Filmes

Tempos Modernos

“Tempos Modernos” é um filme mudo, em preto e branco, considerado um dos maiores clássicos cinematográficos existentes. A história ocorre num contexto de industrialização, em que os personagens passam por diversas situações “sufocantes”, tentando sobreviver num ambiente urbano em que destaca-se o desemprego, a fome, protestos e criminalidade.

Já no início da narrativa, é possível ver a falta de condições de trabalho nas fábricas, o abuso e a alienação que sofrem os funcionários.Datado de 1936, o filme foi produzido em Nova York, escrito e dirigido por Charlie Chaplin.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HAPilyrEzC4

________________________________________________________________

Construindo um Império: Roma

Interessante documentário sobre a história do império romano, que aborda características arquitetônicas, artísticas, políticas sobre os romanos, a partir do governo de Júlio César. Explora com profundidade os imperadores, suas tragédias e conquistas, mostrando como cada um chegou ao poder. Documentário produzido pela History Channel, no ano de 2005, nos Estados Unidos.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UFZ_ihWq8CY

________________________________________________________________

A menina que roubava livros

Retratando o cenário de uma Alemanha nazista, em que o nacionalismo é forte, tanto quanto a desgraça aos que não fazem parte dos ideais dele, o filme conta a história da menina Liesel, que passa por grandes mudanças em sua vida, como a morte do irmão, a despedida de sua mãe e a vida em uma casa com novos pais em outra cidade.

 Palavras –chave: Nazismo – Guerra – Alemanha – livros – judeus

Disponível em: https://gloria.tv/post/3EECr9vfWtXp3rrtSntmgjzVG

________________________________________________________________

O menino do pijama listrado

A partir do filme é possível entrar um pouco no cenário alemão da Segunda Guerra Mundial, onde algumas características são bem observáveis, como: um forte sentimento nacionalista, a crença na figura de Hitler como salvador da pátria, a perseguição contra judeus e a crença de um grande Reich alemão sem eles. Disponível no YouTube, em ótima qualidade.

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=qAmXTK4HWks

____________________________________________________________

Pompeia

O filme conta a catástrofe de Pompeia, cidade romana que é destruída no ano de 79 d. C. pela erupção do vulcão Vesúvio. Há muitas características interessantes sobre a Antiguidade no filme, entre as quais a escravidão, os jogos dos gladiadores como diversão popular, o casamento como forma de aliança, a conquista romana e o massacre de povos derrotados, podem ser citados. Filme dirigido por Paul W. S. Anderson, 2014.

Palavras-chave: Roma – Pompeia – gladiadores – Vesúvio

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=qstlbMh95Cc