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Grupos de pesquisa

Abaixo os Grupos de Pesquisa vinculados a docentes e discentes do nosso programa:

 

1 – Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício (GEFEX)

Líder(es): Prof. Dr. Airton José Rombaldi (ajrombaldi@gmail.com) e Prof. Dr. Marcelo Cozzensa da Silva (cozzensa@terra.com.br)

Repercussões dos trabalhos do grupo: Grupo de pesquisa ligado a área de concentração de Biodinâmica do Movimento Humano do PPG Educação Física/UFPel, Programa conceito 4 CAPES. O grupo tem trabalhado com as consequências agudas e crônicas da prática de atividade física/execício físico na prevenção/atenuação/tratamento de doenças crônicas não-transmissíveis, especialmente Doença de Alzheimer e Doença Renal Crônica.

Docentes integrantes:
Prof. Dr. Gustavo Dias Ferreira
Prof. Dr. Rafael Bueno Orcy

Redes sociais: Instagran – @exercicioemente

Demais informações em GEFEX no CNPq

 

2 – Exercício Físico na Doença Renal Crônica (EFiDRC)

Líder(es): Rafael Bueno Orcy (rafaelorcy@gmail.com)

Repercussões dos trabalhos do grupo: Nosso grupo é composto por equipe multidisciplinar e conta a participação de professores e alunos de duas universidades, UFPEL e UCPEL. Os projetos visam estudar os efeitos do exercício físico nos diferentes estágios da Doença Renal Crônica (DRC), tendo como principal alvo de estudo o efeito do exercício intra-dialítico. A produção do grupo está focada atualmente na verificação dos efeitos do exercício na eficiência de hemodiálise.

Docentes integrantes:
Prof. Dr. Gustavo Dias Ferreira

Demais informações em EFiDRC no CNPq

 

3 – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ginástica e Infância (NEPGI)

Líder(es): Profª Drª Andrize Ramires Costa (andrizec@yahoo.com.br)

Repercussões dos trabalhos do grupo: De caráter interinstitucional (UFPEL, UFSM, UFS, UMinho), desenvolve pesquisas e intervenções no campo investigativo sobre Ginástica, criança e a infância, tendo como objetivo a produção científica para promover novas leituras, interpretações e experiências acadêmicas e escolares no Brasil e em Portugal, estando de acordo com a pauta atualizada dos Estudos da Criança e da Infância, de modo a contribuir com o desenvolvimento da Educação Física e da Educação Infantil na formação e atuação profissionais. Este núcleo tem como objetivo principal desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área da Educação Física, Infância e Ginástica e assumir estas áreas privilegiada de sua atuação. Essa interlocução entre pesquisadores e estudantes de diferentes instituições de ensino superior produz e desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Redes sociais: Instagram @nepgi_ufpel

Demais informações em NEPGI NO CNPq

 

4 – Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física (GEEAF)

Líder(es): Prof. Dr. Marlos Rodrigues Domingues (marlosufpel@gmail.com) e Prof. Dr. Marcelo Cozzensa da Silva (cozzensa@terra.com.br)

Repercussões dos trabalhos do grupo: Foi criado por volta de 2005, contando inicialmente com a participação de um doutorando e três mestrandos no Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas. Com o passar dos anos, o grupo foi se expandindo, contando hoje com mais de 20 membros. O grupo vem apresentando uma produção científica destacada, com vários artigos científicos publicados anualmente em periódicos altamente bem classificados no sistema Qualis. Os membros mais experientes do grupo têm ministrado palestras e cursos em eventos de expressão na área de atividade física e saúde, enquanto os membros mais novos têm participado dos eventos na condição de ouvintes.

Docentes integrantes:
Prof. Dr. Airton José Rombaldi
Prof. Dr. Inácio Crochemore Mohnsam da Silva
Prof. Dr. Felipe Fossati Reichert
Prof. Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal
Prof. Dr. Mario Renato de Azevedo Júnior
Prof. Dr. Fernando Carlos Vinholes Siqueira
Prof. Dr. Gabriel Gustavo Bergmann
Prof. Dr. Eraldo dos Santos Pinheiro

Redes sociais: Instagram

Demais informações em GEEAF no CNPq

 

5 – Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol)

Líder(es): Prof. Dr. Eraldo dos Santos Pinheiro (esppoa@gmail.com), Prof. Dr. Gabriel Gustavo Bergmann (gabrielgbergmann@gmail.com), Prof. Dr. Mario Renato Azevedo Júnior (marioazevedojr@terra.com.br) e Prof. Dr. Gustavo Dias Ferreira (gusdiasferreira@gmail.com)

Repercussões dos trabalhos do grupo: Com a criação deste grupo de pesquisa espera-se que: a) seja consolidada as linhas de pesquisa aplicados à pedagogia do esporte, ao movimento no esporte e estudos aplicados as análises de jogo na Universidade Federal de Pelotas; b) que o grupo de pesquisa contribua na formação acadêmico-científica dos acadêmicos do curso de Educação Física e demais cursos da Universidade Federal Pelotas; e, c) que os resultados obtidos pelos estudos reflitam de forma positiva no desenvolvimento do esporte regional e nacional.

Redes sociais: Instagram

Demais informações em LEECol no CNPq

 

6 – Laboratório de Comportamento Motor (LaCOM)

Líder(es): Profª Drª Suzete Chiviacowsky (chiviacowsky@yahoo.com.br) e Profª Drª Priscila Lopes Cardozo (priscilacardozo88@gmail.com)

Repercussões dos trabalhos do grupo: O Laboratório de Comportamento Motor se destacou no início de seus trabalhos, a partir dos anos 2000, com os estudos sobre feedback. A análise dos efeitos motivacionais do feedback na aprendizagem motora foi a sua linha principal de pesquisa na sua primeira década de atividades. Mais recentemente, com o aumento do número de pesquisadores, o Lacom tem diversificado suas linhas de investigação, procurando mais amplamente observar como diferentes fatores sócio-cognitivo-afetivos afetam o desempenho, a aprendizagem e o desenvolvimento motor em diferentes contextos e populações. Exemplos de variáveis incluem o suporte à autonomia do aprendiz, principalmente na forma de escolhas sobre feedback, observação de modelos e quantidade de prática; o suporte à competência do aprendiz, principalmente na forma de feedback positivo, critérios de sucesso do desempenho, concepções de capacidade e estereótipos; e o suporte ao relacionamento social do aprendiz, principalmente na forma de instruções. Outras linhas de investigação contemplam a prática mental e o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças. O conhecimento gerado pelo laboratório tem contribuído em vários contextos de intervenção profissional, como educação física, esportes, música, dança, medicina e fisioterapia. Nos últimos anos, o laboratório tornou-se internacionalmente reconhecido como um dos mais importantes centros de produção de conhecimento nestas temáticas, com destaque para suas publicações com elevado número de citações.

Docentes integrantes:
Prof. Dr. Rodolfo Novellino Benda
Prof. Dr. Ricardo Drews
Profª. Drª. Thábata Viviane Brandão Gomes

Redes sociais: Instagram @lacom.esef.ufpel

Demais informações em LaCOM no CNPq

 

7 – Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GPEFE)

Líder(es): Profª Drª Mariângela da Rosa Afonso (mrafonso.ufpel@gmail.com) e Profª Drª Franciele Ross Ilha (francieleilha@gmail.com)

Repercussões dos trabalhos do grupo: O GPEFE vem desenvolvendo pesquisas nas áreas de prática pedagógica; formação profissional; ensino superior; e trabalha alinhado às discussões das políticas que são marcos para a educação básica. As dissertações e teses defendidas pelos membros do grupo estão predominantemente alicerçadas na pesquisa qualitativa, e são fruto das discussões referentes às condições de trabalho e identidade docentes; a procura por respostas ao enfrentamento das mudanças do Ensino Médio, bem como a fragilidade da Educação Física escolar. Por tratar de um grupo formado predominantemente por professores, nossas pesquisas tendem a responder as demandas deste espaço. Nossos artigos publicados estão disponibilizados nos periódicos  da área da Educação Física e da área da Educação ( Revistas Motrivivência; Pensar a Prática; UEM; Revista Humanidades e Inovação (UNITIS); Revista Movimento (UFRGS), e outras  que discutem essas questões. Esse processo de construção dos artigos científicos e capítulos de livros tem sido realizado por alunos de graduação, mestrado e doutorado, bem como com professores doutores de outras universidades brasileiras tais como: Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade do Estado Mato Grosso (UNEMAT) ; Universidade Estadual do Tocantins -Palmas; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Demais informações em GPEFE NO CNPq

 

8 – Laboratório de Avaliação Neuromuscular – LabNeuro

Líder(es): Profª Drª Cristine Lima Alberton (tinialberton@yahoo.com.br) e Profª Drª Stephanie Santana Pinto (tetisantana@yahoo.com.br)

Repercussões dos trabalhos do grupo: O Laboratório de Avaliação Neuromuscular (LabNeuro) da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) é coordenado pelas professoras Cristine Lima Alberton e Stephanie Santana Pinto. O grupo de pesquisa realiza pesquisas atualmente na área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano do PPG Educação Física/UFPel, Programa conceito 4 CAPES. Atualmente, estudos tem sido desenvolvidos na linha de Exercício Físico para Promoção da Saúde, assim como nas linhas de Biomecânica e Desempenho e Metabolismo Humano. O LabNeuro é composto por Colaboradoras pesquisadoras, doutorandos, mestrandos, graduados e alunos de graduação. O grupo vem desenvolvendo pesquisas na área de avaliação e prescrição de exercícios físicos (meios aquático e terrestre), com enfoque em diferentes populações, em especial idosos e mulheres sobreviventes de câncer de mama.

Redes sociais: Instagram @labneuroufpel

Demais informações em LabNeuro no CNPq

 

 

9 – Grupo de Estudos Interdisciplinares pós-críticos

Líder(es): Profª Drª Franciele Roos da Silva Ilha (francieleilha@gmail.com)

Demais informações: GEIP no CNPq

Repercussões dos trabalhos do grupo: Nosso grupo conta com a participação de acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física da UFPel e pós-graduandos em Educação da FURG, e está aberto a participação dos interessados em estudar e investigar assuntos interligados as perspectivas pós-críticas nos diferentes campos disciplinares. Atualmente o Projeto de Pesquisa intitulado “AS PERSPECTIVAS PÓS-CRÍTICAS NOS ESTUDOS DO CAMPO EDUCACIONAL E DA EDUCAÇÃO FÍSICA” constitui-se como “guarda-chuva”, na medida em que impulsiona e abarca outras iniciativas de pesquisa, incluindo trabalhos de iniciação científica, projetos de TCCs, de especialização e de mestrado. As principais linhas que investigamos são: Educação Física Pós-crítica; Estudos discursivos; Estudos Foucaultianos; Perspectivas pós-críticas em Educação.