AgriNews: Sistema automatizado para estufas de vegetais

A agricultura é muito importante para o país, pois é dela que a maior parte dos pequenos agricultores obtém seu sustento. Pensando nisso, foi desenvolvido um protótipo automatizado para estufas que realiza o controle da umidade do solo, luminosidade e temperatura de forma automática, proporcionando aos agricultores uma forma mais fácil de cuidado com o plantio de hortaliças, um uso coerente dos recursos e uma diminuição de mão de obra.

Os pesquisadores do Laboratório de Automação Agrícola (LAA) da Escola Politécnica (Poli) da USP criaram um sistema automatizado para monitoramento e controle à distância de estufas vegetais. O sistema utiliza uma rede de sensores e atuadores microprocessados para monitorar a estufa e realizar mudanças nas condições de luz, temperatura e umidade. O sistema pode reduzir o consumo de energia e os riscos de perdas na produção.

A estufa é dotada de uma rede com módulos inteligentes, viabilizando a computação distribuída. Os sensores e atuadores possuem microprocessadores que medem a temperatura e os níveis de umidade, luminosidade e gás carbônico. A distribuição da inteligência em diversos módulos minimiza problemas de transmissão da informação dos sensores.

A inteligência distribuída digitaliza e processa as informações no próprio módulo sensor, tornando-a pronta para uso, assim, é possível evitar, por exemplo, os ruídos da transmissão por fios, com significativa economia de cabos e grande flexibilidade para mudar o local dos sensores.

Além dos sensores, o sistema prevê atuadores para controle de ventiladores, cortinas e a iluminação da estufa, mudando as condições do ambiente. Ao contrário dos sistemas convencionais, ele não possui um computador central, toda a inteligência é distribuída entre os componentes de uma rede de sensores e 

atuadores, que se comportam de maneira similar à rede de neurônios do cérebro humano.

O sistema de controle para estufas foi testado na Casa de Vegetação do Instituto de Biociências (IB) da USP. A instalação é usada para pesquisas, mas o sistema pode ser adaptado para monitorar e controlar à distância estufas comerciais. A estufa automatizada proporciona vantagens como acesso aos dados da plantação, controle e monitoramento em tempo real da estufa aumentando a produção e a qualidade do produto final.