Bancas >

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2018/2)

Uma proposta de atividade desplugada baseada em um jogo RPG para promover o pensamento computacional e avaliar a colaboração entre estudantes do ensino fundamental
Marcos Saalfeld Bartz

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Prof. Marilton Sanchotene de Aguiar (orientador(a))
Prof. André Rauber Du Bois
Profa. Luciana Foss

Data: 29 de novembro de 2018

Local: Lab1

Resumo do Trabalho:
Atualmente a computação está presente no dia-a-dia da grande maioria da população mudando praticamente todas as atividades humanas, bem como o mundo do trabalho e a forma como elas se relacionam com o mundo. Porém, a disseminação dos conhecimentos da computação ainda é embrionária perante a sua importância. Neste contexto, o objetivo do trabalho é propor uma atividade desplugada para os estudantes do ensino fundamental que visa promover o pensamento computacional e estimular a colaboração. Além da atividade em si, outro objetivo é mensurar o envolvimento do pensamento computacional e a colaboração do jogo proposto.Nesse trabalho foi desenvolvido um jogo de RPG baseado em turnos. O jogo é composto por personagens de 5 elementos diferentes em que certos elementos possuem vantagens sobre os outros, essa dinâmica pretende motivar que os estudantes raciocinem em conjunto para encontrar as melhores soluções para cada caso. A atividade é dividida em quatro aulas em que são explicadas as regras e a dinâmica do jogo, desenvolvendo de forma implícita as habilidades do pensamento computacional. Após a aplicação do jogo é sugerido um instrumento avaliativo que foca em relacionar o gameplay com habilidades do pensamento computacional. Através do trabalho desenvolvido e da sua aplicação, pode ser observado que o jogo é divertido e engloba as habilidades do pensamento computacional em colaboração. Cabe ressaltar, que o jogo pode ser considerado como um desafio complexo para estudantes do ensino fundamental, público alvo deste trabalho.

Publicado em 23/11/2018, na categoria Bancas.