Mestrado: duração de 2 anos
Área de concentração: Educação Matemática
Conceito Capes: 4
A área de Educação Matemática é uma realidade no país, em níveis regionais, estaduais e nacional, se ocupando em debater, em diversos fóruns, a respeito da construção de propostas teóricas e metodológicas, nas quais são enfatizados os aspectos cognitivos, os conhecimentos prévios, os processos epistemológicos que buscam a compreensão de como se dá a apropriação do conhecimento, os aspectos sociais, históricos e culturais e as influências afetivas e emocionais.
O fortalecimento e qualificação do discurso da Educação Matemática vincula-se à constituição de uma comunidade que fala de um locus próprio, segura de seus interesses e discurso, ainda que buscando recursos e parceiros externos a ela.
Tal necessidade de organização de estudiosos e pesquisadores da área se constitui a partir das demandas da educação, no sentido de formar professores e pesquisadores na área de matemática qualificados para atuar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, em função dos graves problemas que enfrentamos no que diz respeito aos processos de ensinar e aprender que se complexificam a cada dia.
A área de concentração em Educação Matemática tem como objetivo a formação de pesquisadores e professores de matemática da educação básica e superior, e se caracterizará por investigações relacionadas com a matemática, seus processos didáticos e com os fenômenos que estes originam, buscando compreender as relações entre os diferentes saberes envolvidos, não se limitando a simples identificação de técnicas de ensino. As pesquisas desse campo contemplam as dimensões social, histórica, cultural, política, epistemológica e didático-pedagógica da matemática, bem como as relacionadas com as tecnologias disponíveis.