Discente do PPGMMat conquista prêmio do CNPq

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é uma premiação anual concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Brasil. Esse prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar o talento de estudantes de graduação que desenvolvem projetos de pesquisa científica ou tecnológica no âmbito dos programas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação Tecnológica (PIBITI). A premiação busca valorizar os trabalhos de destaque realizados pelos alunos, assim como os orientadores e as instituições que promovem a iniciação científica e tecnológica.

Em 2024, o 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) foi entregue aos agraciados no dia 08 de julho, em uma cerimônia realizada a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém.

A aluna Ana Maria Bersch Domingues, atualmente mestranda do PPGMMAT, foi premiada na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica pela área Ciências Exatas e da Terra. Sua pesquisa aborda os trocadores de calor solo-ar (TCSAs), dispositivos de aquecimento e resfriamento de ambientes que consomem menos energia elétrica que os sistemas de ar condicionado convencionais. O estudo analisou como a geometria do sistema influencia os potenciais térmicos dos TCSAs e a eficiência do sistema. As simulações realizadas demonstraram avanços significativos na eficiência energética e no conforto térmico.

“Acredito que isso ampliou minhas perspectivas e solidificou meu interesse pela pesquisa”, diz Domingues, para quem o prêmio é a confirmação de que realizou um trabalho bem feito. “Sinto-me imensamente feliz e grata por essa oportunidade, especialmente sabendo que, entre tantos projetos incríveis, o meu foi reconhecido e valorizado. Fazer pesquisa no nosso país não é uma tarefa fácil, muitas vezes enfrentamos descrença e falta de apoio. No entanto, acredito que prêmios como esse são uma prova de que estamos no caminho certo e que devemos perseverar, apesar das adversidades. Esses reconhecimentos não apenas validam nossos esforços, mas também inspiram a próxima geração de pesquisadores a continuar avançando no campo científico”, salienta. (Mais detalhes em post do CNPq: Na SBPC, vencedores do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica ressaltam papel transformador das bolsas em suas vidas — Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (www.gov.br)).

Ana Maria Bersch Domingues é orientada pelos doutores Jairo Valões de Alencar Ramalho e Honório Fernando (UFF). Parabéns a todos!

Publicado em 10/09/2024, na categoria Notícias.
Translate »