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    Notícias
  • Exposição. Margens: Diferentes formas de habitar Pelotas

    O Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), do Departamento de Antropologia e Arqueologia (DAA) do Instituo de Ciências Humanas, convida para a exposição “Margens: diferentes formas de habitar Pelotas”. O evento ocorre no Museu Histórico da Biblioteca Pública Pelotense, de 12 de julho a 19 de agosto.

  • ICH comemora os 10 anos do Curso de Conservação e Restauração

    O Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis do ICH comemora 10 anos

    Nesta segunda-feira, dia 16 de julho de 2018, acontece a comemoração dos 10 anos de criação do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, o evento será realizado das 17h:30 às 19h, no Auditório do ICH Campus 2  (prédio anexo, andar térreo) localizado à  Rua Almirante Barroso, 1202 , Centro, Pelotas, RS.

    O Colegiado espera reunir docentes, técnicos, discentes e egressos do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis  para comemorar esta data especial, será um momento festivo e contará com a apresentação musical do Programa de Extensão em Percursão da UFPel (PEPEU) coordenado pelo professor José Everton da Silva Rozzini.

    O curso foi criado, em 15 de julho de 2008, pelo grupo de professores Fabio Vergara Cerqueira, Francisca Ferreira Michelon,  Maria Letícia Mazzuchi Ferreira e Magarete Gonçalves.

    O curso tem como objetivo orientar as ações didático-pedagógicas na formação de  Bachareis em Conservação e Restauração de Bens Culturais e já formou 89 Conservadores-Restauradores. Estes profissionais tem a importante missão de trabalhar em prol da preservação e conservação do patrimônio cultural brasileiro.

    O corpo docente é composto pelos professores Daniele Baltz da Fonseca (coordenadora), Andréa Lacerda Bachettini, Francisca Ferreira Michelon, Karen Veleda Caldas, Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, Maria Letícia Mazzuchi Ferreira, Roberto Heiden, Silvana de Fátima Bojanoski, Thiago Sevilhano Puglieri, Juliane Conceição Primon Serres, Pedro Luiz Machado Sanches e as professoras substitutas Raquel França Garcia Augustin e Rita Juliana Soares Poloni e complementam a equipe as técnicas administrativas Ângela Tavares (secretária) e Keli Cristina Scolari (restauradora).

    Profa. Dra. Andréa Lacerda Bachettini

  • Auditório do Campus II do ICH recebe cadeiras da FAEM

    O Auditório do Terceiro Piso do Campus II do Instituto de Ciências Humanas (ICH), na Rua Almirante Barroso, 1202,  recebeu cadeiras que estavam no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) em substituição às cadeiras antigas, em pior estado.

    A iniciativa foi acordada entre a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e a Direção do ICH. A arquiteta Cintia Essinger, da PROPLAN, definiu o layout possível, colocando 124 poltronas no espaço do auditório.

    Segundo o pró-reitor, professor Otávio Peres, o próximo passo será investir na colocação de cortinas no auditório e os demais equipamentos para projeção e sonorização do ambiente.

     

  • Seleção para alunos bolsista PIBIC CNPq /UFPel – Núcleo de Documentação Histórica

    O NDH UFPel torna público o processo de seleção de Bolsista PIBIC CNPq/UFPel, conforme orientações abaixo.

     

    As inscrições devem ser feitas por e-mail (ndh.ufpel@gmail.com) com assunto “Inscrição Bolsa PIBIC CNPq/UFPel“, e as seguintes informações no corpo do texto: Nome completo, Número de Matrícula, Curso (licenciatura ou bacharelado em História), semestre de matrícula, telefone de contato.

    Serão aceitas inscrições recebidas até as 23h59min59seg do dia 13 de julho de 2018. Em hipótese alguma serão consideradas inscrições recebidas após esse horário.

    Requisitos:

    • Alunos dos cursos de História Licenciatura ou Bacharelado;
    • Ter ainda, pelo menos, um ano no curso;
    • Ter bom rendimento;
    • Possuir disponibilidade de 20 horas semanais.

    O histórico deve ser entregue no dia da entrevista, que será na segunda-feira, dia 16 de julho, às 17 horas, na sala 144, NDH/UFPel.

     

  • Cidades em Transe: margens em transformação

    O GEEUR – Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos – do Departamento de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências Humanas, promove, pelo segundo ano o projeto Margens: grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas, realiza o evento Cidades em Transe: Margens em Transformação. O evento pretende propor rodas de conversa com  grupos e comunidades com quem dialogamos, para discutir e refletir sobre as formas de habitar e construir a Cidade, o evento é aberto a todos os públicos.

    Maiores informações no link: Cidades em Transe

  • Veículos oficiais sem combustível até novo contrato

    O Núcleo de Transporte, através deste, informa o encerramento do contrato de Abastecimento (028/2013) no dia 05 de julho de 2018, e por consequência os cartões Nutricash/Maxifrota não deverão ser utilizados posterior a essa data.

    Novo certame licitatório ocorreu em 29 de junho de 2018, pregão 041/2018 – Contratação Empresa Gestora Fornecimento Combustíveis.

    Após o encerramento do pregão, e a devida homologação da proposta vencedora informaremos os devidos procedimentos para a sequencia do serviço de abastecimento dos veículos da frota oficial da Universidade.

  • Eleição para Direção do ICH. CD aprova calendário eleitoral.

    Na reunião do dia 20 de junho de 2018 o Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas aprovou o Calendário Eleitoral proposto pela Comissão indicada para conduzir o processo no ICH, nos termos do Edital, como segue.

    A Comissão Eleitoral, do Conselho Departamental, comunica que estarão abertas as inscrições para os/as candidatos/as que desejem concorrer à Direção do Instituto de Ciências Humanas/ ICH da Universidade Federal de Pelotas/ UFPel, conforme segue:
    1. A inscrição dos/as candidatos/as será no período de 17 a 19 de setembro do ano corrente, das 14h às 18h, na Secretaria do ICH;
    2. As inscrições para concorrer ao cargo de Diretor/a e Vice-Diretor/a serão feitas por CHAPAS, um nome para Diretor/a e outro para Vice-Diretor/a;
    3. Somente podem inscrever-se docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior, ocupantes dos cargos de Professor/a Associado/a ou de Professor/a Adjunto/a (nível 4), portadores/as do título de doutor/a;
    4. A divulgação das homologações das candidaturas pela Comissão Eleitoral será realizada em 24 de setembro do ano corrente e estará disponível para consulta na Secretaria do ICH;
    5. Candidaturas não homologadas terão prazo de 48 horas para recurso;
    6. A consulta à comunidade acadêmica ocorrerá em 16 de outubro do ano corrente, nas dependências do ICH;
    7. O pleito eleitoral será realizado em 18 de outubro do ano corrente pelo Conselho Departamental/ CD, em reunião convocada para esta finalidade. Na reunião serão apresentados os candidatos inscritos, os quais deverão fazer sua apresentação durante quinze minutos e entregar ao CD documento contendo sua proposta de trabalho para Gestão;
    8. Será considerado vencedor os candidatos que obtiverem a maioria simples dos votos válidos;
    9. Em caso de empate será considerado o critério de antiguidade na carreira para desempate; e
    10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.

    CRONOGRAMA
    Inscrição dos/as candidatos/as
    17 a 19 de setembro de 2018

    Homologações das candidaturas
    24 de setembro de 2018

    Consulta à comunidade acadêmica
    16 de outubro de 2018

    Pleito eleitoral
    18 de outubro de 2018

    Pelotas, 20 de junho de 2018.
    Comissão Eleitoral
    Servidor Docente Moisés Ortemar Rehbein
    Servidora Técnica-administrativa Thaise Schaun
    Discente Rui Delgado

  • Benefícios Estudantis: esclarecimentos

    Para melhoria na qualidade dos serviços prestados pela Seção de Perícia Médica aos/às estudantes da Universidade, solicitamos ampla divulgação das informações que seguem:

    1. A Seção de Perícia Médica possui a responsabilidade de recebimento de atestados de estudantes somente acima de 3 dias de afastamento. Inferior a esse período deverão ser recebidos diretamente nos respectivos colegiados. ​

    2. Avaliação de Segunda Chamada ​NÃO requer avaliação pericial na Seção de Perícia Médica, devendo ser solicitada diretamente no Colegiado do Curso.

    Resolução nº 14 de 28 de outubro de 2010 dispõe sobre o  Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel:

    “Art. 68 O discente que, por impedimento legal, doença atestada por serviço médico de saúde ou motivo de força maior, devidamente comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que requeira por escrito ao Colegiado de Curso até 3 (três) dias úteis após a realização da avaliação anterior.”

    3. Exercício Domiciliar: O/a acadêmico/a que se enquadrar nas situações abaixo relacionadas poderá procurar a Seção de Perícia Médica (Rua Gomes Carneiro, 01 Sala 210 – Campus Anglo) solicitar exercícios domiciliares através do preenchimento de formulário específico e apresentar atestado médico.  A Perícia irá analisar e emitir parecer, encaminhando o formulário ao colegiado do curso. Em caso de deferimento, o colegiado deverá comunicar o/a professor/a responsável pela disciplina para que este providencie o atendimento especial. O/a aluno/a, ao tomar conhecimento do deferimento da solicitação, também deverá entrar em contato com o/a professor/a responsável pela disciplina.

     Resolução nº 14 de 28 de outubro de 2010 que dispõe sobre o  Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel:

    “Art. 32. Será assegurado, sem prejuízo da legislação em vigor, exercício domiciliar no processo de ensino e de aprendizagem, resguardada a qualidade do trabalho acadêmico:

    a) à aluna gestante que, por ordem médica, esteja impedida de frequentar as atividades acadêmicas;

    b) licença maternidade;

    c) ao discente com afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos, doenças infecto-contagiosas ou outras condições caracterizadas por incapacidade física, incompatível com a freqüência normal às atividades acadêmicas;

    d) ao discente portador de necessidades educativas especiais, quando não for possível sua integração ao ambiente acadêmico.

    § 1º. O tratamento excepcional será autorizado pelo Colegiado de Curso com aquiescência da respectiva Unidade Acadêmica, com base em requerimento acompanhado de laudo médico, emitido até o décimo quinto dia posterior à ocorrência do fato impeditivo

    § 2º. A concessão de tratamento excepcional fica condicionada à possibilidade de garantia de continuidade do processo didático-pedagógico.

    § 3º. O laudo médico deverá ser homologado pela perícia médica da Universidade Federal de Pelotas.

    § 4º. A Diretoria de Registros Acadêmicos deverá ser comunicada imediatamente, no caso do regime de exercício domiciliar ser concedido.

    Art. 33. Não será concedido exercício domiciliar ao discente matriculado em atividade isolada, e ao discente matriculado nas atividades curriculares que ofereçam:

    I – estágio curricular;

    II – práticas laboratoriais ou ambulatórias;

    III – atividades cuja execução não possa ocorrer fora do ambiente da Universidade Federal de Pelotas;

    IV – demais atividades cuja natureza seja incompatível com o exercício domiciliar.”

    4. Trancamento Geral de Matrícula (Resolução 16/2016): deverá ser solicitado pessoalmente pelo/a aluno/a (mediante apresentação de documento de identificação) ou por procurador (mediante a apresentação de documento procuratório) diretamente na Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA no Núcleo de Atendimento ao Aluno – na sala 101, onde o/a acadêmico/a preencherá um formulário específico para tal finalidade, e o mesmo será analisado e registrado no ato da solicitação, sem necessidade de ser repassado ao Colegiado.

    No que tange a necessidade de trancamento por motivo de saúde do/a próprio/a aluno/a  a Coordenação de Registros Acadêmicos encaminhará a Seção de Perícia Médica da UFPel.

    A Seção de Perícia Médica está localizada no Campus Porto, Rua Gomes Carneiro, 01 – sala 210. Telefone 53-32843985. Horário de atendimento das 8h às 20h.

    Carolina Andersson Bunde

    Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida