FO UFPel entre as 150 melhores escolas de Odontologia do Mundo

Foi divulgado hoje, 28/07/2021, um ranking de classificações de escolas de Ensino Superior. Na área de odontologia a FO-UFPel ficou classificada entre as 150 primeiras em todo o mundo. A penas outras 4 instituições brasileiras tiveram desempenho igual ou superior. O Global Ranking of Academic Subject considerou os seguintes indicadores: número de artigos publicados, impacto dos artigos indexados no InCities, extensão da colaboração internacional, número de artigos publicados em revistas de impacto e número de docentes premiados internacionalmente.
Os resultados alcançados demonstram que a comunidade acadêmica da FO-UFPel, em especial, o programa de pós-graduação da instituição, tem mantido relevância internacional no desenvolvimento de ciência e conhecimento. Os desafios da escola ainda são enormes para qualificação do ensino: qualificação da estrutura física, informatização dos espaços, retenção de docentes, capacitação de técnicos administrativos, melhoria do processo ensino-aprendizagem, reforma administrativa, entre outros. Esses desafios se tornam maiores mediante a um cenário de corte de 90% do orçamento Ministério da Educação para ensino nessa escola e mais sucessivos cortes no financiamento de pesquisa.
Nesse sentido, a FO-UFPel vem lutando para manter e expandir outras fontes de financiamento como as parcerias com o Sistema Único de Saúde que vem garantindo a continuidade das ações de ensino. Esses modelos de contratualizações também poderão gerar recursos para pesquisas que sejam vinculadas a soluções de demandas clínicas e gerenciais da região onde a UFPel se insere, produzindo evidencias replicáveis em todos o país e no resto do mundo. Os desafios para os próximos anos serão enormes para qualificar ensino e pesquisa, com uma efetiva aproximação entre graduação pós-graduação, e dependerá essencialmente da resiliência e unidade da nossa comunidade em busca de destaques ainda maiores.

Links para saber mais:

Notícia enviada por: Direção FO UFPel (Docente)

Publicado em Notícias.