Filmes

Brava gente brasileira

O filme foi feito com a participação da comunidade Kadiwéu. Ele retrata a difícil realidade vivida no Brasil, que passa pela dominação de seus  povos através de uma cultura de assassinato, estupro, escravidão, em que os indígenas que sobrevivem são forçados ainda a seguir a religião católica. Dirigido por Lucia Murat, o filme conta a história de uma expedição, com o cartógrafo Diogo, que deve fazer um levantamento tipográfico para a Coroa portuguesa. Tem duração 1h e 44min.

disponível no Youtube: clique aqui

______________________________________________________________

Desmundo

O filme conta a história de Oribela, uma das órfãs portuguesas que foram mandadas ao Brasil para casar com os colonizadores. Oribela queria seguir a vida religiosa, mas é obrigada a casar, e para sua infelicidade total, com um marido que não tem nem um pouco de paciência para com ela. Triste e desesperada, ela tenta fugir para Portugal. Desmundo é um filme brasileiro, lançado em 2003, dirigido por Alain Fresnot, que se passa no cenário de colonização do Brasil, no qual é possível entender um pouco do papel da figura feminina nessa época.

Disponível no Youtube: clique aqui

______________________________________________________________

A legião

O filme tem como cenário o Império Romano, no ano de 475 d.C., quando seu declínio já é muito notável. Sob ameaça de perder territórios para os godos, os romanos tentam uma aliança com os suevos. Há características muito interessantes neste filme, como as relações de poder dentro de Roma, a traição e corrupção que ocorrem no império, a constante ameaça de invasão bárbara, que formam um conjunto de elementos que levou o império ao seu fim. Filme de 2015, dirigido por David Kocar e Petr Kubik, com duração de 1h e 42min, classificação indicativa: 18 anos.

Disponível no Youtube: clique aqui

______________________________________________________________