O Projeto de Extensão Oficina Multilinguagens informa que estão abertas até dia 28 de maio as inscrições Oficina Semipresencial Metodologia do Ensino de Trigonometria, ministrada pela professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos e as bolsistas Andréia Sell Quandt e Patricia Casarin Peil.
A oficina tem duração de 20 horas e ocorrerá presencialmente no dia 30 de maio, com início às 19h, na sala 308A do prédio da antiga Cotada, que abriga o CENG e a CPED, além do Laboratório Multilinguagens do LIFE, e online através do ambiente Moodle.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
O público-alvo é de estudantes e professores da Matemática.
No dia 16 de maio a equipe do Laboratório Multilinguagens promoveu a oficina Moodle para Oficinas Multilinguagens. Durante a oficina os alunos tiveram atividades práticas utilizando algumas das principais ferramentas da plataforma, tais como: criação de tópico, criação de URL, criação de questionário, criação de tarefa, inserir vídeos. A oficina foi ministrada pela coordenadora do LAM professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos e o público-alvo é de pessoas da comunidade acadêmica interessadas em ministrar oficinas no LAM.
A equipe do Laboratório Multilinguagens ministrou no dia 14 de maio a oficina Teorema de Pitágoras no polo de apoio presencial de Santana do Livramento.
Os alunos fizeram a construção das relações métricas no triângulo retângulo de forma prática, através da semelhança de triângulos. Após, demonstraram o Teorema de Pitágoras da forma clássica. Por fim, montaram o quebra-cabeças do Teorema de Pitágoras, a fim de ilustrar tal relação.
Essa oficina teve por objetivo construir as relações métricas no triângulo retângulo e deduzir o Teorema de Pitágoras utilizando materiais confeccionados pelos estudantes. O público alvo foi de alunos da Matemática EAD em Santana Livramento, com os ministrantes Geraldo Oliveira da Silva, bolsista do LAM e a Coordenadora do LAM, professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos.
O Projeto de Extensão Oficina Multilinguagens informa que estão abertas até dia 21 de maio as inscrições Oficina Semipresencial Movimentando a Literatura Infantil através de jogos e dobraduras, ministrada pela professora Rose Adriana Andrade de Miranda.
A oficina tem duração de 20 horas e ocorrerá presencialmente no dia 23 de maio, com início às 19h, na sala 308A do prédio da antiga Cotada, que abriga o CENG e a CPED, além do Laboratório Multilinguagens do LIFE, e online através do ambiente Moodle.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicandoaqui.
O público-alvo é de estudantes de Licenciatura em Pedagogia.
O Projeto de Extensão Oficina Multilinguagens informa que estão abertas até dia 14 de maio as inscrições Oficina Semipresencial Moodle para Oficinas Multilinguagens, ministrada pelas professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos e Rose Adriana Andrade de Miranda.
A oficina tem duração de 20 horas e ocorrerá presencialmente no dia 16 de maio, com início às 14h, na sala 308A do prédio da antiga Cotada, que abriga o CENG e a CPED, além do Laboratório Multilinguagens do LIFE, e online através do ambiente Moodle.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicandoaqui.
O público-alvo é de estudantes de Licenciaturas ou interessados em ministrar oficinas pelo projeto.
A oficina Soma de Frações trabalhou com situações envolvendo adição de frações com diferentes denominadores utilizando diversas estratégias, interligando conceitos de várias áreas de forma multidisciplinar. O público alvo foi de estudantes do Curso Normal. A oficina foi ministrada pelos estudantes do curso Licenciatura em Matemática da UFPEL, Patrícia Michie Umetsubo, colaboradora do LAM através do projeto MathLibras e pelos colaboradores Robson Roduit Dias e Pedro Victor Madeira Rodrigues.
O Sábado em Foco, organizado pelo Colégio Pelotense, teve contribuição do Laboratório Multilinguagens com várias oficinas, sendo uma delas a Divisão de Frações. Nessa oficina os alunos do Ensino Fundamental confeccionaram discos de frações e a partir dessa construção foi proposto a eles a resolução de um problema de divisão de frações utilizando o material construído. Tendo como objetivo compreender que as frações representam uma parte de um todo, auxiliando na construção do conceito de frações equivalentes, na representação da fração, no desenvolvimento do conceito de divisão e multiplicação de frações a partir de um problema proposto utilizando o material construído. Os ministrantes da oficina foram a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMat) Aiana Silveira Bilhalva e a bolsista de ensino e monitora de Laboratório de Ensino de Matemática Mônica Falcão Duarte do projeto Laboratório de Multilinguagens (LAM).
A oficina visou deduzir as relações suplementares, explementares, replementares e complementares mediante dobraduras. O público alvo foi estudantes do Ensino Médio. Os Ministrantes foram a professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos, coordenadora do LAM e as colaboradoras Carla Rosane Rickes Kommling, Clarissa Felix Tavares, Milene Castro Garcia que são estudantes do curso Licenciatura em Matemática da UFPEL.
O objetivo da oficina foi trabalhar o raciocínio lógico através de histórias construídas sobre estruturas lógicas matemáticas, sob a forma de enigmas ou/e problemas e perceber falhas cometidas durante o jogo. A oficina foi desenvolvida em 4 momentos: 1º momento: Apresentação da estrutura do jogo. 2º momento: Distribuição do material que foi utilizado, cartas vermelhas e laranjas. O Jogo se desenvolveu em duplas ou trios. Vale ressaltar que o jogo consiste em construir histórias através de estrutura lógica matemática. Foi trabalhado com diferentes cores de cartas, pois o nível de complexidade varia de acordo com as características presentes nas cores das cartas. 3º momento: Foram jogadas algumas rodadas com as cartas anteriormente citadas de acordo com as instruções dadas pelo professor. 4º momento: Foi aplicada uma nova atividade chamada “AXITEMA” que consistem em um raciocínio mais avançado. Este jogo contém 6 histórias e são apresentadas em 36 situações diferentes, com objetivos didáticos e a fim de permitir a possibilidade que as pessoas de diferentes níveis de conhecimento e idade possam participar da solução dos enigmas propostos. O público-alvo foi o Ensino Fundamental (9º ano). Os ministrantes dessa oficina foram as alunas da Matemática da UFPel Patrícia Casarin Peil, bolsista do projeto de extensão do Laboratório Multilinguagens (LAM) e a parceira do mestrado do programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) Letícia Klein Parnoff.
A oficina visou apresentar o software Geogebra e a partir de exercícios propostos, instigar o estudante a interpretar e comparar os resultados, com o gráfico construído no software, assim tentando relembrar de maneira mais lúdica o conteúdo em si. O público alvo foi de estudantes dos anos inicias do ensino médio. Os ministrantes da oficina foram os bolsistas Geraldo Oliveira da Silva do projeto de extensão Oficinas Multilinguagens, vinculadoo ao LAM e Taiane Carrilho Rosa do projeto MathLibras com a colaboração do graduando William Leonardo Peixoto Pereira .
Exibindo registro(s) 161 a 170 de 219 encontrado(s).