Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) é comemorado dia 05 de Junho, que coincide com a realização dessa Conferência. O objetivo principal é chamar a atenção da população com relação aos problemas ambientais, enfocando a importância da preservação dos recursos naturais.

Neste ano, a poluição do ar é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo a ONU, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram um ar considerado “limpo”. A nível global, anualmente poluição do ar custa à economia cinco trilhões de dólares. Ressalta-se que até 2030, a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26%.

A preservação do ar, do solo e da água torna-se essencial para a manutenção das diferentes formas de vida. Esses recursos naturais são importantes para a humanidade, sendo que a qualidade destes determina a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

A busca por sistemas, usos, manejos e práticas agrícolas sustentáveis que visem principalmente a preservação dos recursos naturais são objeto de estudo do Programa de Pós Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG MACSA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), (RS).

Texto redigido pelos discentes Edenara De Marco (Enga. Ambiental e Sanitarista, doutoranda do PPG-MACSA. UFPel) e Leonir Aldrighi Dutra Junior (Eng. Agrônomo, doutorando do PPG-MACSA, UFPel)

Cláudia Liane Rodrigues de Lima (Enga. Agrícola, Coordenadora do PPG MACSA, UFPel).