O Instituto de Ciências Humanas por meio de sua comunidade acadêmica, discentes, docentes técnico-administrativos e terceirizados, lamenta o falecimento de MIGUEL CALDAS MACHADO, estudante […]
O Instituto de Ciências Humanas informa a publicação do EDITAL Nº 001/2024, para SELEÇÃO de PROFESSOR FORMADOR – CLHD/UAB/UFPel. O Processo Seletivo destina-se ao […]
O Núcleo de Transporte, através deste, informa o encerramento do contrato de Abastecimento (028/2013) no dia 05 de julho de 2018, e por consequência os cartões Nutricash/Maxifrota não deverão ser utilizados posterior a essa data.
Novo certame licitatório ocorreu em 29 de junho de 2018, pregão 041/2018 – Contratação Empresa Gestora Fornecimento Combustíveis.
Após o encerramento do pregão, e a devida homologação da proposta vencedora informaremos os devidos procedimentos para a sequencia do serviço de abastecimento dos veículos da frota oficial da Universidade.
Na reunião do dia 20 de junho de 2018 o Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas aprovou o Calendário Eleitoral proposto pela Comissão indicada para conduzir o processo no ICH, nos termos do Edital, como segue.
A Comissão Eleitoral, do Conselho Departamental, comunica que estarão abertas as inscrições para os/as candidatos/as que desejem concorrer à Direção do Instituto de Ciências Humanas/ ICH da Universidade Federal de Pelotas/ UFPel, conforme segue:
1. A inscrição dos/as candidatos/as será no período de 17 a 19 de setembro do ano corrente, das 14h às 18h, na Secretaria do ICH;
2. As inscrições para concorrer ao cargo de Diretor/a e Vice-Diretor/a serão feitas por CHAPAS, um nome para Diretor/a e outro para Vice-Diretor/a;
3. Somente podem inscrever-se docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior, ocupantes dos cargos de Professor/a Associado/a ou de Professor/a Adjunto/a (nível 4), portadores/as do título de doutor/a;
4. A divulgação das homologações das candidaturas pela Comissão Eleitoral será realizada em 24 de setembro do ano corrente e estará disponível para consulta na Secretaria do ICH;
5. Candidaturas não homologadas terão prazo de 48 horas para recurso;
6. A consulta à comunidade acadêmica ocorrerá em 16 de outubro do ano corrente, nas dependências do ICH;
7. O pleito eleitoral será realizado em 18 de outubro do ano corrente pelo Conselho Departamental/ CD, em reunião convocada para esta finalidade. Na reunião serão apresentados os candidatos inscritos, os quais deverão fazer sua apresentação durante quinze minutos e entregar ao CD documento contendo sua proposta de trabalho para Gestão;
8. Será considerado vencedor os candidatos que obtiverem a maioria simples dos votos válidos;
9. Em caso de empate será considerado o critério de antiguidade na carreira para desempate; e
10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.
CRONOGRAMA
Inscrição dos/as candidatos/as
17 a 19 de setembro de 2018
Homologações das candidaturas
24 de setembro de 2018
Consulta à comunidade acadêmica 16 de outubro de 2018
Pleito eleitoral
18 de outubro de 2018
Pelotas, 20 de junho de 2018.
Comissão Eleitoral
Servidor Docente Moisés Ortemar Rehbein
Servidora Técnica-administrativa Thaise Schaun
Discente Rui Delgado
Para melhoria na qualidade dos serviços prestados pela Seção de Perícia Médica aos/às estudantes da Universidade, solicitamos ampla divulgação das informações que seguem:
1. A Seção de Perícia Médica possui a responsabilidade de recebimento de atestados de estudantes somente acima de 3 dias de afastamento. Inferior a esse período deverão ser recebidos diretamente nos respectivos colegiados.
2.Avaliação de Segunda Chamada NÃO requer avaliação pericial na Seção de Perícia Médica, devendo ser solicitada diretamente no Colegiado do Curso.
Resolução nº 14 de 28 de outubro de 2010 dispõe sobre o Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel:
“Art. 68 O discente que, por impedimento legal, doença atestada por serviço médico de saúde ou motivo de força maior, devidamente comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que requeira por escrito ao Colegiado de Curso até 3 (três) dias úteis após a realização da avaliação anterior.”
3. Exercício Domiciliar: O/a acadêmico/a que se enquadrar nas situações abaixo relacionadas poderá procurar a Seção de Perícia Médica (Rua Gomes Carneiro, 01 Sala 210 – Campus Anglo) solicitar exercícios domiciliares através do preenchimento de formulário específico e apresentar atestado médico. A Perícia irá analisar e emitir parecer, encaminhando o formulário ao colegiado do curso. Em caso de deferimento, o colegiado deverá comunicar o/a professor/a responsável pela disciplina para que este providencie o atendimento especial. O/a aluno/a, ao tomar conhecimento do deferimento da solicitação, também deverá entrar em contato com o/a professor/a responsável pela disciplina.
Resolução nº 14 de 28 de outubro de 2010 que dispõe sobre o Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel:
“Art. 32. Será assegurado, sem prejuízo da legislação em vigor, exercício domiciliar no processo de ensino e de aprendizagem, resguardada a qualidade do trabalho acadêmico:
a) à aluna gestante que, por ordem médica, esteja impedida de frequentar as atividades acadêmicas;
b) licença maternidade;
c) ao discente com afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos, doenças infecto-contagiosas ou outras condições caracterizadas por incapacidade física, incompatível com a freqüência normal às atividades acadêmicas;
d) ao discente portador de necessidades educativas especiais, quando não for possível sua integração ao ambiente acadêmico.
§ 1º. O tratamento excepcional será autorizado pelo Colegiado de Curso com aquiescência da respectiva Unidade Acadêmica, com base em requerimento acompanhado de laudo médico, emitido até o décimo quinto dia posterior à ocorrência do fato impeditivo
§ 2º. A concessão de tratamento excepcional fica condicionada à possibilidade de garantia de continuidade do processo didático-pedagógico.
§ 3º. O laudo médico deverá ser homologado pela perícia médica da Universidade Federal de Pelotas.
§ 4º. A Diretoria de Registros Acadêmicos deverá ser comunicada imediatamente, no caso do regime de exercício domiciliar ser concedido.
Art. 33. Não será concedido exercício domiciliar ao discente matriculado em atividade isolada, e ao discente matriculado nas atividades curriculares que ofereçam:
I – estágio curricular;
II – práticas laboratoriais ou ambulatórias;
III – atividades cuja execução não possa ocorrer fora do ambiente da Universidade Federal de Pelotas;
IV – demais atividades cuja natureza seja incompatível com o exercício domiciliar.”
4. Trancamento Geral de Matrícula (Resolução 16/2016): deverá ser solicitado pessoalmente pelo/a aluno/a (mediante apresentação de documento de identificação) ou por procurador (mediante a apresentação de documento procuratório) diretamentena Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA no Núcleo de Atendimento ao Aluno – na sala 101, onde o/a acadêmico/a preencherá um formulário específico para tal finalidade, e o mesmo será analisado e registrado no ato da solicitação, sem necessidade de ser repassado ao Colegiado.
No que tange a necessidade de trancamento por motivo de saúde do/a próprio/a aluno/a a Coordenação de Registros Acadêmicos encaminhará a Seção de Perícia Médica da UFPel.
A Seção de Perícia Médica está localizada no Campus Porto, Rua Gomes Carneiro, 01 – sala 210. Telefone 53-32843985. Horário de atendimento das 8h às 20h.
Informamos que no prédio do Campus II (Almirante Barroso, 1202) algumas salas de aula estão com os quadros com condições de uso inadequados, no entanto, a troca desse item será realizado somente no período de férias em virtude das particularidades descritas abaixo:
1 – Não há quadros em estoque no almoxarifado 05 para reposição;
2- Foram adquiridos quadros de vidro no final do ano passado para serem instalados antes do início do semestre de 2018-1, contudo houve atraso na fabricação desse material, e a entrega também atrasou, chegando apenas em maio deste ano;
3 – Com as aulas em andamento e com as salas com quase 100% de seus horários ocupados, a troca dos quadros será feita no período de férias, pois como se trata de material com risco (quadros de vidro) para os usuários, caso eles quebrem, foi acordado que a troca aconteceria entre 06/08/2018 e 10/08/2018;
5 – Como se trata de material com risco de quebrar, não há possibilidade de deixá-lo na sala sem a instalação imediata;
4 – Pedimos a compreensão de todos, porque há situações que não são do controle da Universidade, como o atraso na entrega, entre outros fatores.
Ademais, aproveito para informar que chegaram hoje, dia 15/06/2018, os marcadores de quadro branco, os quais serão distribuídos nos prédios gerenciados pela SACE na segunda feira dia 18/06/2018.
Observação: Nos demais prédio em que o mesmo problema está ocorrendo, as orientações são as mesmas.
É com profundo pesar que noticiamos o falecimento de Diego Vargas Moraes, estudante do Curso de Bacharelado em Antropologia, ocorrida hoje, 13/06/2018. Diego tinha ativa participação na divulgação de eventos acadêmicos para estudantes das Ciências Humanas, sempre incentivando demais colegas a se envolverem nas mais diversas atividades acadêmicas.
O Bacharelado em Antropologia, em luto, suspende as aulas no dia de hoje, 13/06/2018. Uma comitiva formada por docentes e estudantes sairá do ICH, Campus Alberto Rosa, às 16h30 para prestar solidariedade à família enlutada.
Geografia do ICH e do Colégio Municipal Pelotense em parceria
Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/06/18) ocorrerá um evento organizado sob a coordenação do professor João Nei Pereira das Neves, do Colégio Municipal Pelotense (CMP)que marca a parceria entre o ICH e o CMP, por intermédio da Geografia.
O objetivo é aproximar da escola o saber acadêmico produzido na universidade e vice-versa, usando como foco o saber geográfico. Durante os dois dias professores e estudantes das duas instituições terão a oportunidade de trocarem conhecimentos, ideias e compartilhar trabalhos acadêmicos produzidos no âmbito da Geografia.
A participação é gratuita e será conferido certificado de participação aos estudantes das duas instituições que estiverem interessados.
Veja a programação do evento.
Dia 14/06 – Quinta-feira
7h30min – Credenciamento
8h – Abertura
8h45min – Momento Cultural
9h10 min – MESA 1 “A Formação do
Professor de Geografia” PROF. DR. SIDNEY GONÇALVES VIEIRA PROF. DRDO. DIONE DUTRA LIHTNOV PROF. MS. CARLOS ALBERTO BARZ PROF. CLAUDIONALDO GOMES BEZERRA
9h50min – Intervalo
19h – Credenciamento
19h30min – Momento Cultural
20h – Apresentação de Trabalhos
20h45min – Intervalo
21h – Apresentação de Trabalhos
Dia 15/06 – Sexta-feira
7h30min – Credenciamento
8h – Momento Cultural
9h10min – MESA 2 “Ensinar e aprender
Geografia na perspectiva inclusiva
integrando Universidade e Escola” PROF. DR. SANDRO DE CASTRO PITANO PROFª. DRª. ROSA ELENA NOAL PROF. ANTONIO CARLOS BREM COI
9h50min – Intervalo
19h – Momento Cultural
19h30min – Apresentação de Trabalhos
20h20min – Oficinas
“Cidade e Cidadania: Participação popular e autonomia”.
Estão abertas as inscrições para mais um encontro do Curso de Extensão O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil (UFPel). O evento será 12/06, às 19h, no Auditório do Campus II-ICH/UFPel (Almirante Barroso, 1202), e a oficina será a seguinte: Sidney Gonçalves Vieira, Robinson Santos Pinheiro, com a participação do Laboratório de Estudos Urbanos (LEUR/ICH/UFPel) e do Observatório de Conflitos Urbanos (UCPel): “Cidade e Cidadania: Participação popular e autonomia”.
Considerando que a crise no abastecimento de combustíveis ainda não permite que nesta quarta-feira (30) restabeleçam-se as plenas condições de deslocamento da comunidade acadêmica;
considerando que na quinta-feira é feriado nacional;
considerando que, mesmo que a partir desta quarta-feira amenizem-se as consequências da crise, dificilmente a universidade estará na sexta e no sábado em condições de pleno funcionamento, dada a instabilidade gerada na última semana, a Reitoria comunica que:
a) na quarta-feira, 30 de maio, todas as atividades acadêmicas permanecem suspensas;
b) em relação às atividades administrativas, continuam desde logo justificadas as ausências daqueles servidores que, dadas as dificuldades de deslocamento, não puderem comparecer ao trabalho;
b) fica decretado ponto facultativo na sexta-feira, dia 01/06, e no sábado, 02/06;
c) o Restaurante Universitário do Capão do Leão não abrirá esta semana;
d) na quarta-feira, o Restaurante Universitário da Telles atenderá somente aos bolsistas; não abrirá na quinta e na sexta-feira; no final de semana mediante aquisição de tíquetes;
e) o Restaurante Universitário da Santa Cruz funcionará normalmente para o almoço e a janta na quarta-feira, na quinta-feira (com aquisição de tíquetes) e na sexta-feira;
f) a Reitoria proporá ao Cocepe que analise oportunamente a conveniência de adequação do Calendário Acadêmico, de forma a garantir o encerramento do ano letivo em 2018.
Seminário em Estudos Interdisciplinares em Patrimônio
Jesuítico-Guarani
09 e 10/08/2018,
Museu do Doce em Pelotas-RS
O evento é fruto de colaborações entre a UFPel, a UFMG e a Universidade Técnica de Munique (TUM, Alemanha), no âmbito de estudos da Ciência da Conservação em bens culturais Jesuítico-Guarani.
Tem como objetivo discutir estudos inter e transdisciplinares desenvolvidos no tema de patrimônio Jesuítico-Guarani com a aplicação das ciências em questões artísticas, históricas, sociais, museológicas, patrimoniais e de conservação-restauração.
Tem como público alvo estudantes, pesquisadores e profissionais em museologia, arqueologia, história, antropologia, conservação-restauração, ciência da conservação, ciência do patrimônio e áreas correlatas para compartilharem e discutirem resultados obtidos e metodologias utilizadas em suas pesquisas, para discutirem e mostrarem possibilidades da aplicação das ciências duras na elucidação de questões patrimoniais, para promoverem discussões interdisciplinares e para dialogarem sobre possíveis futuras cooperações em níveis nacional e internacional.
Espera-se também receber pesquisadores, profissionais e estudantes que trabalhem com outros temas, mas que tenham interesse na atuação conjunta entre ciências humanas e ciências duras.
O projeto é uma parceria entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o Departamento de Museologia, Conservação e Restauro da UFPel (DMCOR-UFPEL) e o Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado (IEA-USP).
O objetivo principal deste conjunto de debates é reunir especialistas de diversas áreas da conservação e restauração de bens culturais, tais como museólogos, conservadores, restauradores, curadores e cientistas da conservação, para discutir tópicos de relevância com transmissão online e participação em tempo real dos espectadores, permitindo acesso e participação o mais abrangente e democrático possível.
O Instituto de Ciências Humanas por meio de sua comunidade acadêmica, discentes, docentes técnico-administrativos e terceirizados, lamenta o falecimento de […]