Início do conteúdo
    Notícias
  • Processo de seleção 2019 para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural

    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural tornam público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção 2019 para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural.

    Os Editais já encontram-se disponíveis na aba “SELEÇÃO”

  • IV Colóquio Internacional Memória e Patrimônio

    É com satisfação que divulgamos o IV Colóquio Internacional Memória e Patrimônio, promovido pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – PPGMP, da Universidade Federal de Pelotas tem como principal objetivo proporcionar um momento para pensar sobre a memória e patrimônio em diferentes sociedades, em diferentes contextos. As operações de seleção da memória, envolvendo também o esquecimento, em uma perspectiva individual e coletiva, são fundamentais para compreensão da identidade e do patrimônio cultural de uma comunidade.
    Dessa forma, o presente colóquio abre um espaço para discutir questões sobre memória, patrimônio cultural, conservação e gestão de acervos, espaços de memória, trajetórias e relatos de atividades dos profissionais das áreas de atuação do PPGMP. Para alcançar seu objetivo, o IV Colóquio apresenta conferências, mesas redondas e abre um espaço para apresentação de trabalhos, pesquisas concluídas e/ou em desenvolvimento que versem sobre os temas mencionados.

    Convidamos todos os interessados a navegar no site do colóquio para conferir a programação e as modalidades de inscrição (ouvintes e apresentadores de trabalhos).

    http://ivcoloquiomp.weebly.com/

  • Nota do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural sobre a perda irreparável causada pelo incêndio do Museu Nacional

    O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, ainda consternado com a perda irreparável causada pelo incêndio do Museu Nacional nesse trágico dia 02 de setembro de 2018, que entra para  história como o dia que perdemos uma parte extremamente significativa de nosso legado cultural, vem a público manifestar seu apoio aos colegas que trabalham em prol da memória e patrimônio desse país. Nesse momento, em especial aos colegas que dedicaram suas vidas à salvaguarda e pesquisa daquele acervo, formado ao longo de 200 anos, iniciado com D. João VI que, imbuído por um ideal iluminista e fazendo coro ao que vinha ocorrendo em todo o Novo Mundo, quis construir no Brasil uma instituição voltada à pesquisa. O MN foi, antes de tudo, uma instituição voltada à ciência e sua divulgação, o berço da ciência nacional, quando ainda nem tínhamos Universidades. Nosso Programa manifesta uma grande preocupação com toda a falta de apoio que o campo científico vem sofrendo no Brasil e, ainda, manifesta uma preocupação permanente com todo nosso patrimônio em risco, por falta, principalmente, de investimentos. Que essa tragédia sirva, para além de lamentarmos nossas perdas, olharmos com especial atenção para nosso presente e futuro e para todas as instituições dedicadas à memória, às ciências e ao desenvolvimento do país.

Apresentação

O programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Mestrado/Doutorado, objetiva qualificar profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar em instituições do setor público, privado ou não governamental, respondendo direta ou indiretamente à questões referentes à memória social e ao patrimônio cultural, bem como para atuar nas diferentes instâncias de gestão de memórias, além de vir a promover a valorização da auto-estima das comunidades por meio de suas ações voltadas à preservação da memória social e do patrimônio cultural, envolvendo pesquisa, educação, proteção e intervenção.

Áreas de Concentração

Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio caracteriza-se pela abordagem integrada de Memória e Patrimônio, no que se refere aos seguintes aspectos: desenvolver projetos de pesquisa e gestão no campo de Memória e Patrimônio; encetar a interdisciplinaridade entre as diferentes habilitações envolvidas, representadas nas áreas de formação e atuação do corpo docente (História Oral, Geografia Urbana, Arquitetura, Materiais de Restauro, Urbanismo, Arqueologia, Antropologia, Artes, Música e Fotografia); abordar as interfaces entre a cultura material (patrimônio tangível) e cultura imaterial (patrimônio intangível) e considerar a indissociabilidade entre o patrimônio cultural e o patrimônio ambiental.

 

Dados Gerais

MESTRADO

Total de créditos: 28 créditos
Duração: 24 meses
Título conferido: Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural

DOUTORADO

Total de créditos: 38 créditos
Duração: 48 meses
Título conferido: Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural

Coordenação do Curso:
Profª. Drª. Juliane Conceição Primon Serres

Fone: 55.51999141992
julianeserres@gmail.com

Secretaria:
Tec. Adm. Gisele Dutra Quevedo
gisele.quevedo.ppgmspc@gmail.com

 

Local de funcionamento:
R. Alm. Barroso, 1202
Pelotas, Rs, Brasil
96010-280, Centro

(53)32844309

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira: das 13h às 19h.