Início do conteúdo
    Novidades
  • Oficina de Frações – Primeira parte

    Com um público seleto de professoras interessadas, a Oficina de Frações organizada pelo LAM foi um sucesso!

    Noção de fração, comparação de fração, operações com frações e tantas outras habilidades foram trabalhadas por meio de desafios e de discussão a partir de manipulação de material instrucional.

    A Prática bem fundamentada na Teoria é de suma importância, e nessa oficina concluímos que as discussões e os questionamentos levam os alunos a pensar, e o material didático pode ser um apoio para as soluções de problema.

  • Oficina Literatura e Alfabetização

    No dia 28 de março o LAM recebeu professores e professoras para a primeira parte da Oficina Literatura e Alfabetização, em parceria com a SMED/Pelotas – Projeto Andorinha, ministrada pela professora Rose Miranda e a estudante Tamara Dias. Foi uma noite muito produtiva, com atividades criativas e cheias de trocas.

  • Oficina Quatro Operações

    Dia 25 de março professores da rede municipal de Pelotas, através da parceria entre a UFPel e a SMED – Projeto Andorinhas, participaram da Oficina sobre propostas didáticas e as quatro operações, no LAM, ministradas pelas professoras Rita Ramos, Vanessa Luz e Charlene Pinho, e por estudantes do Curso de Matemática da UFPel.

    Foi um sábado divertido e produtivo, segundo uma das participantes, e os professores discutiram para quais anos e como poderiam adaptar os jogos para seus alunos.

  • Oficinas LAM – março, abril e maio de 2023

    Um dos objetivos do Laboratório Multilinguagens da UFPel é a Formação de Professores mediante o contato dos professores e alunos das Licenciaturas com os docentes das redes de Educação Básica.

    Em parceria com a SMED – Pelotas e a Escola Municipal Ensino Fundamental Professora Luiza Sophia Schmidt Tavares, localizada no bairro Povo Novo, de Rio Grande, o LAM da UFPel ofertará as seguintes oficinas:

    Data Oficina Em parceria com
    25 de março Quatro Operações – Algumas Possibilidades Projeto Andorinhas – sala 309 – Anglo
    28 de março e 04 de abril Literatura e Alfabetização Projeto Andorinhas – sala 309 – Anglo
    10 e 17 de abril Frações Projeto Andorinhas – sala 309 – Anglo
    15 de abril Matemática Lúdica Parceria com escola – EMEF Luiza Tavares – Rio Grande
    20 de maio Tabuada Projeto Andorinhas – sala 309 – Anglo

    As inscrições são realizadas juntamente às escolas e secretarias parceiras.

    Oficinas para o público em geral serão disponibilizadas nos próximos meses.

    Estão previstas outras oficinas, como Tangram, Planejamento, Dobraduras, Expressões Numéricas para os próximos meses.

  • Oficinas para 2023

    Você quer participar de Oficinas presenciais promovidas pelo Laboratório Multilinguagens da UFPel?

    Então preencha o formulário abaixo e nos mande sugestões de oficinas até 15 de março de 2023, que estamos preparando este ano com todo carinho para professores e estudantes de Licenciaturas.

  • Equipe do LAM se reúne para planejamento 2023

    Ao final do ano de 2022, a equipe do LAM se reuniu para planejar as ações de 2023.

    Dentre as metas, estão a promoção de oficinas didáticas em escolas, na sede do LAM e em espaços de educação não formal.

    Foi realizado um balanço sobre as ações no período pandêmico e no retorno presencial.

  • Oficina Contação de Lendas Folclóricas em parceria com o Projeto Andorinhas da SMED/Pelotas

    Dia 19 de novembro ocorreu em parceria com o projeto Andorinhas da SMED/Pelotas a oficina Contação de Lendas Folclóricas, ministrada pela equipe do LAM.
    A partir da Contação de Histórias referentes a lendas do folclore do Rio Grande do Sul, professores e professoras da EMEI Mário Quintana colocaram em movimento a criatividade.

  • Encerramento da Oficina Quatro Operações – Parceria com o Projeto Andorinhas SMED/Pelotas

    No dia 19 de novembro ocorreu o segundo e último encontro da Oficina Quatro Operações, na Escola Municipal Mariana Eufrásia, com o tema multiplicação.

    A partir dos pressupostos da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, as professoras trabalharam diferentes tipos e classes de situações, a partir de jogos didáticos referentes ao Campo Conceitual Multiplicativo.

    Foi uma manhã cheia de alegria e partilha de conhecimentos.