Início do conteúdo
    Notícias
  • Convite para Abertura da Exposição “Anistia: um passado presente”

    Convite para Abertura da Exposição “Anistia: um passado presente”, que marca os 40 anos da promulgação da Lei da Anistia de 1979.

    A exposição foi organizada pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) em parceria com a Escola de Humanidades da PUCRS, e será exibida no Mercado Público de Pelotas entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro, seguindo então para a UCPel.

    A exposição em Pelotas tem organização do  Instituto de Estudos Políticos Mário Alves, Grupo de Estudos sobre a ditadura brasileira/UFPel, NUPPOME/UFPel, com o apoio do PPGH e PPGPOL – UFPel, PPG em Política Social e Direitos Humanos e Grupo Emancipação/UCPel.

    A abertura oficial da Exposição será realizada sexta-feira, dia 1º de novembro de 2019, às 18h, no Mercado Público, e contará com falas de pesquisadores/as e depoimentos de anistiados políticos, conforme cartaz em anexo.

    Contamos com a presença de todos.

    ICH/UFPel

  • “Iconologia, ciência da cultura” – Convite para Aula Inaugural do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais com Prof. Dr. Francisco Marshall.

    “Iconologia, ciência da cultura”

    Aula Inaugural do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais com Prof. Dr. Francisco Marshall.

    O estudo dos sintomas visuais da cultura visa ao conhecimento das causas, ou seja, das motivações culturais que animam a produção de imagens. Além disso, o estudo de iconologia permite decifrar os códigos com que se formam e se transmitem as linguagens visuais, em longo percurso histórico, entre o paleolítico e o futuro. Nesta aula, veremos os conceitos e métodos fundamentais da iconologia, na tradição Warburg, e sua expressão em leituras do patrimônio histórico visual.

     

    Quando: Nesta segunda-feira,02 de setembro de 2019 as 19h.

    Onde: Auditório Térreo do Campus II – ICH, Almirante Barroso número 1202.

    Ministrante: Prof. Dr. Francisco Marshall do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

    Organização: Profa. Dra. Luíza Neitzke, ministrante da disciplina de Iconografia e Iconologia, C&R/DMCOR.

     

     

  • Palestras com o Pesquisador Dr. Edward Perez

    A Rede de Museus da UFPel, MALG e Museu do Doce convidam para palestras com Edward Perez, pesquisador venezuelano atualmente radicado no Canadá, que abordará o papel mutável e complexo dos museus como eixos integradores da esfera coletiva. Doutor em arquitetura, Edward Perez propõe em sua tese um novo modelo de museu que se desdobra no espaço público, um museu que é visto como uma caixa aberta, como um espaço distendido e onipresente, como local de ruptura e dissolução, espontâneo, dialógico, alterável, contaminável e aberto para trocas.
     
    1ª Palestra: Para caçar o bisonte. Estratégias museológicas de sedução.
    Local: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG – Praça 7 de Julho, 180 – Centro, Pelotas 
    Dia: 25 de junho de 2019
    Horário: 17h
     
    2ª Palestra: O museu em desdobramento: lugar de ocorrências.
    Local: Auditório do Museu do Doce – Praça Coronel Pedro Osório, nº8
    Dia 27 de junho de 2019
    Horário: 18h
     
    Inscrições para as palestras de Edward Perez estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, acesso pelo Link:
  • UFPel vai à rua contra os cortes da educação

     

    No dia 15 de maio de 2019  estudantes, docentes e técnicos administrativos da UFPel foram para rua contra os cortes da educação. Milhares foram ao Largo Edmar Fetter para manifestação, aconteceram aulas abertas, apresentações  artísticas, os projetos de extensão, pesquisa e ensino da UFPel estavam representados presencialmente ou por  banners, muitos  cartazes e faixas de protesto. Participaram do ato a comunidade acadêmica da UFPel quanto do IFSul e os professores municipais e estaduais.

  • XX JORNADA DE HISTÓRIA ANTIGA

    XX JORNADA DE HISTÓRIA ANTIGA
    MÚSICA NA ANTIGUIDADE E NO MEDIEVO
    RECITAL DE ABERTURA, terá a apresentação do “Grupo Iluminura”, formado por professores de música da UFPel e dedicado à pesquisa e performance de compositores e composições do final da Idade Média e da Renascença.
    Local: Auditório do CEHUS (rua Alberto Rosa, n.117)
    Data/horário: dia 3.6 (terça), às 17
  • Nota de Gestão da UFPel

    A administração da Universidade Federal de Pelotas vem a público reiterar a importância da área de Ciências Humanas, notadamente os campos de conhecimento da Filosofia e da Sociologia, considerando as recentes manifestações do governo federal em relação a estas disciplinas. Entendemos que a liberdade e a pluralidade de pensamento, a troca de ideias e o diálogo acadêmico entre as diversas áreas é que permitem o avanço do conhecimento científico e do pensamento complexo, necessários à compreensão da realidade e à atuação na sociedade, de modo a contribuir com a formação profissional e pessoal de forma ética, socialmente comprometida e solidária.

    Assim, cabe às ciências humanas e sociais identificar, porque sabem como fazer, os problemas educacionais, ambientais, culturais, de segurança e também, sob vários aspectos, problemas relacionados à saúde, à habitação e ao funcionamento da sociedade. Precarizar e desvalorizar essas ciências é prejudicar as demais, é diminuir o alcance do conhecimento que a sociedade precisa para evoluir. É, também, recusar o irrecusável: a possibilidade de encontrar soluções que a realidade social demanda.

    Por fim, a administração da UFPel clama ao governo federal que não transforme a educação num terreno de batalhas, visto que somente através dela formaremos a consciência que não se limita a adaptar-se à realidade, mas a transformá-la. Este, aliás, é princípio das ciências humanas e sociais na educação.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/05/02/nota-de-gestao-2/