Início do conteúdo
    Notícias
  • Formatura Interna 2018/1

    FORMATURA INTERNA 2018/1

    A Direção do Instituto de Ciências Humanas definiu a data para a realização da Cerimônia Interna de Colação de Grau, referente aos alunos que concluíram seus cursos em 2018/1.

    A Formatura Interna será realizada

    12 de setembro de 2018 – quarta-feira

    às 20h

    Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Rua Benjamin Constant, 1359

    A cerimônia será única para todos os cursos do ICH.

  • Começa nesta quinta (16) o segundo semestre letivo na UFPel

    A UFPel retoma nesta quinta-feira (16) suas atividades acadêmicas, com o começo do segundo semestre letivo de 2018. As aulas irão até 15 de dezembro, com os exames sendo realizados até o dia 22 de dezembro. Desta forma, conforme o Calendário Acadêmico da Instituição, estarão contemplados os cem dias letivos do segundo semestre do ano. Na UFPel, são cerca de 17 mil alunos de graduação. Destes, por volta de mil, neste semestre, são calouros. Cerca de 2,5 mil estudantes frequentam os cursos de pós-graduação da Universidade em seus três níveis, especialização, mestrado e doutorado.

    Confira o Calendário Acadêmico de 2018 em Calendario-Academico-2018_v07-02AGO2018-1.

    O semestre é marcado pelo começo das comemorações dos 50 Anos da Universidade, que se completarão em 8 de agosto de 2019. As festividades já começaram no último dia 8, com a comemoração dos 49 Anos e lançamento da programação do Cinquentenário. As próximas atividades serão os piqueniques dos dias 27 e 28 de agosto, que se realizarão do meio-dia às 14h, no Anglo no dia 27 e no Capão do Leão no dia seguinte. Em breve, toda a programação do Cinquentenário será divulgada para a comunidade.

    Siiepe inscreve até 31/8

    A quarta edição da Siiepe (Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPel, que se realizará de 22 a 26 de outubro, está com inscrições abertas até 31 de agosto. Serão cinco grandes eventos ocorrendo simultaneamente, no Anglo e no Campus 2, que serão o II Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o IV Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o V Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o XX Encontro de Pós-Graduação (Enpos) e o XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC).

    A novidade neste ano será a realização da atividade Sua Tese em Três Minutos (3MT), a ser desenvolvida em um turno da Semana, em data ainda a ser definida. No evento, doutorandos dos 27 programas que têm este nível na UFPel terão três minutos para, numa linguagem coloquial e não científica, explicar para o público a importância da sua tese.

    Uma comissão da sociedade em geral, não vinculada à Universidade, escolherá a melhor apresentação, que será premiada. Cada programa de pós-graduação poderá enviar apenas um doutorando para a atividade, que será escolhido em processo que ocorrerá dentro dos PPGs. A inscrição para esta atividade ocorrerá em período ainda a ser definido. Saiba mais sobre o 3MT em https://wp.ufpel.edu.br/enpos/ .

    Oficinas

    As inscrições para submissão de propostas de oficinas a serem oferecidas na Semana Integrada encerram nesta quinta-feira (16). Os ministrantes podem ser alunos de graduação e pós-graduação, professores, técnico-administrativos da UFPel e de outras universidades, além dos integrantes do Fórum Social. Saiba mais em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/07/23/4a-siiepe-abre-inscricoes-para-propostas-de-oficinas/.

    Todas as informações sobre a Siiepe, inscrições e isenção de inscrições estão disponíveis no site do evento, que é o https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/ .

    O Regulamento Geral da Semana, com informações como os procedimentos para isenção da taxa de inscrição, está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/ .

    Acabou a espera

    Esta quinta-feira (16) é marcada pelo começo da circulação do transporte alternativo para o Campus Capão do Leão, antiga e forte reivindicação da comunidade. Saiba todas as informações, horários e trajetos em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/08/14/comeca-nesta-quinta-16-o-transporte-de-apoio-para-o-campus-capao-do-leao/ .

    RU do Anglo

    O Restaurante Universitário do Anglo deverá começar a funcionar no inicio de 2019. A obra física deverá estar totalmente pronta em 60 dias. Algumas questões como as relativas à acessibilidade ainda têm de ser atendidas. Além da instalação de estruturas como coifas na cozinha. E também é necessário licitar a empresa que atuará no local.

    Reitoria Itinerante

    Está sendo divulgada a programação do projeto Reitoria Itinerante, realizado no Campus Capão do Leão, para o segundo semestre de 2018. A atividade terá início no dia 27 de agosto e irá até 7 de dezembro, conforme a programação das semanas listadas abaixo. Diante disso, a Reitoria sugere que as unidades do Capão do Leão façam suas agendas, com as respectivas pró-reitorias e gabinetes,  a fim de que  as reuniões ocorram na sala do gabinete itinerante, localizada junto ao Centro de Convivência.
    No dia 28 de agosto, o reitor Pedro Curi Hallal estará no gabinete itinerante atendendo à comunidade acadêmica, estudantes, técnicos e docentes, por agendamento prévio junto ao Gabinete da Reitoria.

    Semanas em que haverá atendimento das Pró-Reitorias e Gabinetes da Reitoria e da Vice-Reitoria:

    De 27 a 31 de agosto

    De 10 a 14 de setembro

    De 24 a 28 de setembro

    De 15 a 19 de outubro

    De 5 a 9 de novembro

    De 19 a 23 de novembro

    De 3 a 7 de dezembro

    Cronograma por setor

    Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    Manhã Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Gabinete do Reitor Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
    Tarde Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Pró-Reitoria de Ensino Gabinete do Vice-Reitor Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento

    Fonte da notícia: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/08/15/comeca-nesta-quinta-16-o-segundo-semestre-letivo-na-ufpel/

  • DIA DO PATRIMÔNIO TERÁ EXPOSIÇÃO PINTURAS DECORATIVAS: RESGATANDO TÉCNICAS

    O Dia do Patrimônio 2018 que tem como tema Pelotas Imaterial: Saberes, Fazeres e Ofícios”, com enfoque no patrimônio imaterial do município, a “Exposição Pinturas Decorativas: Resgatando Técnicas” fará parte da programação deste ano.

    A exposição apresenta o resultado das atividades práticas desenvolvidas na disciplina de Introdução à Conservação e Restauração de Pinturas Decorativas do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração – ICH/UFPel ministrada pela professora Andréa Lacerda Bachettini, que tem como objetivo preservar as técnicas de pinturas aplicadas às paredes dos prédios históricos da cidade de Pelotas.

     

    De 17 a 31 de agosto de 2018.

    Local: Porão do Museu do Doce –  Praça Cel. Pedro Osório, n0 8 – Centro

    Pelotas – RS.

     

     

    Acadêmicos que participam da exposição:

     

    Bianca Barbosa Bandeira

    Carolina Moraes Marchese

    Clovis Joni De Avila Madruga

    Elisa Elias Cabete

    Francielle Rosa Dos Santos

    Giovana Borges Peres

    Helena Amaral Guedes

    Jacqueline Da Silva Basilio

    Juliana Iost Damasceno

    Lisiane Gastal Pereira

    Lindsay Rocha Taveira

    Luiz Ubirajara Nolasco Gonçalves

    Maria de Araujo Isquierdo

    Mario Fernando Ramos Marques

    Ricardo Coelho Gonçalves

    Sandra Cedrez Macedo Oliveira

     

    Montagem da Exposição:

     

    Andréa Lacerda Bachettini (coordenadora)

    Helena Amaral Guedes

    Isis Fófano Gama

    Jacqueline Da Silva Basilio

    Kerllen Cavalheiro

    Sandra Cedrez Macedo Oliveira

    Profa. Dra. Andréa Lacerda Bachettini

  • Avaliação dos Docentes pelos Discente 2018/1

    A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPEL informa que está aberto o período para os discentes avaliarem as disciplinas que estão cursando no semestre em curso (2018/1).

    Para isso basta:

    • acessar o sistema COBALTO na opção “aluno” e clicar na opção “cadastros”; e
    • escolher a opção “avaliação de disciplinas 2018/1”;

    Os alunos poderão avaliar todas as disciplinas em que estão matriculados, inclusive aquelas com matricula especial, e avaliar todos os professores, mesmo quando há mais de um na mesma disciplina. As respostas são objetivas, tendo um espaço para comentários, críticas e elogios ao professor.

    A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) solicita atenção para essa avaliação considerando a necessidade de que os docentes sejam avaliados pelos discentes para que tenham suas Progressões e Promoções.

  • Exposição. Margens: Diferentes formas de habitar Pelotas

    O Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), do Departamento de Antropologia e Arqueologia (DAA) do Instituo de Ciências Humanas, convida para a exposição “Margens: diferentes formas de habitar Pelotas”. O evento ocorre no Museu Histórico da Biblioteca Pública Pelotense, de 12 de julho a 19 de agosto.

  • ICH comemora os 10 anos do Curso de Conservação e Restauração

    O Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis do ICH comemora 10 anos

    Nesta segunda-feira, dia 16 de julho de 2018, acontece a comemoração dos 10 anos de criação do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, o evento será realizado das 17h:30 às 19h, no Auditório do ICH Campus 2  (prédio anexo, andar térreo) localizado à  Rua Almirante Barroso, 1202 , Centro, Pelotas, RS.

    O Colegiado espera reunir docentes, técnicos, discentes e egressos do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis  para comemorar esta data especial, será um momento festivo e contará com a apresentação musical do Programa de Extensão em Percursão da UFPel (PEPEU) coordenado pelo professor José Everton da Silva Rozzini.

    O curso foi criado, em 15 de julho de 2008, pelo grupo de professores Fabio Vergara Cerqueira, Francisca Ferreira Michelon,  Maria Letícia Mazzuchi Ferreira e Magarete Gonçalves.

    O curso tem como objetivo orientar as ações didático-pedagógicas na formação de  Bachareis em Conservação e Restauração de Bens Culturais e já formou 89 Conservadores-Restauradores. Estes profissionais tem a importante missão de trabalhar em prol da preservação e conservação do patrimônio cultural brasileiro.

    O corpo docente é composto pelos professores Daniele Baltz da Fonseca (coordenadora), Andréa Lacerda Bachettini, Francisca Ferreira Michelon, Karen Veleda Caldas, Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, Maria Letícia Mazzuchi Ferreira, Roberto Heiden, Silvana de Fátima Bojanoski, Thiago Sevilhano Puglieri, Juliane Conceição Primon Serres, Pedro Luiz Machado Sanches e as professoras substitutas Raquel França Garcia Augustin e Rita Juliana Soares Poloni e complementam a equipe as técnicas administrativas Ângela Tavares (secretária) e Keli Cristina Scolari (restauradora).

    Profa. Dra. Andréa Lacerda Bachettini