Bancas >

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2019/1)

Desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de textos escritos à mão por crianças do ensino fundamental
Érick Fernandes Moreira

Curso:
Ciência da Computação

Banca:
Profa. Larissa Astrogildo de Freitas (orientador(a))
Prof. Tiago Thompsen Primo
Prof. Ricardo Matsumura de Araújo

Data: 27 de junho de 2019

Local: Auditório da Reitoria

Resumo do Trabalho:

Textos escritos à mão por alunos de séries iniciais do ensino fundamental apresentam diversos desafios ao reconhecimento de texto, dentre eles podemos citar: erros de escrita e caligrafia pouco desenvolvida. Textos em português ainda são pouco explorados neste tipo de aplicação. Dentre eles, podemos encontrar alguns trabalhos que tentam reconhecer a escrita em cheques bancários, aplicação com menos liberade na escrita. Neste trabalho, pretende-se desenvolver um sistema de reconhecimento de textos escritos a mão por alunos de séries iniciais do ensino fundamental. A qualidade do reconhecimento de texto escrito à mão avançou consideravelmente nos últimos anos, conforme resultados obtidos em trabalhos que comparam abordagens que utilizam Redes Neurais Artificiais com abordagens que utilizavam Modelos Ocultos de Markov e apontam melhores resultados com abordagens que utilizam Redes Neurais Artificiais. Em especial, a arquitetura LSTM apresenta bons resultados. Neste trabalho, utilizamos o Tesseract OCR para construção de um modelo baseado na arquitetura LSTM e comparamos, então, o desempenho do modelo criado em relação ao modelo original disponibilizado pelo Tesseract OCR e também ao desempenho encontrado na utilização do OCR presente no Google Drive.

Publicado em 28/06/2019, na categoria Bancas.