Início do conteúdo
    Notícias
  • EDITAL CLHD 03/2021 – TUTORIA PRESENCIAL – RETIFICADO – prorrogação do prazo de inscrições.

    EDITAL CLHD 03/2021 – TUTORIA PRESENCIAL – RETIFICADO (Prorrogação do prazo de inscrições)

     

    A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a formação de Cadastro de Reserva de bolsistas UAB/CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).

    Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES Nº 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.

    Para mais informações acesse o link do Edital:

    Edital_CLHD_03_2021_Retificado_Prorrogacao

  • NOTA DE PESAR – MATHEUS MENDES GOMES

    NOTA DE PESAR

    MATHEUS MENDES GOMES

    Com profundo pesar, a Comunidade do Instituto de Ciências Humanas lamenta informar o falecimento do estudante Matheus Mendes Gomes, aluno do Curso de Licenciatura em História.

    Tendo ingressado no Curso de História no início de 2018, Matheus mantinha, com colegas, professores e técnicos da UFPel, um relacionamento respeitoso e de amizade, dedicando-se com afinco às atividades acadêmicas.

    O Instituto de Ciências Humanas e a Universidade Federal de Pelotas prestam solidariedade a seus amigos e à sua família.

  • NOTA DE PESAR

    Nota de falecimento

    Michele Sampaio Amaral

    É com pesar que o Instituto de Ciências Humanas e o Bacharelado em Museologia da UFPel comunicam o falecimento da aluna Michele Sampaio Amaral, estudante que cursava os semestres finais do curso do Bacharelado em Museologia.

    A comunidade do ICH por meio da direção, professores, funcionários e alunos, lamenta mais esta perda em decorrência da Covid-19 e deseja que os familiares, amigos e colegas sejam confortados neste momento de tanta tristeza.

    Instituto de Ciências Humanas

    Bacharelado em Museologia

  • Publicação de EDITAL – Edital CLHD 04/2021 – Coordenação de Tutoria

    O Colegiado do curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) torna pública na data de hoje, a  abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para preenchimento de vaga e de cadastro de reserva para BOLSISTAS que poderão atuar como COORDENADOR DE TUTORIA no Curso de Licenciatura em História a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPel).

    Edital_2021_UAB_Coordenador_de_Tutoria_CLHD_070521

  • Publicação de Edital – Edital CLHD 03/2021 – Tutor Presencial

    A Coordenação do Curso de História EAD  publica o edital – Edital CLHD 03/2021 – Tutor Presencial e sua Retificação.

    “A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a  abertura das inscrições para a formação de Cadastro de Reserva de bolsistas UAB/CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).”

    Edital_Tutor_Presencial_CLHD

    Edital_CLHD_03___2021_Retificado

     

  • NOTA DE PESAR – JOÃO ALBERTO DOS SANTOS PEDROSO (BOLA)

    NOTA DE PESAR

    JOÃO ALBERTO DOS SANTOS PEDROSO (BOLA)

     

     

    É profundamente consternada que a Comunidade do Instituto de Ciências Humanas informa o falecimento do colega STAE João Alberto dos Santos Pedroso, o Bola.

    João Alberto era servidor da Universidade Federal de Pelotas desde 04 de maio de 1992. Há vários anos estava lotado no Instituto de Ciências Humanas, tendo ocupado, a partir de 31 de janeiro de 2018, a função de Secretário do Instituto. Recentemente, com apoio de todos os STAE da Unidade, havia sido designado para a função de Chefe do Núcleo Administrativo do ICH.

    Conhecido pela combatividade nas lutas sindicais e em defesa da Universidade Pública, Bola foi sempre incansável defensor dos direitos da classe trabalhadora e fiel cumpridor de seus deveres como Servidor Público. Durante o tempo que desempenhou suas funções no ICH foi prolífico em angariar amizades, sempre disponível para auxiliar qualquer pessoa que recorresse a seus amplos conhecimentos sobre normas, regimentos e legislação referentes ao serviço público e à UFPel. O carinho e atenção que dedicava aos estudantes e colegas foi sempre reconhecido e retribuído.

    À sua companheira de vida e de lutas, nossa colega Rosane Brandão, e demais familiares, manifestamos nossa solidariedade e apoio nesse momento tão difícil.

    JOÃO ALBERTO, PRESENTE!

  • NOTA DE PESAR

    NOTA DE PESAR

    Osmar Miguel Schaefer

    É com imenso pesar que a Comunidade do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas recebe a notícia do falecimento do Professor Doutor Osmar Miguel Schaefer.

    O Professor Osmar foi, durante grande parte de sua vida acadêmica, professor do Instituto de Ciências Humanas, onde sempre foi reconhecido e respeitado por sua dedicação profissional e admirável competência intelectual na área da Filosofia. Recebeu e sempre retribuiu com sobras o carinho e a amizade de todas as pessoas que tiveram o privilégio e a honra de conviver com ele num ambiente de trabalho que sempre restava melhor com a sua presença.

    O Instituto de Ciências Humanas tem orgulho de ser depositário de parte da memória e do legado intelectual imenso deixado pelo Professor Osmar Miguel Schaefer e que continuará sendo preservado por todos aqueles que puderam conhece-lo, pessoalmente ou através de suas obras, seja como colegas, alunos ou alunos de seus alunos. Toda a solidariedade, neste momento de dor, aos familiares e demais pessoas de sua afeição.

     

    Nossa saudade, Professor Osmar!

    Pelotas, 07 de março de 2021.

    A Direção do ICH

    Nota Osmar Schaefer