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As inscrições no Processo de Seleção para os cursos de MESTRADO e DOUTORADO do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFPel estarão abertas no período de 30 de maio a 10 de junho de 2022, via Secretaria do Programa, por meio do envio dos documentos necessários para o e-mail EXCLUSIVO destinado aos processos seletivos, selecao.ppgef@gmail.com
LEIA ATENTAMENTE TODO O EDITAL POIS A FALTA DE DOCUMENTAÇÃO E/OU DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA IMPLICARÁ NA NÃO HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO.
Abaixo os documentos que compõem o Processo de Seleção:
Em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção de candidatos à bolsa de mestrado do referido Curso, nos termos estabelecidos no Edital abaixo.
Período de inscrições: de 28 a 30 de março de 2022 (até 18h00min) por meio do envio dos documentos necessários para o e-mail seleção.ppgef@gmail.com.
Poderão inscrever-se como candidatos, todos os alunos regulares matriculados no curso de Mestrado em Educação Física.
A Coordenação do PPGEF divulga abaixo o Resultado do Processo Seletivo para Aluno Especial, para cursar a(s) disciplina(s) no primeiro semestre de 2022.
Informamos que as matrículas serão realizadas pela secretaria do programa nos dias 03 e 04 e em breve enviaremos por e-mail orientações de acesso ao COBALTO.
As aulas estão previstas para iniciarem em 07 de março.
Qualquer dúvida entre em contato através do ppgef.ufpel@gmail.com
A Profª Drª Cristine Lima Alberton aplicou em 2021 o Projeto intitulado “Treinamento aeróbio em meio aquático e meio terrestre para mulheres sobreviventes de câncer de mama: umensaio clínico randomizado” para o Edital de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPQ. A Profª Cristine era bolsista PQ2 desde 2018, desenvolvendo estudos na mesma área de pesquisa. No presente edital, além de ter sua bolsa renovada, teve indicação do Comitê para ascensão ao nível 1D.
Essa bolsa tem vigência de março de 2022 a fevereiro de 2026, e visa valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, assim como incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, selecionando projetos de pesquisa considerando o rigor e o método científico. Em 2021, por exemplo, a área de Educação Física era composta por um grupo de 96 professores de todo o Brasil.
O objetivo principal do estudo é investigar os efeitos de 12 semanas de treinamento aeróbio realizado nos meios aquático e terrestre sobre a percepção de fadiga, aptidão física, saúde mental e qualidade de vida de mulheres que completaram o tratamento primário para o câncer de mama em estágios de I-III. O projeto será desenvolvido em colaboração com a Profª Drª Stephanie Santana Pinto, também docente do nosso PPGEF/UFPel, e com a colaboração internacional do Prof. Dr. Antonio Inacio Custa- Vargas, do Department of Physiotherapy of the Faculty of Health Science, University of Malaga, Espanha. Os principais discentes envolvidos na concepção do projeto foram os doutorandos Luana Siqueira Andrade e Bruno Ezequiel Botelho Xavier, da linha de Exercício físico e Promoção da Saúde. Além disso, demais discentes e colaboradores do Grupo de Pesquisa LabNeuro, coordenado pela Professoras Cristine e Stephanie, farão parte do desenvolvimento do estudo.
Sobre o significado de ser contemplada com essa bolsa, Cristine fez o seguinte destaque: Esse projeto visa demonstrar o potencial do exercício físico como uma ferramenta não-farmacológica que pode ser utilizada na prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas com doenças crônicas, como mulheres sobreviventes de câncer de mama. Dessa forma, estudar os efeitos de programas de exercícios e a dose-resposta ideal para alcançar os benefícios necessários à saúde é fundamental. Nesse cenário de severos cortes de financiamento destinados à ciência, essa renovação de bolsa é muito importante tanto individualmente como pesquisadora, como coletivamente para o PPGEF/UFPEL. Estar entre os principais pesquisadores da área de Educação Física do Brasil contemplados com bolsas de produtividade em pesquisa é um grande orgulho, especialmente por representar as mulheres (e mães), que
correspondem à minoria desse grupo (apenas 19% de mulheres em 2021).