai. É formado em Relações Internacionais em The George Washington University e é autor de diversas publicações como: “Archivo 8 Bajos: Música de acordeón y bandoneón del interior de Uruguay (2001-2016)“.
O canto das charolas é uma tradição festiva centenária realizada nos primeiros dias de janeiro na localidade portuguesa de Bordeira (Sta. Bárbara de Nexe, Faro) que reúne anualmente vários grupos de charoleiros (cantadores e tocadores de acordeão e instrumentos de percussão), a população local e visitantes. Esta prática tem sido estudada, através do programa CAPES PrInt, por José A. Curbelo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas e pesquisador do projeto EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI, em curso na Universidade de Aveiro sob a coordenação de Maria do Rosário Pestana.
No dia 10 de janeiro, segunda-feira, às 13h30 (hora de Brasília), José Curbelo e os charoleiros Rui Vargues e Nelson Conceição apresentarão uma palestra intitulada “Charolas de Bordeira: Ritual festivo como veículo de memória coletiva, identidade cultural e integração social”. Nesta palestra, o investigador e os seus interlocutores descrevem atos performativos, rememoram histórias vividas e dialogam sobre o modo como esta prática tem sido transmitida e transformada ao longo de várias gerações.
No dia 14 de janeiro, sexta-feira, também às 13h30 (hora de Brasília), terá lugar a mesa-redonda “Do Centenário à pós-pandemia: Resiliência de um ritual festivo português – Charolas de Bordeira”. Esta mesa-redonda, moderada por José Curbelo e Nelson Conceição, reunirá charoleiros da localidade de Bordeira para discutir as dinâmicas de resiliência da tradição charoleira face às medidas de contenção da pandemia Covid-19. Como contraponto à abordagem histórica desenvolvida na sessão do dia 10 de janeiro, este encontro trará à discussão o presente vivido entre 2020 e 2022 por músicos e investigador no terreno da pesquisa.
A palestra do dia 10 de janeiro será realizada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, com transmissão on-line através da plataforma ZOOM, e a palestra do dia 14 de janeiro será realizada em Bordeira, com transmissão on-line através da plataforma ZOOM.
– 10 jan. 2022 Participar pelo Zoom (ID da reunião: 836 0979 1983 | Senha de acesso: 987792)
– 14 jan. 2022 Participar pelo Zoom (ID da reunião: 849 1823 4043 | Senha de acesso: 527688)
A tese “A patrimonialização cultural de arquivos no Brasil”, defendida por Francisco Alcides Cougo Junior no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, foi agraciada com o Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca 2021. A premiação, promovida pelo Arquivo Nacional, avaliou trabalhos com temáticas vinculadas à Arquivologia defendidos no último triênio (2018-2021). Em análise realizada por especialistas da área, foram eleitos o melhor Trabalho de Conclusão de Curso, a melhor Dissertação e a melhor Tese.
“A patrimonialização cultural de arquivos no Brasil” foi defendida em fevereiro de 2021. A tese foi orientada pela Profa. Dra. Renata Ovenhausen Albernaz e co-orientada pelo Prof. Dr. Ramón Alberch i Fugueras (Universidad Autónoma de Barcelona). O trabalho analisa a trajetória do processo de patrimonialização cultural de arquivos no Brasil entre 1808 e 2018, apresenta um esquema geral de interpretação sobre os gestos, atos performativos e formas deste fenômeno social e discute suas principais características e marcas históricas.
A cerimônia de premiação promovida pelo Arquivo Nacional pode ser conferida no canal da instituição no YouTube (https://youtu.be/ATo6petRkww).
No dia 24/11 foi realizada uma reunião entre a Doutoranda Desirée Nobre, a professora Dra. Célia Sousa e a Câmara Municipal da Batalha (Portugal), representada pelo Dr. Luís Pereira (Adjunto do Gabinete de apoio ao Presidente), Dra. Ana Esperança (chefe do gabinete do Presidente), e pela Conservadora do MCCB Ana Moderno.
Na ocasião foi formalizada a autorização para a realização da pesquisa de doutorado intitulada “Comunicação inclusiva na perspectiva do Desenho Universal: Estudo de caso do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha”, a ser desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PGGMP), com financiamento da CAPES. A investigação é orientada pela Doutora Francisca Michelon e pela Doutora Célia Sousa, professora convidada do PPGMP.
O MCCB foi escolhido para este estudo devido à sua relevância e destaque a nível internacional por ter sido planejado e desenvolvido segundo os princípios do Desenho Universal. Considerado por muitos especialistas como um museu padrão ouro em acessibilidade e inclusão, o MCCB traduz o seu discurso expositivo em vários formatos, possibilitando assim com que públicos diversos possam ter acesso ao conteúdo que se encontra ali exposto.
Em decorrência deste estudo está sendo firmado um protocolo de cooperação entre a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Politécnico de Leiria, nomeadamente, o Centro de Recursos para a Inclusão Digital – CRID. A pesquisa prevê, entre outras etapas, a reavaliação dos recursos de acessibilidade comunicacional do MCCB, bem como o desenvolvimento de novos recursos inclusivos. A previsão para o término é em 2023.
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O programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Mestrado/Doutorado, objetiva qualificar profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar em instituições do setor público, privado ou não governamental, respondendo direta ou indiretamente à questões referentes à memória social e ao patrimônio cultural, bem como para atuar nas diferentes instâncias de gestão de memórias, além de vir a promover a valorização da auto-estima das comunidades por meio de suas ações voltadas à preservação da memória social e do patrimônio cultural, envolvendo pesquisa, educação, proteção e intervenção.
Áreas de Concentração
Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio caracteriza-se pela abordagem integrada de Memória e Patrimônio, no que se refere aos seguintes aspectos: desenvolver projetos de pesquisa e gestão no campo de Memória e Patrimônio; encetar a interdisciplinaridade entre as diferentes habilitações envolvidas, representadas nas áreas de formação e atuação do corpo docente (História Oral, Geografia Urbana, Arquitetura, Materiais de Restauro, Urbanismo, Arqueologia, Antropologia, Artes, Música e Fotografia); abordar as interfaces entre a cultura material (patrimônio tangível) e cultura imaterial (patrimônio intangível) e considerar a indissociabilidade entre o patrimônio cultural e o patrimônio ambiental.
Dados Gerais
MESTRADO
Total de créditos: 32 créditos
Duração: 24 meses
Título conferido: Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural
DOUTORADO
Total de créditos: 42 créditos
Duração: 48 meses
Título conferido: Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural
Coordenação do Curso: Coordenadora: Profa. Dra. Daniele Baltz da Fonseca
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira memoriapatrimonio@ufpel.edu.br
Secretaria:
Tec. Adm. Bruno Cassel Neto
memoriapatrimonio@ufpel.edu.br
Local de funcionamento:
R. Alm. Barroso, 1202
Pelotas, Rs, Brasil
96010-280, Centro