No dia 25 de agosto as professoras Lúcia Maria Vaz Peres e Andrisa Kemel Zanella, líderes do GEPIEM, e, Maria da Graça Monteiro Sanches – Coordenadora das Faculdades Senac RS, Glauciene Pedroso Trapp – Coordenadora pedagógica FSPOA, Lidiane da Silva Hirdes – Coordenadora pedagógica FATEC SENAC e Irapuã Pacheco Martins – Professor FATEC SENAC Pelotas, reuniram-se para conversar sobre pesquisa e futuras ações conjuntas. Na ocasião, muitas ideias foram partilhadas e uma parceria efetivada. Nos próximos meses, novos projetos e possibilidades.
Minha mestra, minha amiga… Mesmo de longe e sempre perto… Sou grata pelo privilégio de ter estado ao teu lado e contigo aprender as sensibilidades da tua teoria, na vida e nos estudos acadêmicos. Sou grata pelo acolhimento dos estudos desenvolvidos no GEPIEM, quando em 2008 estivesses em Pelotas e disseste: “este é um caminho importante que abrirá outros olhares nos estudos autobiográficos”. Fostes uma espécie de Xamã que abençoou o que fazíamos aqui na FAE/UFPEL. O que mais dizer? Vá em paz com a certeza de que muito fizestes na vida de muitas pessoas, através do teu legado e das tuas ações implicadas. Nosso grupo e eu, em especial, te guardaremos no cantinho das memórias felizes e inspiradoras.
No mês de maio foram retomadas as atividades do GEPIEM. Na ocasião, o diálogo com as pesquisadoras e os pesquisadores de diferentes instituições de ensino que integram o Grupo ocorreu em torno da importância das reuniões como lócus de encontro para articulação de ações e partilha das atividades realizadas por cada uma/um, agregando os estudos sobre o Imaginário e processos (auto) formativos. Nos próximos meses, as atividades se intensificarão, firmando parcerias nacionais e internacionais e consolidando o trabalho que já vem sendo realizado há mais de 20 anos na Universidade Federal de Pelotas.
Já está disponível o “Bulletin de liaison N° 21 du Centre de Recherches Internationales sur l’Imaginaire CRI2i – Cluj — printemps 2022”. Nele consta as ações desenvolvidas no último ano pelo GEPIEM e de outros centros e grupos de pesquisa sobre o Imaginário.
No dia 28 de fevereiro de 2022 aconteceu a defesa de Tese de Alexandre Silva Borges, intitulada “A Educação Simbólica a partir da narrativa das Moiras”, cujo objetivo geral foi identificar as raízes da Educação Simbólica, a partir das narrativas populares pongondós, chegando à tese de que a Educação Simbólica se expressa a partir da narrativa das Moiras e é evidenciada pela rusticidade das formas, pelo simbolismo dos gestos e pela amorosidade. O trabalho foi orientado pela Prof. Dra. Lucia Maria Vaz Peres e teve como banca os professores doutores: Rogério de Almeida; José Aparecido Celório, Maria Helena Menna Barreto Abrahão e Eliane Teresinha Peres.
“Cartas como verbos que transformam vidas”, é um pequena/grande coletânea de cartas ao passado. Uma rememoração de trajetos formadores no/do GEPIEM. Convidamos a todas e todos que queiram estar conosco no dia do lançamento.
Lançamento 05/10/21, às 17h pelo facebook e canal do Youtube da Editora todas as Musas.
Na tarde do dia 15 de setembro de 2021 foi realizada a banca de defesa do doutorando Cassius André Prietto Souza com a tese “Criadores e Criaturas: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelado pelo imaginário”. Participaram da banca os professores: Prof. Dr. André Krusser Dalmasso, Prof.(a) Dr(a). Maristani Polidori Zamperetti (PPGE/UFPEL), Prof(a). Dr(a). Denise Marcos Bussoletti (PPGE/UFPEL), assim como a Prof(a). Dr(a). Helene Gomes Sacco Carbone (UFPEL). A orientação foi da Prof(a). Dr(a). Lucia Maria Vaz Peres. Os integrantes do grupo GEPIEM estiveram presente nesse momento importante da formação acadêmica.
Na tarde do dia 31 de maio de 2021 às 14h, foi realizada a banca de defesa do doutorando Bruno Blois Nunes intitulada “Navegando no Imaginário do Oceano Samba: as rodas de samba como microcosmos sociais”. Orientado pela Prof. Dra. Lucia Maria Vaz. O grupo GEPIEM esteve presente nesse momento importante da formação acadêmica do colega e amigo.
O projeto de extensão “Estudos do Imaginário e suas repercussões no cotidiano dos profissionais da educação : uma homenagem aos 100 anos de Gilbert Durand”, é uma homenagem aos cem anos de nascimento de um dos principais guias teóricos do GEPIEM – Gilbert Durand (1921-2012) . Além disso, este projeto busca valorizar a memória referente aos estudos e pesquisas desenvolvidos no grupo no decurso de mais de 20 anos. Nossa pretensão é revitalizar espaços que trabalhem com o binômio Imaginário e narrativas (auto)formadoras, com vistas à fomentar os saberes e os fazeres na formação de profissionais da educação a partir destes estudos. Os encontros serão na modalidade remota, por meio de ferramenta digital – Webconf da UFPel. Acontecerão em forma de roda de conversa, com convidados do campo teórico em questão, a partir de três eixos de estudos e discussão: 1) Imaginário e a contribuição de Gilbert Durand para a Educação; 2) (Auto)formação e Imaginário; 3) Garimpos do Imaginário.
Datas: 13/09;. 27/09; 18/10; 25/10; 08/11; 22/11; 29/11, segundas-feiras das 9h às 11h.