O evento acontecerá acontecerá no dia 18 de outubro de 2024, das 14:00h às 19:30 , no auditório da ESEF/UFPel. Integra as atividades do COLOQUIO INTERNACIONAL […]
A Elsevier publicou, recentemente, uma atualização (“Updated science-wide author databases of standardized citation indicators) da relação dos 2% dos cientistas mais influentes do mundo. A […]
O Programa de Pós-Graduação em Educação Física da ESEF/UFPel tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica para a palestra “Avaliação Fisiológica nos Esportes: […]
Professor Inácio Crochemore da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, participa de missão de trabalho na Noruega e Suécia, por […]
Professor Inácio Crochemore da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, participa de missão de trabalho na Noruega e Suécia, por meio do Programa Capes Print UFPEL.
No período de 31 de maio a 18 de junho de 2023 o professor Inácio Crochemore da Silva, atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, realizou missão de trabalho na Noruega e Suécia, por meio do Programa Capes Print da Universidade Federal de Pelotas. Entre as atividades desenvolvidas, destaca-se o período de trabalho com o professor Ulf Ekelund, na Norwegian School of Sports Science, uns dois principais pesquisadores em nível mundial na área da atividade física e saúde. Na oportunidade foram estabelecidos períodos de trabalho em colaborações científicas em andamento, assim como discussões e planejamento de futuras parcerias entre os pesquisadores e suas respectivas instituições.
Também como parte da missão de trabalho no exterior, o professor Inácio participou do 22º Encontro anual da International Society of Behavioral Nutrition and Physical Activity (ISBNPA), onde apresentou trabalho sobre as tendências de desigualdade no nível de atividade física de lazer em Pelotas (de 2021 a 2023), e participou de reuniões com pesquisadores de 4 diferentes continentes que estão envolvidos em uma série de artigos com publicação prevista para 2024.
Essas atividades foram viabilizadas pelo Programa Capes Print da Universidade Federal de Pelotas, envolvendo ações temáticas especificamente relacionadas ao Projeto Observatório Global de Atividade Física. Trata-se de uma importante ação de internacionalização da Universidade e do Programa de Pós-graduação em Educação Física.
As inscrições ao Exame de Seleção para estudante regular nos cursos de MESTRADO e DOUTORADO do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFPel estarão abertas no período de 01 a 12 de junho de 2023, via Secretaria do Programa, por meio do envio dos documentos necessários para o e-mail exclusivo destinado aos processos seletivos, selecao.ppgef@gmail.com
LEIA ATENTAMENTE TODO O EDITAL POIS A FALTA DE DOCUMENTAÇÃO E/OU DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA IMPLICARÁ NA NÃO HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO.
Para acessar o EDITAL e seus ANEXOS clique nos links abaixo:
Banca de heteroidentificação – designada pelo Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD): No Edital as entrevistas estavam previstas para ocorrer no dia 10/07/2023, porém foram adiadas para o dia 21/08/2023 (no turno da manhã). Local e cronograma de horários serão informados no dia 16/08/2023.
FIQUE ATENTO: em breve enviaremos informações sobre a realização das matrículas.
No dia 24/04 aconteceu a primeira edição do evento “Mate com Ciência”, evento organizado pelos/as alunos/as bolsistas do PPGEF. Na ocasião a linha de pesquisa Desempenho e Metabolismo Humano conduziu a atividade com as palestras dos professores Dr. Eraldo Pinheiro, que apresentou o projeto Vem ser Pelotas e o subprojeto Vem ser Rugby e Dr. Fabrício Boscolo apresentou o projeto Remar para o Futuro. No mês de junho acontecerá a segunda edição.
A exposição Rainhas de Copas está aberta à visitação no Museu do Futebol, em São Paulo, até o dia 25 de agosto e tem como uma de suas curadoras a professora Silvana Goellner, que desde fevereiro está vinculada ao nosso programa. A exposição reconstrói histórias de todas as edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino assim como o Torneio Experimental da China, o primeiro organizado pela FIFA em 1988.
A primeira edição do MATE COM CIÊNCIA, organizado pelo coletivo discente do PPG Educação Física acontecerá dia 25/04 (terça-feira) das 19 às 21 horas no Auditório da Escola Superior de Educação Física. O evento será conduzido pela linha de pesquisa “Desempenho e metabolismo Humano” com a temática “Desempenho para além da ciência”. Além de discentes, o encontro terá a participação dos professores Eraldo Pereira e Fabrício Boscolo que irão dialogar sobre a temática.
As inscrições serão realizadas no dia e será disponibilizado certificado com participação de 2 horas.
Em consonância com o Edital nº 2/2023 da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPEL) torna público o edital do Prêmio Capes de Tese, edição 2023. Poderão concorrer as teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFPEL em 2022, que tenham sido registradas na Plataforma Sucupira da Capes.
Os(as) interessados(as) deverão inscrever-se enviando a documentação completa para o e-mail ppgef.ufpel@gmail.com, impreterivelmente até o dia 10 de abril de 2023 às 23h59min, indicando no assunto: “Inscrição Prêmio CAPES de Tese 2023.
O Prof. Dr. Marlos Rodrigues Domingues, professor Associado da UFPEL dos cursos de Educação Física e Fisioterapia e docente permanente do PPGEF foi contemplado com uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ, com o projeto “Preditores da atividade física nos primeiros anos de vida: Coorte de nascimentos de Pelotas, 2015”. Trabalho realizado dentro do Projeto “Coorte de Nascimentos de Pelotas 2015”, do qual é um dos coordenadores. A bolsa tem vigência de março de 2023 a fevereiro de 2026.
O Projeto da Coorte tem o objetivo de estudar a saúde materno-infantil de mais de 4 mil crianças nascidas no ano de 2015 e vem acompanhando suas mães desde a gestação, com coletas de dados periódicas. Dessa forma busca-se avaliar os impactos que comportamentos e características, tanto maternas quanto neonatais e infantis possam ter sobre a saúde ao longo da vida. Mais especificamente, o objetivo deste estudo submetido para o Edital de bolsista é produzir artigos que descrevam os padrões de atividade física nos primeiros anos de vida de crianças pertencentes à Coorte de nascimento 2015, verificando possíveis associações com fatores sociodemográficos, perinatais, maternos e de atenção e cuidado à criança.
O projeto da coorte como um todo é desenvolvido juntamente com os demais coordenadores da pesquisa, professores Pedro Curi Hallal, Mariângela da Silveira, Joseph Murray e Andréa Dâmaso. Além disso, para desenvolvimento das tarefas de campo e produção científica dos artigos dentro deste tema, trabalham alunos de doutorado e egressos do PPGEF, como Luciana Tornquist e Debora Tornquist, pesquisadoras da área de comportamento materno e saúde materno-infantil com foco na atividade física ao longo do ciclo vital.
O professor destaca que essa área de pesquisa é de extrema relevância para a população, uma vez que a inatividade física é considerada um problema de saúde pública em todo o mundo e é uma questão que precisa ser analisada desde a infância. “Dentro de um estudo de coorte temos a possibilidade de ver os comportamentos se moldando ao longo da vida e tentamos compreender quais características levam às mudanças, isso enriquece o campo da pesquisa ao mesmo tempo em que auxilia no desenvolvimento de políticas públicas que possam ajudar a combater o problema”. Um dos problemas der saúde que possivelmente a atividade física ajude a combater é a crescente prevalência de obesidade, tanto entre as mães pelotenses quanto entre as crianças. Mais da metade das mães deste estudo estavam numa situação de sobrepeso/obesidade ao engravidarem, ao passo que 40% das crianças na idade de 6 anos já estavam com sobrepeso e 1 em cada 5 estava dentro da faixa de obesidade. Entender o estilo de vida dessas famílias é essencial para avançar positivamente nestes indicadores da saúde populacional e agir ainda no início da vida, antes que os problemas crônicos se instalem.
Exibindo registro(s) 101 a 110 de 414 encontrado(s).