Bancas >

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Prof. André Rauber Du Bois (orientador(a))
Prof. Samuel da Silva Feitosa
Prof. Rafael Iankowski Soares

Data: 25 de julho de 2018

Local: Sala 120

Resumo do Trabalho:

Java é uma linguagem de programação utilizada por milhões de pessoas diariamente, em universidades, empresas e indústrias. Para atender novas demandas e a rápida evolução do setor tecnológico, a linguagem deve adicionar novas funcionalidades. Por ser uma linguagem extensa e complexa, é trabalhoso fazer provas formais de propriedades do Java. O Featherweight Java é um modelo formal mínimo do Java que mantém a sua identidade. Por serem linguagens equivalentes, as funcionalidades implementadas, e provadas, em Featherweight Java podem ser transportadas para o Java. Como exemplo desta técnica, tem-se os tipos genéricos, que foram desenvolvidos no modelo formal mínimo e, após, foram validados e implementados em Java. O Featherweight Java possui um grande potencial de exploração, pois sua simplicidade possibilita a extensão e prova de novas funcionalidades, além de ser ponto de partida para linguagens que estendem o Java. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um compilador para Featherweight Java que gerará em bytecode para ser executado na Máquina Virtual do Java. Isto possibilitará que os programas em Featherweight Java possam ser executados e testados, e seus resultados sejam analisados de forma didática, além disso, será possível estender novas funcionalidades ao compilador, aumentando sua área de atuação. Para exemplificar isto, este trabalho visa, também estender o compilador com interfaces, tanto de maneira formal, como prática. Assim novos exemplos de programas mais complexos pode ser criados e testados, além de que novas propriedades podem ser provadas com esta extensão.
Para mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2018_1/

Publicado em 16/07/2018, na categoria Bancas.