A agricultura é uma atividade econômica responsável pela produção de alimentos que ao longo da história da humanidade ocupou terras férteis, desenvolveu técnicas e procedimentos que tornaram o solo mais produtivo, sempre almejando uma maior produtividade. Com o fortalecimento das cidades e da indústria, a agricultura tornou-se um setor de inovações técnicas e estabeleceu-se uma interdependência entre estes setores.
Nas últimas cinco décadas, o Brasil deixou de ser importador de alimentos para se tornar um dos maiores produtores e exportadores mundiais, sendo responsável por alimentar aproximadamente 1,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Este número tende a aumentar, visto que estamos passando por um crescimento populacional, num nível nunca visto antes, projeções apontam que a demanda global por água aumente em 50% e a necessidade de expansão da produção de alimentos em 35%, até 2030 (EMBRAPA ,2012).
Tendo em vista este crescimento, a agricultura familiar cada vez possui maior importância à segurança alimentar global. Segundo a Organização Nações Unidas (ONU) 2014, às propriedades agrícolas geridas por famílias detêm cerca de 80% da produção de alimentos e 75% dos recursos agrícolas do mundo.
No Brasil não é diferente a agricultura familiar gera grande parte dos empregos no campo e também é responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos nos lares brasileiros (IBGE, CENSO AGROPECUÁRIO 2017). A agricultura familiar desempenha papel crucial na economia de um grande número de municípios, como é o caso de Canguçu-RS, tornando-se desse modo, indispensável para o desenvolvimento do Brasil.
As dificuldades enfrentadas por esses produtores são inúmeras, como a falta de capacitação, mão de obra especializada, crédito para a compra de insumos e maquinários, falta de tecnologia e moradias precárias. Portanto, ao longo do ano de 2022, o grupo desenvolveu a revisão bibliográfica sobre a agricultura familiar, visto que era necessária para os alunos adquirirem o conhecimento necessário sobre o assunto e se encontrarem bem-preparados para a realização do projeto, além de seguir um embasamento científico para as etapas seguintes. Deste modo, a próxima etapa a ser realizada será a aplicação do formulário.