Projeto reinicia atividades em Comunidades Quilombolas e Indígenas

Projeto de Extensão Etnodesenvolvimento e Direitos Culturais em Comunidades Quilombolas e Indígenas retoma o diálogo com as comunidades da região

Rosane_Casa_AcolhidaRosane_Ricão_Couro

Rincão_Couro_2

A equipe do Projeto de Extensão Etnodesenvolvimento e Direitos Culturais em Comunidades Quilombolas e Indígenas, em execução desde o início de 2014, reiniciou  as atividades em  Piratini no dia 15 de março de 2015, por meio de reunião com integrantes da Pastoral Afrobrasileira daquele município, organização parceira do projeto. Na ocasião discutiu-se a situação de algumas comunidades do município e prioridades de atuação da equipe. A visita finalizou com uma visita às obras de reconstrução da Casa da Acolhida, local em que as integrantes da Pastoral Afrobrasileira desenvolvem diversos projetos sociais. Participaram da atividade as Profas. Rosane A. Rubert (coordenadora do projeto) e Lori Altmann, assim como o técnico em audiovisual Francisco Salles, que também integra a equipe.

No dia 23 de março, também naquele município, houveram reuniões da coordenadora do projeto e representantes da Pastoral com integrantes das parentelas que compõe a comunidade Fazenda Cachoeira, com a EMATER e com o presidente da Associação Quilombola da comunidade Rincão do Couro.

As atividades tiveram continuidade no dia 27 de março, com uma visita à comunidade Fazenda Cachoeira na parte da manhã, e uma reunião com a comunidade Rincão do Couro no turno da tarde, ocasião em que se discutiu problemas relativos à organização da Associação, a viabilidade de algumas atividades de formação requeridas pela comunidade e a continuidade da reconstitução da memória, a qual pretende-se levar a termo por meio de recursos audiovisuais. Participaram das atividades deste dia, junto às comunidades, a Profa. Rosane A. Rubert, as colaboradoras Luana Falcão (estudante do curso de Antropologia) e Luana Padilha Correa (bióloga e técnica administrativa do ICH), além do técnico em audiovisual da universidade Francisco Salles. Pela Pastoral Afrobrasileira, se fez presente a assistente social Eva Pinheiro.