Início do conteúdo
    Notícias
  • Calendário de Reuniões do CD/ICH

    O Conselho Departamental do ICH, em reunião realizada  o dia  27/03/2018, aprovou o seguinte Calendário de Reuniões:

    Reuniões do Conselho Departamental do ICH em 2018/1

    16/04/2018, segunda-feira;

    15/05/2018, terça-feira;

    20/06/2018, quarta-feira;

    19/07/2018, quinta-feira;

    20/08/2018, segunda-feira.

     

    Veja, a seguir, a íntegra do memorando circular aprovado.

    Tendo em vista o melhor planejamento e organização dos trabalhos da secretaria geral do ICH, bem como a sistematização dos trâmites de documentos na unidade, as reuniões do Conselho Departamental seguirão as seguintes instruções.

    As reuniões do primeiro período de 20186 serão realizadas sempre às 14h30min, com os assuntos de ordem geral e as 17h30min para apreciação de projetos de ensino, pesquisa e extensão e autorizações de afastamento de docentes com DE para participarem em atividades esporádicas. Excepcionalmente, poderão ser marcadas reuniões em outros horários.

    As reuniões seguirão o seguinte calendário:

    16/04/2018, segunda-feira;

    15/05/2018, terça-feira;

    20/06/2018, quarta-feira;

    19/07/2018, quinta-feira;

    20/08/2018, segunda-feira.

    A ordem do dia dos assuntos a serem apreciados nas reuniões será fechada sempre 72 horas antes da reunião respectiva, quando será encerrada a convocação. Os assuntos apresentados após a expedição da convocação serão encaminhados automaticamente para a pauta da reunião seguinte.

    Nos termos do Regimento da UFPEL, de acordo com o artigo 29, parágrafo segundo “a matéria não constante da ordem do dia somente poderá ser tratada em regime de urgência com requerimento aprovado por 2/3(dois terços) dos membros do respectivo Conselho”.

    Não haverá na pauta o tema “Outros Assuntos”, haja vista a necessidade de encaminhamento prévio dos assuntos que, obrigatoriamente constarão da ordem do dia.

    Havendo urgência na tramitação de encaminhamentos feitos ao Conselho Departamental e atendido o prazo normativo de cinco dias, o Presidente poderá fazer o encaminhamento ad referendum do Conselho.

    Em casos excepcionais, considerada a urgência e a necessidade da observância de prazos, o Presidente do Conselho Departamental poderá convocar reuniões extraordinárias.

    Não havendo assuntos suficientes que justifiquem a realização das reuniões previamente agendadas poderá haver o cancelamento mediante prévio aviso.

    De acordo com o artigo 96 do Regimento da UFPEL “O comparecimento dos membros do Conselho Departamental, às respectivas sessões é obrigatório e preferencial a qualquer atividade da Unidade, aplicando-se as disposições do artigo 27 deste Regimento”.

    As convocações para as reuniões serão enviadas indistintamente para os titulares e respectivos suplentes, cabendo aos representantes agendarem entre si o comparecimento à reunião.

  • Dicionário de História de Pelotas atinge 1000 downloads

     

    Na tarde de 09/04/2018 o Dicionário de História de Pelotas, em sua versão on-line e gratuita, alcançou a marca de 1013 downloads. Desde a publicação desta terceira edição do Dicionário, em 10 de novembro de 2017, a repercussão do trabalho que congrega dezenas de pesquisadores tem sido enorme.

    Idealizado e organizado pelos Professores Beatriz Ana Loner, Mario Osorio Magalhães e Lorena Almeida Gill, o DHP referencia a história de Pelotas desde sua criação até o início do século XX.

    Para a equipe do NDH, que esteve envolvida no processo de criação dessa obra por aproximadamente 5 anos, é bastante satisfatório saber que um conhecimento construído por diversas mãos hoje está ao alcance de todos e sendo acessado de diversas partes do planeta.

    O acesso pode ser feito através do link http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3735.

    É permitido a incorporação desse link em publicações on-line de caráter acadêmico e científico, desde que citadas as fontes.

     

    Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/ndh/2018/04/09/dicionario-de-historia-de-pelotas-atinge-1000-downloads/

  • O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil. Curso de extensão: programação provisória

    A coordenação do Curso de extensão “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil” divulgou a programação provisória do evento. O curso será realizado de 23 de abril a 1º de agosto de 2018, no Auditório do Campus II do ICH na Rua Almirante Barroso, 1202, terceiro andar, das 19h às 21h (apenas no dia 02/05 o evento será realizado no Centro de Artes).

  • Nota de Pesar pelo falecimento da professora Beatriz Ana Loner

    O Instituto de Ciências Humanas comunica com pesar o falecimento da professora Ana Beatriz Loner, ocorrida na quinta-feira, dia 29 de março de 2018.

    A professora Beatriz ingressou no Departamento de História do ICH em 1987, como professora substituta, em 1989 tornou-se Professora efetiva e aposentou-se da Instituição em 2011.

    Desejamos que as boas lembranças ajudem a trazer conforto aos amigos e parentes,

    Na sequência, reproduzimos o texto do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, do qual ela foi uma das fundadoras, em 1990.

    NDH UFPel em LUTO pelo falecimento de sua Fundadora,

    Profa. Beatriz Ana Loner

    A Professora Beatriz Ana Loner, graduada em História pela UFRGS, com Mestrado em História na UNICAMP e Doutorado em Sociologia pela UFRGS, ingressou na UFPel em 1987, como Profa. Substituta e, em 1989, tornou-se Profa. efetiva da Instituição na qual aposentou-se em 2011, embora tenha atuado no Programa de Pós-Graduação em História da UFPel até 2015, como Colaboradora.

    Em sua trajetória na Universidade foi responsável pela criação do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, local de guarda de importantes acervos históricos e de onde emergiu incontáveis projetos de ensino, pesquisa e extensão. Também contribuiu fortemente para a criação do Mestrado em Ciências Sociais (atualmente Mestrado em Sociologia), tendo sido coordenadora daquele programa de pós-graduação. No Mestrado em História, foi uma das responsáveis pela escrita da primeira proposta apresentada à CAPES, tendo atuado como docente e orientadora desde a criação do programa. Na área de graduação foi uma das mentoras da criação do Bacharelado em História.

    Trabalhando com temáticas que envolviam prioritariamente História do Trabalho, Clubes Carnavalescos Negros, Trabalhadores e Literatura, História da UFPel, Industrialização em Pelotas, Abolição e Pós-Abolição, Acervos, entre outros temas, Beatriz foi responsável pela orientação de considerável número de bolsistas de iniciação científica, graduandos e pós-graduandos, tendo impactado significativamente na produção intelectual sobre tais temáticas na historiografia gaúcha.

    Ministrando aulas de História do Brasil, Metodologia e Teoria de História, Organização de Acervos, entre outros temas, tinha o reconhecimento de seus alunos como uma docente dedicada, competente e comprometida com a formação de bons profissionais na área de História e Ciências Sociais.

    Ao aposentar-se, ocupou uma cadeira como Professora Visitante na Universidade Federal de Santa Maria. Nos dois anos que lá esteve contribuiu para a formação de alunos de graduação e mestrado em História.

    Militante do Movimento Sindical, sempre esteve na vanguarda das lutas pelos trabalhadores e na valorização da profissão docente e do fazer universitário.

    Enferma há alguns meses, mesmo assim mantinha contato com orientandos de pós-graduação e planejava novas produções científicas, participando, atualmente, do Projeto Afrodescendentes na região Sul: biografias, trajetórias associativas e familiares, em parceria com pesquisadores da UFPR e da UFSC. Já hospitalizada teve sua obra homenageada na Feira do Livro de Porto Alegre e, nas dependências do hospital, autografou seu livro  Construção de Classe: Operários de Pelotas e Rio Grande, em evento que contou com a participação de dezenas de admiradores.

    Sua morte representa uma enorme perda para a produção acadêmica no Rio Grande do Sul e deixa a equipe do NDH-UFPel desolada.

    Aos familiares e amigos, fica a lembrança de uma boa companheira de estudos e lutas!

    Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/ndh/2018/03/29/ndh-ufpel-em-luto-pelo-falecimento-de-sua-fundadora-profa-beatriz-ana-loner/

  • Núcleo de Documentação Histórica do ICH seleciona bolsista

     

    Oportunidade – Bolsa Capes

    O Núcleo de Documentação Histórica da UFPel torna público o edital de seleção de bolsista CAPES para o Projeto Afrodescendentes na região Sul: biografias, trajetórias associativas e familiares.

    Segundo a Coordenadora do Projeto na UFPel, Profa. Lorena Gill, trata-se de uma bolsa, para dedicação de 20 horas semanais, no trabalho que é uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal de Santa Catarina e a UFPel [mais informações sobre aqui].

    Confira no edital datas e local de inscrição.

  • Antropologia acolhe estudantes novos no ICH e comemora 10 anos do curso

    Antropologia comemora 10 anos

    O Colegiado do Curso de Bacharelado em Antropologia segue realizando as atividades de acolhida às alunas e alunos ingressantes, conforme ações dos últimos anos. Este ano a atividade se junta às comemorações dos 10 anos do Bacharelado.

    Para o Primeiro dia da atividade, está prevista a distribuição de um folder com informações importantes para as/os alunas/os ingressantes.

    A distribuição contou com uma “tamborada” na acolhida.

    Veja os detalhes da programação no Folder a seguir.

    Folder de Acolhida da Antropologia

     

     

  • Reitor participa de discussão sobre Flexibilização da Jornada no CCHS

    O Reitor da UFPel, professor Pedro Halal, esteve no Centro de Ciências Humanas e Sociais, atendendo à convite das Direções do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Faculdade de Educação FaE), do Instituto de Filosofia Sociologia e Política (IFISP) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) para discutir a flexibilização da jornada de trabalhos.

    Com a participação de servidores técnico administrativos e professores das quatro unidades, no dia 23/03, sexta-feira, o reitor e assessores discutiram o tema da jornada de 30 horas e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca do posicionamento da universidade em relação ao tema e às exigências dos órgãos de auditoria.

    No ICH as propostas de flexibilização têm sido discutidas e serão apresentadas ao Conselho Departamental da unidade para posterior encaminhamento à Reitoria.

  • Processo de Avaliação de Desempenho STAs continua

    Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos da UFPel

    O Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos da UFPel tem como um de seus objetivos aferir o desempenho do servidor para obtenção de progressão por mérito na carreira.

    Esse Programa foi recentemente aprovado pelo Conselho Universitário (Consun) da nossa Instituição através da Resolução nº 13, de 28 de setembro de 2017.

    A primeira etapa da Avaliação foi realizada durante o mês de fevereiro com o cadastramento do PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO no Cobalto.

    A segunda etapa consiste na avaliação propriamente dita e está disponível somente até o dia 18/03/2018

    Em virtude disso, lembramos que todos os servidores TAE´s deverão acessar o Cobalto para efetuarem  a sua autoavaliação, impreterivelmente até o dia 18/03/2018. Os servidores que, por motivo justificado, deixaram de participar da primeira etapa do Programa e, consequentemente, encontram-se impedidos de realizar a autoavaliação no sistema, devem encaminhar e-mail para: cdp.avaliacao@ufpel.edu.br

    Aproveitamos a oportunidade, para reforçar que a partir de abril de 2018 as progressões por mérito somente serão concedidas com base no resultado da Avaliação de Desempenho.

    Ressaltamos que a participação de todos é de suma importância para o bom andamento do processo avaliativo.

  • Palestra: Conservação-Restauração: narrativas contemporâneas

    Conservação-Restauração: narrativas contemporâneas

    O Curso de Conservação e Restauração e o Grupo PET Conservação e Restauro convidam para palestra.

     

    Título: Conservação-Restauração: narrativas contemporâneas

    Palestrante: Prof. Dra. Maria Luisa Soares (Curso de Conservação e Restauração da UFRJ)

    Quando: 23 de março, sexta feira

    Horário: 17 h

    Local: Museu do Doce

  • VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE B, TÉTANO/DIFTERIA NO CCHS

    VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE B, TÉTANO/DIFTERIA NO CCHS

    A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida CSQV/PROGEP informa que a equipe de saúde estará realizando  a terceira  etapa da vacinação contra  a Hepatite B e Tétano/Difteria. A Campanha é aberta a toda comunidade da UFPel.

    Lembramos  que a apresentação do Cartão SUS para receber as vacinas é obrigatória.

    Para saber como fazer o cartão nacional de saúde, acesse:  https://wp.ufpel.edu.br/progep/2018/03/01/cartao-do-sus-e-vacinas-na-ufpel/

    Os locais e horários são os seguintes:

    • ICH- Campus das Ciências Sociais
    • Rua Cel. Alberto Rosa 154, 2° andar, sala 246.

    Dia 28/03/2018 das 9h às 18h.

    Dia 29/03/2018 das 9h às 18h.

    Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida