Uso de ozônio na conservação e processamento de grãos e sementes

O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos 3 anos pelo grupo PET-EA, tendo no mês de dezembro de 2022, como um dos seus resultados a publicação do trabalho de conclusão de curso do petiano Wagner Schmiescki dos Santos. O TCC teve como título: “Avaliação da qualidade de grãos de milho expostos a diferentes doses de Ozônio”, sendo orientado pelo tutor do PET-EA, Maurizio SIlveira Quadro, tendo na banca o professor Ricardo Scherer Pohndorf e a mestranda Karine Pinto.

Além dos grãos de milho utilizados nas análises do TCC, foram ozonizados também sementes, obtendo-se dados para a publicação futura de artigos. Com relação aos grãos, viu-se que doses de 1400 a 2100 mg de O3 aumentaram os teores de proteína e óleos e diminuiu a acidez do óleo, além de realizar o controle de pragas e insetos de forma benéfica. 

Mais estudos são necessários e estão sendo desenvolvidos para a melhor utilização do ozônio para a manutenção da qualidade de grãos e sementes. Mas destaca-se que pelos resultados obtidos até o momento, tem-se um bom potencial para seu uso com esta finalidade.