Banca de TCC – Eduardo Abreu Xavier
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Apresentações Finais (2018/2)
Análise da utilização das Ferramentas Scratch e StageCast Creator no Ensino Fundamental com foco no Pensamento Computacional
por
Eduardo Abreu Xavier
Curso:
Ciência da Computação
Banca:
Profa. Luciana Foss (orientador(a))
Profa. Tatiana Aires Tavares (coorientador(a))
Prof. Rafael Iankowski Soares
Profa. Eliane da Silva Alcoforado Diniz
Pedro Henrique Ferreira
Data: 30 de novembro de 2018
Hora: 10:00
Local: Sala 436
Resumo do Trabalho:
O Pensamento Computacional surge simultaneamente à necessidade em adquirir conhecimento além da leitura, escrita e operações matemáticas, o qual pode ser entendido como um conjunto de técnicas que utiliza-se de conceitos da computação de forma aplicada para a solução de problemas do cotidiano dos indivíduos. A inserção das habilidades relacionadas ao PC no ensino fundamental pode trazer benefícios para os jovens como, por exemplo, os recursos cognitivos para o desenvolvimento da capacidade de abstração, resolução de problema, modelagem, entre outros; os quais são essenciais em qualquer área na atuação moderna. Softwares direcionados ao público infantil necessitam de uma etapa detalhada de avaliação, a fim de que possam proporcionar um impacto positivo no aprendizado. Há diversos fatores que envolvem a engenharia de software que necessitam de atenção com propósito de adaptar a ferramenta. O objetivo deste trabalho é demonstrar os resultados obtidos através dos testes realizados com os alunos através de um questionário desenvolvido e adaptado ao público infantil onde avalia-se critérios pedagógicos e de engenharia de software e, também faz-se uma comparação entre as ferramentas Scratch e StageCast Creator. Desse modo, foi desenvolvido um questionário voltado ao público-alvo cuja finalidade é a compreensão de como os softwares atuam no desenvolvimento de competências do PC. Para isso foi utilizada uma metodologia prospectiva, na qual o avaliador é o próprio aluno.