Seja Bem-Vindo!!

O Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG MACSA), níveis de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, foi recomendado com Nota 4 na última reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES.

Este programa origina-se de um desmembramento da área de concentração em Solos do PPG Agronomia/FAEM e é constituído por professores do Departamento de Solos, do Departamento de Engenharia Rural, ambos da Faculdade de Agronomia, e por professores do curso de Engenharia Agrícola/Centro de Engenharias da UFPel.

Acessos ao PPGMACSA

ti facil

Edital de seleção PPG MACSA – Mestrado e Doutorado – Ingresso 01/2020

SEI_UFPel – 0684596 – Edital de seleção PPG MACSA

XI CBAI tem participação de alunos e homenagem a Professor aposentado do PPG MACSA

Alunos e professores do  Departamento de Solos e inseridos no PPG MACSA ,  participaram do XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado – Inovação e Tecnologia, que ocorreu de 13 a 16 de agosto de 2019, em Balneário Camboriú/SC. A abordagem esteve relacionada a  fertilidade do solo, emissões de gases de efeito estufa, resistência à penetração do solo e sucessão de culturas. Durante o evento, o professor aposentado, deste Departamento, Dr. Eloy Antonio Pauletto foi homenageado pela sua  parceria na contribuição e na divulgação cientifica de estudos importantes realizados em áreas de terras baixas, na recuperação de áreas degradadas pela mineração à céu aberto, em Candiota, RS e, demais temas relevantes na área de Ciência do Solo.

Fiquem atentos!

Em breve, divulgação do Edital de seleção para ingresso de aluno regular 1/2020.

PPG MACSA divulga oferta de disciplinas para o 2º semestre/2019

Oferta de disciplinas PPGMACSA 2019-02

PPG MACSA divulga calendário acadêmico do 2º semestre/2019

CALENDÁRIO MACSA 2019 02

Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) é comemorado dia 05 de Junho, que coincide com a realização dessa Conferência. O objetivo principal é chamar a atenção da população com relação aos problemas ambientais, enfocando a importância da preservação dos recursos naturais.

Neste ano, a poluição do ar é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo a ONU, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram um ar considerado “limpo”. A nível global, anualmente poluição do ar custa à economia cinco trilhões de dólares. Ressalta-se que até 2030, a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26%.

A preservação do ar, do solo e da água torna-se essencial para a manutenção das diferentes formas de vida. Esses recursos naturais são importantes para a humanidade, sendo que a qualidade destes determina a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

A busca por sistemas, usos, manejos e práticas agrícolas sustentáveis que visem principalmente a preservação dos recursos naturais são objeto de estudo do Programa de Pós Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG MACSA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), (RS).

Texto redigido pelos discentes Edenara De Marco (Enga. Ambiental e Sanitarista, doutoranda do PPG-MACSA. UFPel) e Leonir Aldrighi Dutra Junior (Eng. Agrônomo, doutorando do PPG-MACSA, UFPel)

Cláudia Liane Rodrigues de Lima (Enga. Agrícola, Coordenadora do PPG MACSA, UFPel).

PPG MACSA ressalta a importância do dia 15 de abril!

Dia Nacional da Conservação do Solo

O dia 15 de abril é o Dia Nacional da Conservação do Solo, conforme a Lei Federal n. 7.876, de 13/11/1989. A escolha do dia 15 de abril é uma homenagem ao conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), considerado o “pai da conservação do solo” nos Estados Unidos e um modelo para todas as outras nações.
Qual a razão de reservarmos um dia do ano para lembrar do solo? O solo é essencial para a produção mundial de alimentos, bem como fibras, substâncias bioativas e energia; filtra e armazena água, regula fluxos e nutrientes, sendo o principal meio para descarte de resíduos e para o ciclo de carbono. A conservação do solo pode mitigar problemas de r e enfrentar as mudanças climáticas globais.
Na Região Sul, a não adoção de práticas conservacionistas complementares, como cultivo em nível e o terraceamento, mesmo em áreas sob semeadura direta (plantio direto), têm sido apontada pelos setores de pesquisa e de extensão rural como as principais causas da degradação agrícola. O controle da erosão hídrica pode ser de interesse para a produção agropecuária e para a manutenção da qualidade da água na região. Para isto, são necessárias políticas públicas que ofereçam suporte técnico e financeiro para o desenvolvimento de ações que considerem a capacidade de uso da terra, visando à implantação e/ou manutenção do sistema semeadura direta, associado a práticas conservacionistas como o cultivo em nível e o terraceamento.
Dessa forma, torna-se imprescindível divulgar, conscientizar e mobilizar a população brasileira sobre a importância de conservar e/ou recuperar o solo, mediante a adoção de sistemas e práticas conservacionistas adequadas, garantindo produtividade e qualidade física, química e biológica do solo e a ambiental para a geração atual e futura.

Leonir Aldrighi Dutra Junior – Doutorando PPG-MACSA/UFPel
Maria Cândida M. Nunes – Professora FAEM/UFPel
Cláudia Liane Rodrigues de Lima – Professora FAEM/UFPel

Resultado do Edital de Seleção para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE – 2019)

1° – Edenara De Marco

Edital de seleção para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE – 2019)

O Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água torna público o Edital PDSE 2019. As inscrições poderão ser feitas de 15/02/2019 a 25/02/2019 na secretaria do Programa.

Para mais informações, acesse o link abaixo.

Edital_PDSE_MACSA_2019

Oferta de disciplinas e grade de horários do PPG MACSA para o semestre 2019/01

Oferta e horários 2019-01