PPG MACSA ressalta a importância do dia 15 de abril!

Dia Nacional da Conservação do Solo

O dia 15 de abril é o Dia Nacional da Conservação do Solo, conforme a Lei Federal n. 7.876, de 13/11/1989. A escolha do dia 15 de abril é uma homenagem ao conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), considerado o “pai da conservação do solo” nos Estados Unidos e um modelo para todas as outras nações.
Qual a razão de reservarmos um dia do ano para lembrar do solo? O solo é essencial para a produção mundial de alimentos, bem como fibras, substâncias bioativas e energia; filtra e armazena água, regula fluxos e nutrientes, sendo o principal meio para descarte de resíduos e para o ciclo de carbono. A conservação do solo pode mitigar problemas de r e enfrentar as mudanças climáticas globais.
Na Região Sul, a não adoção de práticas conservacionistas complementares, como cultivo em nível e o terraceamento, mesmo em áreas sob semeadura direta (plantio direto), têm sido apontada pelos setores de pesquisa e de extensão rural como as principais causas da degradação agrícola. O controle da erosão hídrica pode ser de interesse para a produção agropecuária e para a manutenção da qualidade da água na região. Para isto, são necessárias políticas públicas que ofereçam suporte técnico e financeiro para o desenvolvimento de ações que considerem a capacidade de uso da terra, visando à implantação e/ou manutenção do sistema semeadura direta, associado a práticas conservacionistas como o cultivo em nível e o terraceamento.
Dessa forma, torna-se imprescindível divulgar, conscientizar e mobilizar a população brasileira sobre a importância de conservar e/ou recuperar o solo, mediante a adoção de sistemas e práticas conservacionistas adequadas, garantindo produtividade e qualidade física, química e biológica do solo e a ambiental para a geração atual e futura.

Leonir Aldrighi Dutra Junior – Doutorando PPG-MACSA/UFPel
Maria Cândida M. Nunes – Professora FAEM/UFPel
Cláudia Liane Rodrigues de Lima – Professora FAEM/UFPel