*use the “translate” button in the top right tab of the page for other languages.
O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMMat) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com sede no Instituto de Física e Matemática, oferece o Curso de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática.
Coordenação (maio 2024 – atual): Daniela Buske e Glênio Aguiar Gonçalves
Área de Concentração: Modelagem Matemática
A área de Modelagem Matemática visa o desenvolvimento e a aplicação de métodos na modelagem matemática e a simulação computacional de fenômenos naturais e tecnológicos das mais variadas naturezas e que ocorrem em diversas áreas da ciência. A área é voltada ao tratamento de problemas onde se destacam abordagem à problemas diretos e inversos, problemas multidimensionais, lineares e não lineares, estacionários e dependentes do tempo, determinísticos e aleatórios.
Portanto, a área de Modelagem Matemática atua com técnicas matemáticas (modelagem e implementação de métodos de solução) em diferentes processos físicos visando aplicá-las em problemas reais.
As duas linhas de pesquisa do Programa são interdisciplinares tendo em ambas o emprego de métodos matemáticos como temática comum. A linha de Métodos de Matemática Aplicada visa desenvolver e aplicar métodos e modelos matemáticos em problemas do mundo real; já a linha de Fenômenos de Transporte é caracterizada pela pesquisa por modelos físicos aplicados a problemas ambientais de dispersão de poluentes, transferência de calor, cinética química, eventos extremos, dentre outros.
Linhas de Pesquisa:
1) Fenômenos de Transporte:
A linha de pesquisa de Fenômenos de Transporte é voltada ao tratamento de problemas de transporte e difusão, onde se destacam a abordagem a problemas diretos e inversos, problemas multidimensionais, lineares e não lineares, estacionários e dependentes do tempo. Nesta linha temos a consolidação e construção de ferramentas de simulação computacional baseadas em metodologias híbridas numérico-analíticas para problemas aplicados às ciências exatas e da terra e engenharias. Modelos determinísticos e/ou estocásticos são utilizados.
Esta linha de pesquisa também tem por objetivo promover avanços na compreensão, modelagem e previsão de fenômenos extremos de tempo e clima de alto impacto na sociedade. São utilizados diversos tipos de dados meteorológicos e ambientais tais como dados de estações de superfície e altitude, dados de sensoriamento remoto com satélites e radares, dados coletados em experimentos específicos para pesquisa e ainda dados de reanálises numéricas.
Docentes permanentes envolvidos na linha de Fenômenos de Transporte:
Daniela Buske, Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros, Douglas da Silva Lindemann, Leonardo Calvetti, Marcelo Félix Alonso, Fabrício Pereira Härter
2) Métodos da Matemática Aplicada:
A linha de pesquisa de Métodos da Matemática Aplicada tem como objetivo formular rigorosamente modelos matemáticos de fenômenos que ocorrem em diversas áreas da ciência, na natureza e no desenvolvimento de novas tecnologias. Também objetiva-se desenvolver e aplicar metodologias integradoras de técnicas analíticas e computacionais para a resolução de problemas inerentes a tais modelos,e para isto, empregam-se métodos oriundos de diversas áreas da matemática com o intuito de abranger o maior número possível de fenômenos físicos e naturais. De particular interesse são os métodos das análises matemática, funcional e convexa, das equações diferenciais e dos sistemas dinâmicos, dos cálculos variacional e numérico, da homogeneização matemática, da otimização e do controle.
Ainda, objetiva-se a abordagem numérica e analítica de problemas de engenharia relacionados à mecânica dos fluidos, transferência de calor e mecânica dos sólidos, visando obter recomendações para problemas de engenharia, como o dimensionamento de dispositivos empregados para aproveitamento de fontes renováveis de energia, análise estrutural, simulação de equipamentos e dispositivos como trocadores de calor. A investigação e otimização geométrica dos diversos sistemas de engenharia mencionados e o estudo de fenomenologias complexas também são estudados numericamente e analiticamente.
Docentes permanentes envolvidos na linha de Métodos da Matemática Aplicada:
Alexandre Molter, Claudio Zen Petersen, Jairo Valões de Alencar Ramalho, Leslie Darien Pérez Fernández, Ruth da Silva Brum, Willian Silva Barros
Histórico dos coordenadores do PPG:
Coordenação pro-tempore (outubro 2023 – maio 2024): Daniela Buske e Glênio Aguiar Gonçalves
Coordenação (maio 2022 – outubro 2023): Ruth da Silva Brum e Daniela Buske
Coordenação (maio 2018 – maio 2022): Régis Sperotto de Quadros e Guilherme Jahnecke Weymar
Coordenação (2015 – 2018): Daniela Buske e Claudio Zen Petersen
Coordenação (2013 – 2015): Daniela Buske e Glênio Aguiar Gonçalves
Coordenação pro-tempore (2012 – 2013): Daniela Buske e Glênio Aguiar Gonçalves
Em caso de dúvidas envie Email para: pgmat.ufpel@gmail.com
O Curso de Pós-Graduação em Modelagem Matemática está localizado no prédio 16 do Campus Universitário Capão do Leão.

Você precisa fazer login para comentar.