Início do conteúdo

Professora Cristine Lima Alberton participa de missão de trabalho na Itália e França, por meio do Programa Capes Print UFPEL.

 

No período de 23 de junho a 7 de julho de 2023, a professora Cristine Lima Alberton, docente permanente e atual coordenadora adjunta do Programa de
Pós-Graduação em Educação Física, realizou missão de trabalho na Itália e França, por meio do Programa Capes Print da UFPel. A professora inicialmente realizou visita a Università degli Studi di Milano, onde desenvolveu parte de seus estudos de doutorado em 2010 com o Prof. Alberto Minetti. Na oportunidade, a professora conheceu os novos Laboratórios do Departamento de Fisiologia e os estudos em andamento do grupo de pesquisa do Prof. Minetti, assim como apresentou seus estudos em andamento no Brasil, com o intuito de avaliar novas possibilidades de estágios para os estudantes do PPGEF-UFPEL. Na sequência, a professora realizou visita a Università degli Studi di Padova, com a qual tem realizado colaborações de pesquisa nos últimos 10 anos em parceria com o Professor Marco Bergamin, do Departamento de Medicina. Na oportunidade, a professora conheceu a instituição e seus diversos espaços e contextos históricos, e realizou reuniões de trabalho sobre as colaborações científicas em andamento. Além disso, foram discutidos o planejamento de futuras parcerias entre os pesquisadores e suas respectivas instituições, assim como as possibilidades de intercâmbios estudantis. No último dia de visita, a professora Cristine ministrou uma palestra para os estudantes de graduação e
pós-graduação dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da UNIPD, apresentando os resultados dos seus estudos desenvolvidos no LabNeuro e PPGEF.
Também como parte da missão de trabalho no exterior, a professora Cristine participou do European Congress of Sport Science, em Paris. Nesse importante evento mundial da área, foi apresentado trabalho desenvolvido por egresso do PPGEF-UFPEL, na área de Biodinâmica do Movimento Humano. Além da atualização científica, a participação no evento também viabilizou contato direto com diversos pesquisadores do mundo na área. Essas atividades foram viabilizadas pelo Programa Capes Print  envolvendo ações temáticas relacionadas ao Projeto Observatório Global de Atividade Física. Trata-se de uma importante ação de internacionalização da Universidade e do Programa de Pós-graduação em Educação Física.

Publicado em 08/07/2023, nas categorias Destaque, Notícias.