Projeto DEA, da Universidade Federal de Pelotas, Fazendo a diferença na Escola/ 2018 – 09 e 14 de Maio

Nos dias 09 e 14 de Maio, com o apoio do NUAAD, o  grupo do DEA (Design, Escola e Arte) com o projeto – Viagem ao Futuro, se dirigiu até o Instituto São Benedito, localizado na Félix. Trabalhando com a temática: Expressões Culturais Africanas – TURBANTES, PINTURA FACIAL E MÁSCARAS AFRICANAS.

Com dinâmicas pensadas para remeter à cultura africana, as crianças assistiram no primeiro momento, uma exibição de slides feitos pelo Acadêmico de Jornalismo Micael Araújo, a qual foi apresentada por ele juntamente com com Marcela Lima, também acadêmica do Curso de Jornalismo.

Os oficineiros Manuella, Tassiele, Giórgia, e Alex, apresentaram o filme “ZARAFA” e logo após, coordenaram atividades relacionadas com o filme. Foi proposto um “final”, na qual cada criança (em duplas) foi instigada a elaborar um desfecho para o filme (visto que o mesmo  foi assistido até a metade). Daí então, cada desenho ou texto, teve a finalidade de acionar com o imaginário de cada uma delas, em relação com tudo o que foi apresentado na oficina promovida pelo DEA.

Além disso, houve produção de máscaras (Tassiele e Alex) , Pintura Facial ( Marcela e Giórgia) e gincana (Manuella e Micael)

Todas as atividades foram elaboradas pelo Grupo DEA, complementando oficinas anteriores, realizadas na mesma instituição de ensino. Por causa da demanda, o grupo viu a necessidade de voltar e complementar o que tinha proposto na semana anterior. Em que passar vídeos para melhorar a auto estima das meninas da escola, tranças e maquiagens, visando trabalhar com o ‘reconhecimento’ de si mesma, da beleza e afirmação de cada uma.