Bancas >

Curso:
Engenharia de Computação

Banca:
Profa. Renata Hax Sander Reiser (orientador)
Prof. Mauricio Lima Pilla (co-orientador)
MSc. Anderson Braga de Avila
Prof. Adenauer Corrêa Yamin

Data: 07 de Março de 2017

Hora: 17:30h

Local: Auditório Acadêmico

Resumo do Trabalho: A Lógica Fuzzy Intuicionista (LFI) e a Computação Quântica (CQ) são duas relevantes áreas de modelagem do conhecimento e, portanto, de pesquisa consolidando a análise e a busca de soluções para problemas difíceis de serem resolvidos pela Lógica Clássica. Neste trabalho, demonstramos similaridades entre estas duas áreas bem como usamos a potencialidades de ambos na representação do conhecimento: (i) na abordagem fuzzy, expressando a incerteza presente na natureza, modelando matematicamente a imprecisão inerente da linguagem natural, através da Teoria dos Conjuntos Fuzzy; e (ii)na abordagem intuicionista, como proposta por Atanassov, provendo também uma modelagem da hesitação ao expressar a preferência sobre uma dada alternativa em processos decisórios. Na Teoria dos Conjuntos Fuzzy Intuicionistas, elementos são caracterizados por um par de registradores expressando tanto seu grau de pertinência como seu grau de não pertinência. Assim, a LFI oferece uma possibilidade de lidar com os tipos de dados e informações envolvendo as características subjetivas dos seres humanos, provendo uma modelagem lógica intuitiva aos sistemas de inferência, de forma que efetivamente contribuam nos processos de tomada de decisão. Na outra abordagem, a CQ promove o uso das propriedades e fenômenos da Mecânica Quântica para modelagem da incerteza do mundo físico real. Propriedades como a superposição e o emaranhamento, nos levam a crer que a CQ pode ser mais eficiente do que a computação convencional em várias e mais complexas tarefas para a abordagem clássica. Visando explorar e integrar estas duas áreas, este trabalho pretende prover a descrição e a modelagem de conectivos da LFI via operadores da CQ, objetivando contribuir principalmente com: (i) a descrição via operadores quânticos das classes de operadores básicos da LFI; (ii) desenvolver a modelagem dos conectivos usando o tradicional modelo de CQ com validação no ambiente de simulação quântica VPE-qGM.

Para mais informações acesse: https://wp.ufpel.edu.br/notcc/bancas/historico/2016_2/

Publicado em 03/03/2017, na categoria Bancas.