Início do conteúdo
    Notícias
  • II Semana Africana de Pelotas

    A II semana Africana de Pelotas acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio de 2019 no Campus 2 do ICH/UFPel – RS.

    O tema desta segunda edição será “As relações entre o continente africano e o Brasil”. Ao escolher este assunto, queremos trazer para o debate as relações entre o Brasil e este continente. Queremos ressaltar a importância da celebração do Dia Internacional da África e principalmente, fazer uma reflexão sobre as relações históricas entre o Brasil e o continente africano, num momento que as relações políticas entre o atual governo e o continente é incerta. O evento contará com palestras, mesas de discussão, apresentação de trabalhos e atividades culturais e esportivas.

    Nesta edição, uma das novidades é apresentação de comunicação por parte de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de professores da rede básica de ensino. As inscrições de trabalhos – arquivos em formato word – deverão apresentar no máximo 2.000 caracteres em que constem o nome do(s) autor(es), titulação/vinculação institucional, título, resumo apresentando o tema da pesquisa ou relato da experiência pedagógica, com seus objetivos e menção às fontes bibliográficas e documentais utilizadas. As submissões de trabalhos deverão ser realizadas através deste link no período entre 05/04/2019 e 03/05/2019. Os resumos e relatos de experiências pedagógicas serão submetidos à avaliação da Comissão Científica e os trabalhos aprovados serão comunicados através do e-mail do evento até o dia 15/05/2019.

    A II semana Africana de Pelotas é um evento acadêmico, cultural e esportivo, organizado pelos estudantes africanos em Pelotas em parceria com o Centro Acadêmico de História, estudante de diversos cursos e conta com a comissão científica formados por professores do curso de História da UFPel.

    No dia 25 de maio comemora-se o Dia da África, data em que 32 chefes de estado africanos se reuniram na Etiópia, em 1963, e criaram a Organização de Unidade Africana (OUA), com objetivo de libertar o continente africano do colonialismo e do apartheid, e ainda promover a emancipação do seu povo.

    Devido à importância desta reunião, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 25 de maio como o Dia da África ou Dia da Libertação da África.

    Para a cidade, a organização do evento traz para o centro do debate temas de interesse da comunidade acadêmica, negra e da cidade em geral.

     

  • 2ª Edição do Cine NEMuCS

     

    A partir da temática geral “a ciência em tempos de resistência”, a 2ª edição do Cine NEMuCS traz à baila o debate entre diferentes formas de compreensão do real e a importância da ciência no contexto atual de ascensão do pensamento mítico-obscurantista.

    Discute, também, a especificidade da atuação das mulheres na ciência brasileira, com ênfase nas dificuldades impostas pela discriminação de gênero.

    O Cine NEMuCS, ciclo de exibição de filmes/documentários e debates, é um projeto de extensão vinculado ao Curso de Bacharelado em Museologia/UFPel, e ao Núcleo de Estudos Sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS)/UFPel.

    As sessões são gratuitas e abertas ao público e ocorrem no Instituto de Ciências Humanas (ICH) Campus 2  –  Rua Almirante Barroso, 1202, sala 310 Centro- Pelotas.

    Veja a programação:

    10/5 – 14h
    “A Terra é Plana” (2018)
    Comentários: profa. Virgínia Alves (IFM/UFPel)

    05/07 – 14h
    “Physis – Substantivo Feminino” (2015)
    Comentários: profa. Aline Accorssi (FaE/UFPel)

  • 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

    37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

    37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ocorrerá dias 3 e 4 de julho de 2019, na Universidade Federal de Santa Catarina, no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, em Florianópolis.

    Com o tema “Extensão e Inovação”, o seminário vem reforçar o conceito de uma extensão universitária transformadora da realidade social, não se limitando apenas à formação de alunos, através da aplicação de conhecimentos e práticas além da universidade, gerando valor e permitindo que a sociedade possa se beneficiar de criações e inovações desenvolvidas no âmbito universitário, ajudando a resolver problemas sociais e mercadológicos.

    Tendências da inovação para se explorar com a extensão universitária: Futuro do Trabalho, Novas Tecnologias, Pensamento Pós-digital e Metodologias de Exploração de Futuro.

    37º SEURS

  • Museus como Núcleos Culturais: o futuro das tradições

    A Rede de Museus da UFPel promove, de 14 a 16 de maio, o Seminário da Semana dos Museus 2019, tendo como tema Museus como núcleos culturais: o futuro da tradição, tal qual proposto pelo IBRAM para a Semana Nacional dos Museus deste ano.

    Acesse o formulário de inscrição na condição de ouvinte do Seminário

    Acesse o edital para as propostas de comunicações

    Local: Auditório do Museu do Doce – Praça Coronel Pedro Osório, 8 – Centro, Pelotas.

  • Nova Direção do ICH será empossada em 07/11/2018, às 18h30min no Campus II do ICH

    Caros e caras colegas docentes, técnicos e discentes do ICH e comunidade da UFPel.

    Apresento o convite para a cerimônia de posse da Direção do ICH, 2018-2022, composta pelos professores Sebastião Peres e Andréa Bachettini.

    Depois de ter estado na Direção do Instituto por cerca de 8 anos, a presença de vocês é mais do que uma formalidade. Criamos laços de coleguismo, de amizade, de respeito e de compromissos. Nesse sentido, gostaria de ter a oportunidade de abraçar e agradecer cada um e cada uma de vocês que ajudaram, durante o mandato que exerci, a construir um ICH cada vez mais uno apesar de sua multiplicidade. Desde logo, deixo aqui esse reconhecimento pelo apoio, dedicação e profissionalismo com que me acompanharam. Foi um privilégio como poucos poder contar com vocês.
    Tenho certeza de que a nova gestão poderá contar com o mesmo apoio, o que garantirá o sucesso na condução da nossa unidade para um lugar cada vez mais destacado na UFPEL.
    De outra parte, sei que continuaremos juntos em tantas outras lutas que enfrentaremos, motivo pelo qual contem sempre comigo.

    Sei que se não puderem estar presentes estaremos juntos, de qualquer forma.

    Um abraço, com muito carinho, a todos e todas vocês.

     

    Sidney Gonçalves Vieira
    Diretor – ICH

    Gestão 2010-2014 / 2014-2018

     

    Convite_posse_2018

     

  • Semana do Servidor na UFPEL

    A pedido do Reitor, desejamos incentivar os servidores desta Universidade a participarem da Semana do Servidor, bem como salientar a importância do comparecimento de todos no encerramento desta que ocorrerá no dia 01 de novembro de 2018, às 8h30min no Auditório 2 do Centro de Artes.
     
    Seguem demais informações.
     
    Inscrições para a semana no servidor aqui: https://wp.ufpel.edu.br/progep/semana-do-servidor-ufpel/  
     
    Evento de encerramento da semana do servidor:
    Dia 01/11/2018
    Início: 08:30
    Local: Auditório 2 do Centro de Artes – Rua Álvaro Chaves nº 65
    – Homenagem ao servidor mais antigo da UFPel;
    – Homenagem ao grupo Medicação;
    – Comemoração do aniversário de 1 ano do SEI: A UFPel dará início às comemorações de um ano do Sistema Eletrônico de Informações (SEI); e
    – Palestra – A UFPel e Eu: como escrever nossa história – Palestrante: Andréia Athaydes
  • Coordenadores da Graduação debaterão sobre calendário durante congresso da SAB/2019 em Pelotas

    A Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) realizará em Pelotas seu próximo congresso nacional. Devido a grandiosidade do evento e o uso intensivo de espaços do Instituto de Ciências Humanas, a Direção propôs uma reunião para discutir as implicações do evento, principalmente nas atividades didáticas dos cursos.

    A reunião será na quinta-feira, 01/11/2018, às 17h, na Sala 212 do Campus II do ICH.

    Espera-se que o número de participantes possa ultrapassar a 800, fato que exigirá uma grande logística e infraestrutura para o evento, afetando, possivelmente, muitos espaços destinados às aulas.

    A discussão inicialmente foi proposta com os coordenadores(as) dos colegiados de Graduação, antes da apresentação de uma proposta ao Conselho Departamental que, entretanto, já se manifestou emprestando apoio à realização do evento e participará de sua organização.

  • Reitor anuncia aprovação do Doutorado em História

    IV EIFI é local de importante comunicado do Reitor

    Na noite de ontem, dia 25 de outubro, o Reitor da Universidade Federal de Pelotas, Prof. Pedro Rodrigues Curi Hallal, fez-se presente à conferência do Prof. Cláudio Batalha e, na oportunidade, anunciou que a Diretoria de Avaliação da CAPES informou a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação da UFPel sobre a aprovação do curso de Doutorado em História no Programa de Pós-Graduação em História.

    Muito comemorado pela comunidade acadêmica presente no Encontro, a inclusão do nível Doutorado no PPGH é um sonho antigo e, como bem lembrou o Coordenador do PPGH, Prof. Edgar Gandra, a proposta enviada tem substancial contribuição das pesquisas e textos produzidos por Beatriz Ana Loner.

    Para o IV EIFI e o Núcleo de Documentação História da UFPel – Profa. Beatriz Loner é bastante gratificante e sintomático que importante conquista, como esta, seja anunciada em um evento que homenageia uma docente dedicada à pesquisa e ao ensino de forma exemplar. Bia, como ressaltaram as coordenações do PPGS, PPGH (ambos da UFPel) e do PPGH da Universidade Federal de Santa Maria, foi responsável direta pela criação e consolidação destes três programas.

    Esta conquista é da UFPel, do Curso de História e de Beatriz Ana Loner!

    Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/eifi/2018/10/26/iv-eifi-e-local-de-importante-comunicado-do-reitor/

  • Servidores TAEs têm até o dia 31 para cadastrar Plano de Trabalho para Progressão por Mérito

    O sistema Cobalto está disponível, até 31 de outubro, para que os servidores técnico-administrativos cadastrem seus Planos de Trabalho para o processo avaliativo da Progressão por Mérito. A partir do dia 1º de novembro, os servidores terão acesso ao sistema para realizarem a avaliação do seu desempenho.

    Servidores que não cadastrarem o Plano de Trabalho não poderão realizar a avaliação de seu desempenho. Todos devem participar, inclusive os servidores que realizam suas atividades junto ao Hospital Escola (HE). Tanto o Plano de Trabalho quanto a avaliação serão realizados somente no Sistema Cobalto.

    As Progressões por Mérito correspondem ao desenvolvimento funcional do servidor na carreira, através da mudança no padrão de vencimento, mediante avaliação de desempenho. Para que o servidor consiga progredir na carreira, deverá participar do processo avaliativo.

    O passo a passo completo está aqui.

    Sobre a Progressão por Mérito
    É efetivada na data em que o servidor completa o interstício legal de 18 meses contados a partir da data de exercício no cargo, acrescentando-se à contagem o tempo relativo à ocorrência de algumas licenças e afastamentos previstos em lei, tais como faltas não justificadas e licenças para interesses particulares. Saiba mais aqui.

     

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/10/18/servidores-taes-tem-ate-o-dia-31-para-cadastrar-plano-de-trabalho-para-progressao-por-merito/

  • IV EIFI começa hoje e homenageia Profa. Bratriz Loner

    IV Encontro Internacional Fronteiras e Identidades

    Do dia 24 (quarta) ao dia 26 (sexta) de outubro acontecerá no auditório do Centro de Pós-Graduação (Alberto Rosa, em frente ao ICH) o IV EIFI, que, nesta edição, homenageará a obra da professora da UFPel, Beatriz Loner, recentemente falecida.

    Os temas do evento serão marxismo e história, mundos do trabalho e pós-abolição. O encontro terá 16 simpósios temáticos durante a manhã (com temas diversos), mesas redondas no período da tarde e conferências à noite.

    As inscrições podem ser feitas no local do evento. Os participantes receberão certificados de 40 horas.

    O encontro é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em História e do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel. São parceiros, nesta edição, os programas de Pós-Graduação da Sociologia e da Educação.

    Programação

    24, 25 e 26 de outubro de 2018.

     

    Locais: Auditório do CEHUS | Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem | UFPel (Conferências, Debate e Mesa-Redonda) |salas de aula do prédio do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e mini-auditórios do CEHUS (Simpósios temáticos)

     

    24 de outubro

    • 18 horas: Cerimônia de abertura.
    • 19 h: Conferência de abertura: Socialismo y cultura: ¿de dónde vienen las ideas socialistas? Pablo Pozzi (UBA).

     

    25 de outubro

    • Manhã: Simpósios temáticos.
    • 14 horas: Debate sobre a obra de Beatriz Loner: Construção de classe. Diorge Konrad (UFSM), Eduardo Palermo (Museo del Patrimonio – Intendencia Departamental de Rivera – UY) e Clarice Speranza (UFRGS).
    • 19 horas: Conferência: Mundos do Trabalho. Cláudio Batalha (UNICAMP)

     

    26 de outubro

    • Manhã: Simpósios temáticos.
    • 14 horas: Mesa-Redonda: Afrodescendentes na região sul: Joseli Mendonça (UFPR), Luana Teixeira (UFSC) e Paulo Moreira (UNISINOS)
    • 18 e 30: Beatriz Loner e sua atuação nos movimentos sociais
    • 19 horas: Conferência de encerramento: Pós- Abolição. Profa. Hebe Mattos (UFF)

    Mais informações em: https://wp.ufpel.edu.br/eifi/