Saneamento básico

O saneamento básico no Brasil é definido como o conjunto de serviços de infraestruturas e instalações operacionais responsáveis pelo abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e a drenagem e o manejo de águas pluviais em áreas urbanas. Infelizmente, a falta de estrutura ou a fragilidade da mesma em relação a serviços de água e saneamento podem causar ou induzir um estado de calamidade em relação ao aumento exponencial de doenças. Uma alternativa encontrada pelos municípios para reverter esta situação, foi a elaboração de uma Política Municipal de Saneamento Ambiental, a qual considera os princípios de universalidade, equidade, integralidade e controle social (BRASIL, 2005).

Entretanto, ainda persistem problemas vinculados à execução do plano, associados à falta de percepção técnica sobre os conceitos de saneamento e a indisponibilidade de informações importantes para sua aplicação, de forma a garantir um planejamento adequado das ações de saneamento necessárias a nível local. Dessa forma, uma alternativa para solucionar essa problemática é a capacitação dos agentes públicos municipais para que estes Planos de Saneamento possam ser desenvolvidos e implantados de forma que se adequem com a realidade de cada município, bem como sanar as dúvidas e questões técnicas para promover a execução e o desenvolvimento destas ações.

Com isso, o grupo PET-EA organizou uma oficina de capacitação para as prefeituras da região sul do estado, de forma a ampliar o acesso às informações coletadas e técnicas sobre os conceitos de saneamento. A oficina contemplou o assunto sobre o Plano de Saneamento Básico, e foi divida em duas partes: a primeira foi realizada no turno da manhã, com a participação de Anelise Huffner, do Ministério Público do RS, que tratou sobre as legalidades do Plano de Saneamento de Municípios; e a segunda parte foi sobre as Práticas de Adequação do Plano de Saneamento, em que Natali Santos, Auditora Ambiental, seguida de Luís Bohlke Neto, da empresa Serra Geral realizaram apresentações sobre o assunto. No total, contemplamos 20 municípios que estiveram presentes, de forma online, durante a oficina, sendo eles: Arroio do Padre, Capão do Leão, Itacoatiara – AM, Lubango, Nova Hartz, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São José do Norte, Araricá, Arroio Grande, Bagé, Charqueadas, Fortaleza, Morro Redondo, Mariana Pimentel, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Francisco de Paula, São Leopoldo. Atualmente, a oficina está disponibilizada no canal do Youtube do PET-EA e conta com 156 visualizações. 

A segunda oficina será realizada no dia 22 de novembro, e será sobre o assunto de “Saneamento Básico: Água e Esgoto.” Através dos dados obtidos, realizou-se também uma participação na 8ª SIIEPE, com a apresentação de trabalho intitulado: Capacitação de Técnicos Municipais da região Sul do Estado do Rio Grande do Sul para a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Abaixo, tem-se o link de acesso a oficina no nosso canal do Youtube e a apresentação do petiano Talisson com o trabalho que foi realizado a partir dos dados do projeto.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=0BR6gXqf_UQ

petEAjuda

Durante o ano de 2022, o grupo PET – Engenharia Agrícola desenvolveu o projeto petEAjuda, este projeto tem como principal objetivo aumentar os percentuais de aprovação em disciplinas do ciclo básico, pela disseminação de conteúdos didáticos e institucionais, proporcionando aos alunos um método de auxílio na aprendizagem.

Através da aplicação de questionários aos ingressantes do curso, foi possível identificar um alto índice de dificuldade com as disciplinas do núcleo básico, o que torna a experiência de discente algo problemático e que acaba contribui para o alto índice de evasão.

Desta maneira, o grupo criou um canal na plataforma Youtube, onde o material é depositado de forma online, se tornando de fato mais atrativo aos alunos do que os demais canais de auxilio, pois conta com exercícios resolvidos da própria lista do professor. Desta maneira, o aluno pode procurar ajuda a hora que preferir e revisar os conteúdos.

No ano de 2022 o canal obteve mais de 7400 visualizações em mais de 220 videoaulas. Além destas videoaulas, o grupo ainda conta com uma leva de vídeos que ainda estão sendo editados e melhorados pela equipe responsável para que futuramente sejam também disponibilizados aos nossos inscritos do canal.   

O PET – Engenharia Agrícola sempre se preocupou com o desempenho dos alunos do curso, e, portanto, oferece o máximo de apoio possível. Através do formato online encontrou uma maneira de facilitar os estudos destes alunos que apresenta dificuldades, podendo, dessa forma, interferir diretamente no grau de absorção de conteúdo e na aprovação desses acadêmicos.

 

Avaliação do potencial de geração de energia hidrocinética nos canais de irrigação do Arroio Duro

A produção agrícola, a geração de energia e a sustentabilidade do meio ambiente estão entrelaçadas de modo que uma depende da outra para uma existência eficiente e maiores benefícios para aqueles que as promovem e consomem. Sem uma geração de energia constante e de alto grau, não há produção de qualquer espécie ou qualquer rentabilidade. Da mesma forma, sem uma produção de energia ecologicamente planejada, pode causar o declínio do ambiente em que se situa, trazendo malefícios e desvantagens para todos ao redor. Por fim, sem sustentabilidade na produção agrícola, haverá a falta de recursos, uma produção minguada e sem incentivos para continuá-la. É imprescindível que esse ciclo mútuo seja preservado e expandido, para que não haja desequilíbrio e consequências irreparáveis.

Desde o início da produção agrícola, estudos são feitos para que seja melhorada e haja meios de aprimorar os recursos utilizados, além de se tornar cada vez mais rentável e diversificada. Como supracitado, a produção de energia e sua utilização são fundamentais para uma agropecuária sustentável e eficiente.

Atualmente, a diversificação da matriz energética é a chave para uma mudança nos paradigmas de produção, visto que com maiores opções de produção haverá economia e conservação de diversos recursos, que mesmo utilizados para a geração de energia, podem ser revertidos para outras frentes. Desse modo, se vê a geração de energia hidrocinética como uma ferramenta muito bem-vinda na produção agrícola e no auxílio à matriz energética atual.

Com isso, o grupo PET-EA realizou um projeto de pesquisa onde o objetivo principal foi avaliar o potencial de geração da energia elétrica a partir do uso de energia hidrocinética dos canais de irrigação da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), localizada no município de Camaquã/RS.

A coleta de dados ocorreu no dia 17/11/2022, período em que uma das três bombas utilizadas para irrigação estava desativada, feito isso, foram realizados cálculos e analisados todos os resultados, onde foi possível concluir que, a geração de energia hidrocinética num dos canais de irrigação do Arroio Duro se mostrou inviável no momento. A velocidade média da correnteza com apenas duas bombas de irrigação em pleno funcionamento não atingiu valores satisfatórios, resultando em potenciais baixíssimos e incompatibilidade com qualquer tipo de equipamento voltado à geração de energia hidrocinética.

Figura 1: Petiano Guilherme realizando a coleta de dados.

Também foi possível concluir que a terceira bomba de irrigação não estar ativa é a principal razão por ter afetado os valores encontrados. Essa terceira bomba desativada, afetou diretamente a vazão da água e, consequentemente, a velocidade do fluxo. É possível que, quando as três bombas estejam em pleno funcionamento, haja melhores condições para estipular que tipo de equipamento de geração seria mais adequado.

Este projeto serve para afirmar que o canal de irrigação da AUD possui potencial de geração de energia hidrocinética. Não no momento nem com a tecnologia disponível, no entanto abre espaço para duas propostas: a de transformação do canal e a de desenvolvimento tecnológico. Para extrair o máximo de energia que o canal oferece, é preciso ligar esses dois pontos de forma que um possa ser mútuo ao outro. Uma reforma do canal de irrigação nada será de útil a não ser que uma tecnologia qualquer possa atender às suas características. Da mesma forma, uma tecnologia nova não servirá se não levar em conta o que o canal – e demais canais – de irrigação possui como fatores demandantes. Maiores estudos são necessários nos canais de irrigação da AUD e pode ser expandido, em especial ao Rio Camaquã, que possui um volume de água extremamente maior e permanente.

Processo Seletivo: Resultados

O grupo PET-EA tem o prazer de comunicar o resultado do seu processo seletivo. Realizada a avaliação dos candidatos pela Comissão de Seleção, em conformidade com o edital, a classificação deu-se pela média ponderada dos itens avaliados. Os candidatos que obtiveram média superior ou igual a 7,00 estão aprovados.

Candidato Média
Leonardo Fernandes Klaus
8,41
Bruno Nunes Hubner
8,33
Rafael Schemechel Sell
8,08
Anna Klug Milech
7,91
Rodrigo da Costa Cardoso
7,80
Renan Neitzke Munsberg
7,58
Bruno Antunez Silva
6,65
Luana Barreto Vaz 6,48

 

Processo Seletivo: Edital Aberto!

O grupo PET Engenharia Agrícola UFPel torna público a abertura do processo seletivo para novos petianos!

O processo seletivo seguirá o seguinte cronograma:

03/11/2022 – Lançamento do Edital.

04/11/2022 – Abertura das inscrições.

15/11/2022 às 23h59min – Encerramento das inscrições.

16/11/2022 – Homologação das inscrições.

17/11/2022 às 8h30min – Redação e dinâmica em grupo.

18/11/2022 às 8h30min – Dinâmica individual e Entrevista.

19/11/2022 – Divulgação do resultado.

Edital Processo Seletivo 2022

Confira essa vaga de emprego! Venha ser líder de agricultura digital

Descrição do Cargo:

Missão

Liderar e executar atividades relacionadas à tecnologia da agricultura digital, com regular autonomia, realizando instalação, configuração, obtenção de mapas de produtividade e fertilidade, calibração dos equipamentos digitais, treinamento operacional e desenvolvimento de soluções.

Principais Atividades

• Seguir normas e procedimentos implantados pela empresa
• Participar do planejamento (preparo, plantio, tratos culturais e colheita), visando contribuir para a
qualidade, produtividade e redução de custos das operações agrícolas
• Acompanhar projetos de implantação de infraestrutura de agricultura digital/precisão, revisando
processos e orientando usuários, a fim de promover a eficácia da implantação
• Elaborar testes e avaliações de baixa e média complexidade em equipamentos de agricultura
digital/precisão, configuração e calibração de máquinas, mapas geográficos para operadores, a fim de
garantir sua correta execução durante plantio e colheita
• Realizar e personalizar relatórios demandados pelo ciclo de agricultura de digital/precisão, e relatórios
técnicos durante as avaliações técnicas dos equipamentos, visando a confiabilidade das informações
• Monitorar e controlar todos os equipamentos de agricultura digital/precisão via GPS, Sensores, IoT,
conectividade 4G, ao longo do processo produção, desde a parte de preparação do solo até a avaliação
da produtividade após a colheita, a fim de garantir sua integridade
• Prestar suporte na pesquisa de novos produtos e/ou componentes, visando gerar melhorias e atingir as
metas da empresa
• Elaborar e atualizar cadernos de mapas cartográfico por ciclo de cultura, visando demonstrar informações
de produtividade e rendimento operacional da unidade
• Identificar falhas através do equipamento de agricultura digital/precisão (operacionais e em
equipamentos), visando garantir o bom funcionamento das máquinas e equipamentos
• Realizar abertura de chamado a empresas terceirizadas, visando a busca da melhoria na utilização do
sistema e correção de falhas detectadas
• Efetuar recomendações técnicas de equipamentos e sistemas para aquisição, visando a automatização
e crescimento da área
• Prestar suporte técnico aos gestores e colaboradores das unidades envolvidos no plantio e colheita para
otimizar o andamento dos processos
• Ministrar treinamento operacional e desenvolvimento de soluções, com objetivo na melhoria e atualização
dos processos
• Pode sugerir mudanças em procedimento, visando cumprir com o plano de trabalho
• Atualizar-se sobre temas relacionados a seu campo de trabalho, a fins de adequar as rotinas às melhores
práticas de mercado
• Pode incentivar o cumprimento das normas de segurança (uso de EPI), organização e limpeza, para obter
um clima favorável ao melhor rendimento do trabalho
• Garantir o arquivamento da documentação pertinente ao setor, organizando, identificando e arquivando
conforme sua especificidade, a fim de conservá-los e facilitar sua localização quando necessário;
• Zelar pela organização e limpeza da área de trabalho, efetuando descartes de materiais em desuso, a fim
de manter a qualidade do ambiente de trabalho;
• Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.

Atitudes

Orientação ao Cliente; Relacionamento Interpessoal; Comunicação Efetiva; Manejo Emocional; Flexibilidade; Análise de Informação; Abertura à experiência; Seguimento de Procedimentos; Orientação ao resultado; Precisão; Persistência; Proatividade.

Para mais informações acesse o link abaixo ou entre em contato com o professor Roger Toscan Spagnolo.

Perfil – Líder de AD
roger.toscan@gmail.com

Processo Seletivo: Resultado

O grupo PET-EA tem o prazer de comunicar o resultado do seu processo seletivo. Realizada a avaliação dos candidatos pela Comissão de Seleção, em conformidade com o Edital nº 01/2022, a classificação deu-se pela média ponderada dos itens avaliados. Dessa forma, segue a classificação:

Candidato Média
Catiane Peglow Holz 8,63
Maiara Schellin Pieper 7,96
Luan Henrique dos Santos Rocha 7,06

 

Processo Seletivo: Edital Aberto!

O grupo PET Engenharia Agrícola UFPel torna público a abertura do processo seletivo para novos petianos!

O processo seletivo seguirá o seguinte cronograma:

29/03/2022 – Lançamento do Edital.

01/04/2022 – Abertura das inscrições.

24/04/2022 às 23h59min – Encerramento das inscrições.

25/04/2022 – Homologação das inscrições.

26/04/2022 às 8h00min – Divulgação da dinâmica individual.

27/04/2022 às 8h00min – Entrega da dinâmica individual.

27/04/2022 às 13h30min – Encontro com os candidatos, através de uma plataforma
online de videoconferência, dinâmica de grupo e entrevista individual.

29/04/2022 – Divulgação do resultado.

Edital Processo Seletivo 2022

Divulgação do Curso de Engenharia Agrícola UFPel

A agricultura é um dos principais setores que movimenta a economia do país e, com os avanços tecnológicos, a demanda por profissionais desta área aumentou cada vez mais. Por conta disso, é necessário que haja uma divulgação da atuação do profissional de Engenharia Agrícola para que o alcance de pessoas que possam ter a oportunidade de conhecer esta área seja maior.

Assim, o grupo PET-EA preparou dois vídeos de divulgação que explicam as principais funções deste profissional, bem como sua importância no ramo agrícola. Os vídeos podem ser acessados no canal no Youtube do PET-EA, através dos links abaixo:

  • https://youtu.be/iZ_w1s2Z91M
  • https://youtu.be/01JoqkqSsjQ

Os vídeos apresentam a história do curso de Engenharia Agrícola da UFPel, o pioneiro do país, além de explicarem as principais áreas de atuação deste profissional e mostrarem o ambiente acadêmico da universidade. Estes vídeos contam com a participação do grupo PET-EA, professores e o coordenador do curso.

Além disso, durante o ano de 2021, o PET-EA movimentou as redes sociais com publicações referentes a temas da área de engenharia agrícola contendo informações relevantes e demais curiosidades, para que pessoas de outras regiões também possam ter acesso a estes conhecimentos. Estas publicações são chamadas de “Você Sabia?”, e encontram-se no nosso Instagram (@petagricolaufpel).

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Visitas Técnicas

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agrícola (PET-EA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) retomou o projeto “Visitas Técnicas Orientadas”, após um hiato no ano de 2020 devido à pandemia da COVID-19, impedindo os alunos de serem recebidos por instituições da cidade de Pelotas/RS e região. Enquanto o ano de 2021 ainda tenha sido caracterizado pela pandemia, foi possível realizar o projeto com adaptações, focando em levar a instituição ao aluno, ao invés do contrário. A partir disto, se abriu um meio inovador para continuar exibindo o mundo profissional, a vida cotidiana de setores empresariais e acadêmicos, a quem tivesse interesse.

No início de 2021, os Petianos buscaram locais de interesse em Pelotas/RS e região, para que pudessem entrar em contato e assim marcar uma visita técnica. Locais foram classificados de modo a serem encaixados nas cinco grandes áreas do curso, para que seja variado o suficiente, com intuito de atrair o maior número de alunos. Ao mesmo tempo, se realizou uma pesquisa de interesse entre discente e docentes, para compreender o que pessoas de fora do grupo gostariam de ver. Com os interesses internos e externos alinhados, se partiu para o contato com as instituições escolhidas para verificação de disponibilidade. Enquanto algumas mostravam interesse, todas declinaram a oferta, pois a presença de várias pessoas de fora poderia ser maléfica ao estado de saúde dos funcionários dos locais trabalhados.

Com o motivo de rejeição apontado, o grupo estabeleceu uma inversão da metodologia aplicada ao projeto. Ao invés de levar alunos aos locais de interesse, se filmaria as visitas. A gravação seria editada e compartilhada nas redes sociais do PET-EA, com aprovação primária do local visitado por uso de imagens. Contatos com locais de interesse foram reestabelecidos. No entanto, ainda não se mostrava atrativo o suficiente, dessa vez aliado justamente com a preocupação das empresas com o uso de imagem, que poderia servir de má propaganda.

Devido às rejeições de instituições terceiras, o PET-EA buscou atender outro ponto de interesse: mostrar a estrutura e laboratórios utilizados pelo curso ao longo da graduação, para aqueles alunos que ainda não tiveram a oportunidade devido à pandemia. Esse ponto foi aliado com o projeto de “Divulgação do Curso”, que tem intuito de atrair pessoas de fora da faculdade a seus projetos e propósitos. O primeiro local visitado foi o Laboratório de Agrotecnologia, mantido pela Profa. Dra. Gizele Ingrid Gadotti, no “Prédio 33” do Campus Capão do Leão, onde foi apresentado as atividades cotidianas do laboratório e demais funções exercidas por ele e seus integrantes. O vídeo da visita contou com uma parte prática, na exibição de equipamentos e materiais, e uma conversa, tanto sobre o laboratório quanto o curso em si. Se destaca que tanto este quanto as demais visitas técnicas seguiram protocolos de sanidade contra a COVID-19.

Clique nos links abaixo para visualização de ambas as partes:

Figura 1 – Filmagem da visita técnica ao Laboratório de Agrotecnologia.

Conforme o restante dos laboratórios e estruturas do curso estava sendo exibido pelos vídeos do projeto “Divulgação do Curso”, o grupo regressou à busca por instituições privadas para filmagem de visitas técnicas. Com o passar do tempo e muitas rejeições, o projeto culminou a partir de outro projeto, o “II ConectAgro”, onde as visitas técnicas foram um ponto chave para a diferenciação desse evento online dos demais. O grupo se movimentou para conseguir locais até a data do evento, conseguindo três:

  • Frigorífico Espinilho, em São Lourenço do Sul/RS;
  • Água Mineral Itaara, em Chuvisca/RS;
  • Agropecuária Canoa Mirim S/A, em Santa Vitória do Palmar/RS.

Com as parcerias formadas, o grupo partiu em pequenos grupos para cada um dos locais, equipados de câmera e microfone.

No Frigorífico Espinilho, em São Lourenço do Sul, o PET-EA foi recebido pelo dono, Sr. Adriano Schuch, que apresentou todas as operações e processos da produção da carne, desde a engorda até o descarte. O vídeo foi apresentado no primeiro dia do “II ConectAgro” e angariou um total de 147 visualizações, disponível através do seguinte link: https://youtu.be/D-nQ_UOBIgk.

Figura 2 – Adriano Schuch apresenta a estrutura do Frigorífico Espinilho.

Na Água Mineral Itaara, em Chuvisca/RS, o PET-EA foi recebido pelo dono do empreendimento, que explicou como a indústria se originou, e pelos funcionários, que apresentaram os procedimentos de envasamento de água, deste a coleta até a expedição. O vídeo foi apresentado no segundo dia do “II ConectAgro” e angariou um total de 185 visualizações, disponível através do seguinte link: https://youtu.be/yqpP5rR8sNg.

Figura 3 – Dono da Água Mineral Itaara introduz o empreendimento.

Por fim, na última visita técnica do ano, o PET-EA foi à Agropecuária Canoa Mirim S/A, em Santa Vitória do Palmar/RS. O grupo foi recebido pelo Sr. Lauro Ribeiro, ex-petiano e egresso do curso, e é atualmente um dos diretores da empresa. Apresentou todos os serviços e etapas exercidos pela empresa, na parte de gerenciamento de lavouras de arroz, soja, milho e trigo, produção de sementes de arroz, armazenagem de grãos e pecuária de cria, recria e engorda, além de toda a logística de veículos e máquinas. O vídeo foi apresentado no terceiro e último dia do “II ConectAgro” e angariou um total de 82 visualizações, disponível através do seguinte link: https://youtu.be/crWvOzhc2Ms.

Figura 4 – Acompanhamento de plantio de milho na Agropecuária Canoa Mirim S/A.

Pelo Gráfico 1, é possível ver a relação de visualizações entre as visitas técnicas do “II ConectAgro”. A visita ao Laboratório de Agrotecnologia não foi incluída, pois não foi postada no canal do YouTube do PET-EA, como foram as demais. As duas primeiras visitas atingiram marcas superiores à 100 visualizações, o que pode ser explicado pela apresentação de tópicos não ortodoxos, como foi a terceira visita.

Gráfico 1 – Relações de visualizações entre as visitas do II ConectAgro.

Ao longo do ano de 2021, se pôde analisar que o projeto foi realizado de acordo com a proliferação da COVID-19 na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Apenas depois dos números de vítimas caírem foi que o PET-EA recebeu aceitação na filmagem e atendimento presencial aos locais, algo rejeitado por muitas instituições durante grande parte do ano. Seguindo esse padrão, pode se dizer que o projeto se tornará mais completo com o passar do tempo, conforme a situação de saúde do estado e do Brasil regressar ao normal. O projeto se mostrou de grande interesse entre alunos e professores, pois auxiliar na compreensão de aplicação de conhecimentos teóricos em ambientes mais profissionais. A adaptação escolhida pelo grupo de filmar as visitas foi um grande diferencial, pois tratou de levar conhecimento a qualquer pessoa de um modo mais real, algo que uma aula não teria capacidade. Pontos de dificuldade encontrados durante a execução do projeto devem ser levados em conta até o retorno total de atividades presenciais na Universidade, para que se extraia o melhor dos locais a serem visitados.