O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agrícola (PET-EA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) retomou o projeto “Visitas Técnicas Orientadas”, após um hiato no ano de 2020 devido à pandemia da COVID-19, impedindo os alunos de serem recebidos por instituições da cidade de Pelotas/RS e região. Enquanto o ano de 2021 ainda tenha sido caracterizado pela pandemia, foi possível realizar o projeto com adaptações, focando em levar a instituição ao aluno, ao invés do contrário. A partir disto, se abriu um meio inovador para continuar exibindo o mundo profissional, a vida cotidiana de setores empresariais e acadêmicos, a quem tivesse interesse.
No início de 2021, os Petianos buscaram locais de interesse em Pelotas/RS e região, para que pudessem entrar em contato e assim marcar uma visita técnica. Locais foram classificados de modo a serem encaixados nas cinco grandes áreas do curso, para que seja variado o suficiente, com intuito de atrair o maior número de alunos. Ao mesmo tempo, se realizou uma pesquisa de interesse entre discente e docentes, para compreender o que pessoas de fora do grupo gostariam de ver. Com os interesses internos e externos alinhados, se partiu para o contato com as instituições escolhidas para verificação de disponibilidade. Enquanto algumas mostravam interesse, todas declinaram a oferta, pois a presença de várias pessoas de fora poderia ser maléfica ao estado de saúde dos funcionários dos locais trabalhados.
Com o motivo de rejeição apontado, o grupo estabeleceu uma inversão da metodologia aplicada ao projeto. Ao invés de levar alunos aos locais de interesse, se filmaria as visitas. A gravação seria editada e compartilhada nas redes sociais do PET-EA, com aprovação primária do local visitado por uso de imagens. Contatos com locais de interesse foram reestabelecidos. No entanto, ainda não se mostrava atrativo o suficiente, dessa vez aliado justamente com a preocupação das empresas com o uso de imagem, que poderia servir de má propaganda.
Devido às rejeições de instituições terceiras, o PET-EA buscou atender outro ponto de interesse: mostrar a estrutura e laboratórios utilizados pelo curso ao longo da graduação, para aqueles alunos que ainda não tiveram a oportunidade devido à pandemia. Esse ponto foi aliado com o projeto de “Divulgação do Curso”, que tem intuito de atrair pessoas de fora da faculdade a seus projetos e propósitos. O primeiro local visitado foi o Laboratório de Agrotecnologia, mantido pela Profa. Dra. Gizele Ingrid Gadotti, no “Prédio 33” do Campus Capão do Leão, onde foi apresentado as atividades cotidianas do laboratório e demais funções exercidas por ele e seus integrantes. O vídeo da visita contou com uma parte prática, na exibição de equipamentos e materiais, e uma conversa, tanto sobre o laboratório quanto o curso em si. Se destaca que tanto este quanto as demais visitas técnicas seguiram protocolos de sanidade contra a COVID-19.
Clique nos links abaixo para visualização de ambas as partes:
Figura 1 – Filmagem da visita técnica ao Laboratório de Agrotecnologia.
Conforme o restante dos laboratórios e estruturas do curso estava sendo exibido pelos vídeos do projeto “Divulgação do Curso”, o grupo regressou à busca por instituições privadas para filmagem de visitas técnicas. Com o passar do tempo e muitas rejeições, o projeto culminou a partir de outro projeto, o “II ConectAgro”, onde as visitas técnicas foram um ponto chave para a diferenciação desse evento online dos demais. O grupo se movimentou para conseguir locais até a data do evento, conseguindo três:
- Frigorífico Espinilho, em São Lourenço do Sul/RS;
- Água Mineral Itaara, em Chuvisca/RS;
- Agropecuária Canoa Mirim S/A, em Santa Vitória do Palmar/RS.
Com as parcerias formadas, o grupo partiu em pequenos grupos para cada um dos locais, equipados de câmera e microfone.
No Frigorífico Espinilho, em São Lourenço do Sul, o PET-EA foi recebido pelo dono, Sr. Adriano Schuch, que apresentou todas as operações e processos da produção da carne, desde a engorda até o descarte. O vídeo foi apresentado no primeiro dia do “II ConectAgro” e angariou um total de 147 visualizações, disponível através do seguinte link: https://youtu.be/D-nQ_UOBIgk.
Figura 2 – Adriano Schuch apresenta a estrutura do Frigorífico Espinilho.
Na Água Mineral Itaara, em Chuvisca/RS, o PET-EA foi recebido pelo dono do empreendimento, que explicou como a indústria se originou, e pelos funcionários, que apresentaram os procedimentos de envasamento de água, deste a coleta até a expedição. O vídeo foi apresentado no segundo dia do “II ConectAgro” e angariou um total de 185 visualizações, disponível através do seguinte link: https://youtu.be/yqpP5rR8sNg.
Figura 3 – Dono da Água Mineral Itaara introduz o empreendimento.
Por fim, na última visita técnica do ano, o PET-EA foi à Agropecuária Canoa Mirim S/A, em Santa Vitória do Palmar/RS. O grupo foi recebido pelo Sr. Lauro Ribeiro, ex-petiano e egresso do curso, e é atualmente um dos diretores da empresa. Apresentou todos os serviços e etapas exercidos pela empresa, na parte de gerenciamento de lavouras de arroz, soja, milho e trigo, produção de sementes de arroz, armazenagem de grãos e pecuária de cria, recria e engorda, além de toda a logística de veículos e máquinas. O vídeo foi apresentado no terceiro e último dia do “II ConectAgro” e angariou um total de 82 visualizações, disponível através do seguinte link: https://youtu.be/crWvOzhc2Ms.
Figura 4 – Acompanhamento de plantio de milho na Agropecuária Canoa Mirim S/A.
Pelo Gráfico 1, é possível ver a relação de visualizações entre as visitas técnicas do “II ConectAgro”. A visita ao Laboratório de Agrotecnologia não foi incluída, pois não foi postada no canal do YouTube do PET-EA, como foram as demais. As duas primeiras visitas atingiram marcas superiores à 100 visualizações, o que pode ser explicado pela apresentação de tópicos não ortodoxos, como foi a terceira visita.
Gráfico 1 – Relações de visualizações entre as visitas do II ConectAgro.
Ao longo do ano de 2021, se pôde analisar que o projeto foi realizado de acordo com a proliferação da COVID-19 na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Apenas depois dos números de vítimas caírem foi que o PET-EA recebeu aceitação na filmagem e atendimento presencial aos locais, algo rejeitado por muitas instituições durante grande parte do ano. Seguindo esse padrão, pode se dizer que o projeto se tornará mais completo com o passar do tempo, conforme a situação de saúde do estado e do Brasil regressar ao normal. O projeto se mostrou de grande interesse entre alunos e professores, pois auxiliar na compreensão de aplicação de conhecimentos teóricos em ambientes mais profissionais. A adaptação escolhida pelo grupo de filmar as visitas foi um grande diferencial, pois tratou de levar conhecimento a qualquer pessoa de um modo mais real, algo que uma aula não teria capacidade. Pontos de dificuldade encontrados durante a execução do projeto devem ser levados em conta até o retorno total de atividades presenciais na Universidade, para que se extraia o melhor dos locais a serem visitados.
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