HISTÓRICO

O programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG MACSA) foi criado em 2011 a partir do desmembramento da área de Solos do PPG Agronomia (PPGA) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM)/Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Programa conta atualmente com dez docentes permanentes (três são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq), sendo cinco do Departamento de Solos e três do Departamento de Engenharia Rural (ambos da FAEM/UFPel) e dois do Centro de Engenharias da UFPel e quatro professores colaboradores. Os docentes do programa têm atuado em projetos de cooperação institucional e interinstitucional buscando intensificar o intercâmbio dentro da UFPel com programas já consolidados (PPG em Agronomia, PPG em Fitossanidade, PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes, entre outros) e com outras instituições de ensino e/ou pesquisa no sentido de propiciar aos alunos e professores um constante treinamento em áreas mais desenvolvidas em outros locais e países, para serem aplicadas na melhoria da qualidade do programa. Dentre estes projetos de cooperação pode-se citar: Rede de Agricultura de Precisão que foi formada a partir de um projeto aprovado em um Edital da Embrapa- Macroprograma 1; Rede do Carvão em parceria com a Companhia de Mineração de Carvão (CRM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul; cooperação internacional com o International Centre for Theoretical Physics, Itália; com a Universidade de Ghent, Bélgica (Department of Soil Management), com a Universidade de Santiago de Compostela, Espanha; com as Universidades de Purdue e do Kentucky, Estados Unidos; com as Universidades de Ahmadu Bello e de Nsukka, Nigeria; com a Universidade Central da Venezuela, Venezuela; com o College of Water Conservancy and Hydropower Engineering da Universidade de Hohai, China, dentre outras parceiras.

OBJETIVOS

Os objetivos gerais do Programa são de atender a demanda de capacitação de profissionais de nível superior que atuem nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e prestação de serviços referentes as atividades do complexo produtivo agrícola, integrando a ciência do solo com a ciência hidrológica e com as geotecnologias, para compreender a dinâmica dos sistemas agrícolas e minerados, suas relações com o homem e, deste modo, promover sua conservação ou sua recuperação.

PERFIL DO EGRESSO

O profissional egresso do PPG MACSA apresenta conhecimentos sólidos em áreas básicas da ciência do solo (física do solo, química do solo e pedologia), hidrologia e geotecnologias. Compreende a dinâmica da água e dos nutrientes em sistemas agrícolas e minerados, o que lhe permite propor práticas de manejo sustentáveis que visem a conservação e/ou recuperação do solo e melhoria da qualidade da água nesses ambientes.

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do PPG MACSA é formada por disciplinas com conteúdos básicos e disciplinas com conteúdos aplicados nas áreas de solos, hidrologia e de geotecnologias. As disciplinas são ofertadas em regime semestral de forma que os alunos possam cursar primeiramente as de conteúdo mais básico e após aquelas de conteúdo aplicado. Os alunos são orientados na escolha das disciplinas visando uma formação qualificada em conteúdos que serão importantes para seu tema de pesquisa. O Plano de estudos e o projeto de pesquisa dos discentes são apresentados e defendidos em seminário do PPG MACSA e passam por avaliação e aprovação de todo o corpo docente e discente do programa.