Banca de TCC – Felipe Luzzardi da Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Apresentações Finais (2018/1)
Aprendizagem Ciente de Contexto: um estudo de caso utilizando o ambiente virtual OpenRedu
por
Felipe Luzzardi da Rosa
Curso:
Ciência da Computação
Banca:
Prof. Ana Marilza Pernas Fleischmann (orientador(a))
Roger da Silva Machado (coorientador(a))
Prof. Tiago Thompsen Primo (coorientador(a))
Prof. Tatiana Aires Tavares
Prof. Isabela Gasparini
Data: 13/07/2018
Hora: 10:00h
Local: Lab. 2
Resumo do Trabalho:
Com o avanço dos dispositivos eletrônicos conectados à Internet, novas formas de aprendizado têm sido desenvolvidas. Uma destas formas é o aprendizado ciente de contexto, que tem por objetivo utilizar dados contextuais para melhorar o aprendizado do aluno. Ambientes Virtuais de Aprendizado apresentam uma grande quantidade de dados contextuais e são, portanto, boas alternativas para a aplicação de estratégias de aprendizado ciente de contexto.
A ciência de contexto aborda meios para aquisição, modelagem e processamento de dados contextuais, podendo ser explorados pela aplicação de diferentes formas, visando obter uma resposta mais adequada as necessidades do usuário. Uma das formas de se explorar esse conhecimento contextual se dá pelos Sistemas de Recomendação, os quais fazem uso das informações contextuais para apresentar recomendações pertinentes a determinada necessidade.
Neste foco, o presente trabalho tem por objetivo contribuir para a área de aprendizado ciente de contexto a partir da proposta de construção de um Sistema de Recomendação que explora informações contextuais de estudantes, usuários de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para este fim, foi desenvolvido e implementado um Sistema de Recomendação sobre o ambiente de código aberto OpenRedu.
O sistema implementado foi testado e avaliado, sendo constatada a viabilidade do objetivo proposto e a adequação do ambiente para compor uma estratégia mais ampla de adaptação ciente do contexto do aprendiz. Espera-se que, com a continuidade da pesquisa, o OpenRedu possa vir a se tornar um contexto de interesse para a área de aprendizado ciente de contexto.
Para mais informações acesse: http://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2018_1/