Início do conteúdo
Infraestrutura

 – LABORATÓRIOS

O programa dispõe de laboratórios equipados com salas para os orientadores e estudantes e sala de reuniões, além de computadores com acesso à internet, através da rede própria da UFPel. Além disso, a instituição compartilha da utilização dos Laboratórios do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. Com isso, cada laboratório possui infraestrutura de pesquisa própria. SÃO ELES:

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO (LABFEX)

O LABFEX objetiva determinar os efeitos agudos e crônicos da atividade física e o impacto sobre a saúde populacional que o comportamento sedentário pode trazer, principalmente no campo das doenças crônicas. Além disso, o LABFEX fornece os meios para medir as consequências da prática de exercício físico sobre o rendimento físico-esportivo, investigando os mecanismos bioquímicos e fisiológicos envolvidos neste processo. O laboratório é utilizado pelas duas áreas de concentração do curso.

 

LABORATÓRIO DE COMPORTAMENTO MOTOR (LACOM)

O LACOM tem como foco a pesquisa em comportamento motor, utilizando-se de abordagens psicológicas, biomecânicas e fisiológicas para a análise do movimento humano, com o fim de avançar a compreensão das várias dimensões ligadas à performance e à aprendizagem motora.

 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O Laboratório propicia suporte institucional para a pesquisa e o estudo do Esporte Moderno, do Lazer e da Saúde a partir de uma perspectiva Interdisciplinar das Ciências Humanas.

 

LABORATÓRIO PARA ESTUDOS DA SOCIEDADE, ESCOLA E EDUCAÇÃO FÍSICA

O objetivo principal do laboratório é contribuir para a realização de pesquisas e de estudos do Esporte Moderno e da Educação Física, que estejam orientados em priorizar as relações dessas (Esporte Moderno, Educação Física) com a Educação e com a Sociedade.

 

LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM MEDIDAS E AVALIAÇÃO

O Laboratório propicia o ensinar e pesquisar a avaliação da composição corporal, da aptidão física de pessoas sedentárias, ativas e atletas e da condição física de equipes esportivas.

 

LABORATÓRIO DEA VALIAÇÃO NEUROMUSCULAR (LABNEURO)

O laboratório visa proporcionar o desenvolvimento de estudos relacionados à avaliação e prescrição de exercícios sob o ponto de vista fisiológico e biomecânico com a participação e envolvimento de alunos da pós-graduação e graduação.

 

LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM ESPORTE COLETIVO – LEECOL

O LEECOL visa colaborar com o desenvolvimento de estudos relacionados à área de biodinâmica do esporte, formação profissional para o esporte e esporte escolar.

 

O “LABORATÓRIO DE COMPOSIÇÃO CORPORAL”, o LABORATÓRIO DE SAÚDE CARDIOVASCULAR e o LABORATÓRIO DE ATIVIDADE FÍSICA são pertencentes a outra unidade da Universidade e utilizados em parceria entre Programas.

Cabe ainda destacar que a Escola Superior de Educação Física da UFPel possui campo de futebol, quadras poliesportivas, ginásio didático, sala de musculação e ginástica/dança, sala de lutas, sala de ginástica artística. A mesma tem também a disposição, via aluguel, piscina climatizada semi-olímpica. Tal estrutura é integralmente compartilhada com o Programa de Pós-graduação e dá sustentáculo para a realização das pesquisas desenvolvidas pelos seus docentes e discentes. Cada um dos docentes possui sala própria compartilhada com, no máximo, mais um docente do programa, sendo todas climatizadas e com acesso à internet.

 

 – RECURSOS DE INFORMÁTICA

Os alunos do programa têm à sua disposição um laboratório de trabalho próprio de informática do PPG com acesso à internet e Portal Capes. Além da biblioteca e do laboratório de informática disponível aos alunos do programa, há sinal de internet por fibra ótica em todas as salas de aula e demais instalações da ESEF, com velocidade de 20 Gigabytes. Em consequência da melhora da velocidade da internet, a mesma começou a ser utilizada durante as disciplinas, para visualização in loco de informações, e em defesas e reuniões, com a participação de professores via teleconferência.

Além disso, encontram-se à disposição de alunos e professores salas equipadas com Datashow. Também estão disponíveis aos alunos do Programa os computadores do LIM (laboratório de informática da ESEF UFPel), os quais estão ligados em rede e operam com sistema operacional Windows.

 

 – BIBLIOTECA

A Biblioteca Setorial da ESEF está ligada ao Sistema de Bibliotecas da UFPel (Sisbi/UFPel), coordenado pela Divisão de Bibliotecas. Tem como objetivo atender aos alunos, professores e funcionários da ESEF, bem como a comunidade em geral, proporcionando-lhes a recuperação das informações pertinentes às suas buscas de estudo e pesquisa na área da Educação Física.
A Universidade Federal de Pelotas possui serviços como de catalogação na fonte, empréstimo e catálogo online, os quais são encontrados online por meio da página https://prg.ufpel.edu.br/sisbi. O sistema permite ao usuário consultar a coleção bibliográfica do Sistema de Bibliotecas, fazer empréstimos, renovações e reservas de material bibliográfico.
O sistema de bibliotecas da UFPel conta também com uma biblioteca digital, a qual objetiva divulgar os conteúdos eletrônicos da produção científica da própria instituição. Apoia-se substancialmente nas experiências nacionais e internacionais da construção de bibliotecas em ambientes acadêmicos e de pesquisa, integrando-se à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT). Adicionalmente, há o servidor institucional guaiaca.ufpel.edu.br que tem como objetivos criar um repositório integral da produção científica da UFPel e colocá-la para acesso ao público pela internet, além de oferecer à comunidade acadêmica uma metodologia de trabalho para publicação eletrônica.
A biblioteca compartilha de bases cooperativas de informações, tais como: LILACS Sistema Latino- Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde; CCN- Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas; Catálogo Coletivo de Normas Técnicas; COMUT- Programa de comutação bibliográfica. E também conta com o apoio de uma bibliotecária Help-desk do Portal de Periódicos Capes para a Região Sul do país.
A Escola Superior de Educação Física possui uma biblioteca setorial na qual podem ser encontrados livros e periódicos. Disponibiliza computadores para os usuários consultarem o Portal de Periódicos da CAPES, sem restrições de bases incluindo o IEEE e Banco de Teses e Dissertações (BDTD), repositório institucional, coleção de normas técnicas (ABNT), bem como acesso remoto via Proxy. Além disso, outros serviços são desenvolvidos como busca bibliográfica, boletim eletrônico de recentes aquisições, comutação bibliográfica, entre outros. O acervo da biblioteca setorial da ESEF conta atualmente com 2.021 títulos físicos (4.705 exemplares), entre livros, periódicos e dissertações. O acesso a conteúdo bibliográfico de áreas afins também pode ser localizado em outras bibliotecas setoriais da Universidade Federal de Pelotas.