Bancas >

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações Finais (2018/2)

Exploração no Projeto de Hierarquia de Memória para Codificação de Vídeo Energeticamente Eficiente no Padrão HEVC
Douglas Silva Corrêa

Curso:
Engenharia de Computação

Banca:
Prof. Daniel Munari Vilchez Palomino (orientador(a))
Prof. Bruno Zatt (coorientador(a))
Prof. Guilherme Corrêa
Mário Saldanha

Data: 06 de dezembro de 2018

Local: Lab 3

Resumo do Trabalho:
Pesquisas mostram que a demanda por vídeos digitais cresce diariamente em uma alta velocidade, devido principalmente aos dispositivos móveis, como smartphones e tablets que facilitam o consumo e disseminação desse tipo de mídia. Além disso, a popularização de serviços que fornecem streaming online, como o Netflix, YouTube, Facebook e Whatsapp, ajuda com que os vídeos digitais estejam mais presentes no cotidiano das pessoas. Considerando as características móveis dos dispositivos citados, há a necessidade da maior autonomia possível de suas baterias.Sendo assim, torna-se necessário a pesquisa em hardwares de alto desempenho e energeticamente eficientes para codificação de vídeo no padrão High Efficiency Video Coding (HEVC). Em sistemas embarcados com bateria limitada a necessidade por memórias de alto desempenho e energeticamente eficientes torna-se ainda maior, já que o consumo de energia está diretamente ligado ao sistema de memória. Considerando que no HEVC a etapa de estimação de movimento (ME) é o processo que mais faz acessos e utiliza a memória, torna-se ainda mais relevante a pesquisa para redução da energia consumida durante esta etapa. Assim, esse trabalho desenvolve uma exploração no espaço de projeto de memória, focando na exploração de hierarquia de memória para encontrar configurações de memória cache energeticamente eficientes para a etapa da ME. A exploração considerou o algoritmo Test Zone Search na codificação de 15 sequências de vídeo diferentes, com características diferentes de resolução, textura e taxa de quadros. As sequências foram codificadas utilizando 4 parâmetros de quantização com a configuração Low Delay. Além disso, foram testadas 32 diferentes configurações de memória cache para encontrar a configuração ótima para cada sequência de vídeo. Para atingir os resultados, foi desenvolvido um simulador de memória cache que considera blocos de tamanho 32×32 e 16×16. Considerando a configuração de cache ideal para cada cenário, atingiu-se uma redução de energia de até 96,71% em relação ao pior caso de hierarquia de memória na etapa de estimação de movimento.

Publicado em 03/12/2018, na categoria Bancas.