PPGDTSA e Escola Família Agrícola da Região Sul discutem cooperação para qualificação educacional
Durante o dia 06 de maio, uma comissão do PPGDTSA esteve na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFA-Sul) em Canguçu, reunida com a coordenação da escola e alguns professores para tratar de uma parceria entre as duas instituições.
A EFA-Sul é uma referência para formação profissional voltada à atender a demanda e a realidade dos filhos e filhas dos/as agricultores/as familiares da região. Partindo de uma reivindicação do Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul, a Escola foi criada em 2014 e está localizada no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu/RS (CETAC), vinculado à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), ofertando o Curso Técnico em Agroecologia integrado com o Ensino Médio. É uma instituição que visa a formação de jovens agricultores, utilizando a Pedagogia da Alternância, metodologia chamada assim porque alterna o ensino teórico e o prático da escola com a vivência na propriedade rural, o que possibilita que o estudante possa qualificar-se e permanecer no campo neste período.
As possibilidades desta parceria são muitas e visam qualificar ambas as instituições. Para estreitar a relação, dia 20 de junho, às 14h, receberemos na sala 726 da FAEM a equipe pedagógica da EFA-Sul para apresentar a Escola, conhecer os estudantes e professores do PPGDTSA e estabelecer algumas propostas de ações conjunta. A reunião será aberta e todos os interessados estão convidados.