Início do conteúdo
    Notícias
  • 9º SIMP

    É com prazer que iniciamos a divulgação do 9º Simpósio Internacional Memória e Patrimônio, com o tema “Memórias Difíceis”. Inscrições para apresentação de trabalhos e ouvintes vão estar abertas a partir do dia 10/03. Maiores informações no endereço:

    http://9simp.weebly.com/

  • Curso de verão: teorias da memória

    Convidamos todos os interessados em participar do “Curso de verão: teorias da memória”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel. O curso tem como público alvo os alunos do PPGMP, no entanto é aberto para todos interessados nos temas e problemas que envolvem os estudos da memória.
    As inscrições são gratuitas e serão feitas no loca. Será fornecido atestado de participação de 12 horas.

  • Edital de Seleção Interna DOUTORADO SANDUÍCHE EDITAL 10/2019 Projeto Institucional de Internacionalização da Ufpel PrInt/UFPEL

    Em conformidade com o Edital 10/2019 DOUTORADO SANDUÍCHE

    https://wp.ufpel.edu.br/print/files/2019/02/Doutorado-sandu%C3%ADche.pdf

     

    Solicitamos que os interessados apresentem o formulário de inscrição, bem como a documentação correspondente e projeto  às 14h do dia 25/02 na secretaria do PPGMP.

     

    Maiores informações no site:

    https://wp.ufpel.edu.br/print/

     

     

     

     

  • Em breve será lançado o Edital para aluno especial do 1º semestre de 2019 do PPGMP

    As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel estarão abertas no período de 25 de fevereiro de 2019 a 28 de fevereiro de 2019.

    As vagas oferecidas para alunos especiais são decorrentes do não preenchimento pelos alunos regulares e estão assim disponibilizadas:

    a) Disciplina Seminário de Estudos Avançados I: Usos e discursos do patrimônio

    Total de vagas: 10

    Dia e Horário: Segunda – feira, 14h.

    Local: Campus II, Sala 310

    Ministrante: Prof. Dr. Darlan de Mamann Marchi, Eduardo Roberto Jordão Knack e Rita Juliana Soares Poloni

    Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

    Ementa: A presente disciplina busca compreender os contextos de surgimento, fortalecimento e questionamento dos discursos patrimoniais modernos, inseridos em três eixos de análise: Em primeiro lugar, como parte da consolidação dos discursos nacionalistas do século XIX e do fortalecimento de ideias relacionadas ao conceito de etnia e de etnogenealogia, que relacionavam espaços territoriais a características culturais e raciais específicas, buscando perseguir a permanência de tais discursos no mundo contemporâneo através de estudos de caso. Em segundo lugar, objetiva-se observar o patrimônio em situações que envolvem experiências locais que estão relacionadas com transformações e processos que ocorrem em escala global. Cidades, sujeitos e grupos sociais se relacionam, vivem e/ou exploram diversos usos, diversas formas de restituição patrimonial e produzem distintos discursos sobre a memória e o patrimônio em função de fenômenos que transcendem, mas afetam, o local. Em terceiro lugar, serão abordados casos que envolvam conflitos em torno da preservação do patrimônio, buscando problematizar os paradoxos existentes entre a ampliação da noção de patrimônio, com o aprimoramento dos instrumentos de salvaguarda, e as sedições populares (a favor ou contra) os processos de patrimonialização.

     

    b) Disciplina Turismo Sustentável e Patrimônio Cultural

    Total de vagas: 10

    Dia e Horário: Quinta – feira, 14h

    Local: Campus II, Sala 310

    Ministrante: Prof. Dr. Michel Constantino Figueira

    Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

    Ementa: Turismo, identidade e usos do passado. Territórios, comunidades e turismo cultural. Estudo das potencialidades de usos do patrimônio cultural como fator de desenvolvimento sustentável. Turismo e ressurgências do rural. Turistificação do patrimônio e dilemas contemporâneos da gestão da memória.

    Em breve será publicado o Edital com as informações para a seleção.

  • Informações importantes para a defesa dos projetos

    Local: Rua Almirante Barroso, 1202 (Campus II) – Sala 310

    A defesa dos projetos consiste na apresentação do projeto em 15 minutos seguidos de mais 15 minutos de arguição do/a candidato/a pela Comissão Avaliadora.

    Obs.: Não serão utilizados equipamentos de data show para as defesas.

    AS COMPROVAÇÕES DO CURRÍCULO DEVERÃO SER ENTREGUES NO DIA DA DEFESA DO PROJETO OU ENVIADAS POR E-MAIL, NO CASO DOS, QUE REALIZAREM A DEFESA POR SKYPE.

Apresentação

O programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Mestrado/Doutorado, objetiva qualificar profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar em instituições do setor público, privado ou não governamental, respondendo direta ou indiretamente à questões referentes à memória social e ao patrimônio cultural, bem como para atuar nas diferentes instâncias de gestão de memórias, além de vir a promover a valorização da auto-estima das comunidades por meio de suas ações voltadas à preservação da memória social e do patrimônio cultural, envolvendo pesquisa, educação, proteção e intervenção.

Áreas de Concentração

Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio caracteriza-se pela abordagem integrada de Memória e Patrimônio, no que se refere aos seguintes aspectos: desenvolver projetos de pesquisa e gestão no campo de Memória e Patrimônio; encetar a interdisciplinaridade entre as diferentes habilitações envolvidas, representadas nas áreas de formação e atuação do corpo docente (História Oral, Geografia Urbana, Arquitetura, Materiais de Restauro, Urbanismo, Arqueologia, Antropologia, Artes, Música e Fotografia); abordar as interfaces entre a cultura material (patrimônio tangível) e cultura imaterial (patrimônio intangível) e considerar a indissociabilidade entre o patrimônio cultural e o patrimônio ambiental.

 

Dados Gerais

MESTRADO

Total de créditos: 28 créditos
Duração: 24 meses
Título conferido: Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural

DOUTORADO

Total de créditos: 38 créditos
Duração: 48 meses
Título conferido: Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural

Coordenação do Curso:
Profª. Drª. Juliane Conceição Primon Serres

Fone: 55.51999141992
julianeserres@gmail.com

Secretaria:
Tec. Adm. Gisele Dutra Quevedo
gisele.quevedo.ppgmspc@gmail.com

 

Local de funcionamento:
R. Alm. Barroso, 1202
Pelotas, Rs, Brasil
96010-280, Centro

(53)32844309

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira: das 13h às 19h.