PPGMMat tem proposta do APCN de Doutorado aprovada

Recebemos com muita alegria a notícia de aprovação do APCN de Doutorado do PPGMMat!

A aprovação ocorreu entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, na 231ª Reunião do CTC-ES da CAPES. O Doutorado interdisciplinar em Modelagem Matemática é uma conquista que representa um avanço acadêmico importante para o Instituto de Física e Matemática, para o Departamento de Matemática e Estatística e para a UFPel como um todo.

A expansão do PPGMMat de mestrado para doutorado representa um passo crucial no fortalecimento da pesquisa e formação de recursos humanos de alta qualidade na área interdisciplinar. Profissionais com formação interdisciplinar, capazes de estabelecer um diálogo com diferentes aspectos da realidade, podem contribuir de forma significativa para as soluções de problemas complexos das esferas sociais, econômicas e ambientais, cujas problemáticas frequentemente demandam um olhar que extrapole as fronteiras dos conhecimentos disciplinares.

A construção da proposta de Doutorado contou com a dedicação de diversos membros da comunidade acadêmica, cada um desempenhando um papel fundamental. Citar todos os nomes seria com certeza bem difícil, mas gostaríamos de reconhecer o empenho da professora Daniela Buske, atual coordenadora do PPG, cuja dedicação foi essencial para que esse sonho se tornasse realidade. Agradecimento especial a todo o Colegiado do PPGMMat, aos nossos ex coordenadores e adjuntos, discentes, egressos e TAE’s. Também não podemos deixar de agradecer a direção do IFM, ao DME, ao PPGFis, aos pareceristas internos e a PRPPG da UFPel. A troca de ideias com os coordenadores das propostas de APCN do PPGCAmb e PPGEMAT, a experiência de diversos docentes da UFPel e dos coordenadores da área interdisciplinar da CAPES também foram essenciais.

A aprovação da proposta é apenas o início de um novo ciclo de desafios e oportunidades, teremos muito trabalho pela frente. A todos que contribuíram com esse projeto, muito obrigado! Esse sucesso é de cada um de nós!

Publicado em 21/09/2024, na categoria Notícias.
Translate »