Como tudo começou

Um sonho, muitos movimentos, muitos estudos e o encontro com a tribo… Tribo composta por alunos em processo de formação – Graduação e Pós-graduação – e professores simpatizantes e, também, pesquisadores

O GEPIEM iniciou suas atividades no ano de 2000, com o foco voltado aos estudos sobre Imaginário, Educação e Cultura. No ano de 2004, seu enfoque adentra os estudos sobre memória, na perspectiva da autoformação humana. A logo marca do grupo é identificada pela imagem de girassol – meio sol, meio mandala – cujo intuito fora simbolizar o movimento de um reservatório que sempre busca eufemizar as dificuldades através da luz. Esta simbologia traz a prenhez de sentidos e de significados referentes aos processos viventes neste grande reservatório onde se banha o humano.

O grupo é composto por nove pesquisadores e um colaborador estrangeiro. O grupo tem sido um lócus de dissertações, teses, pesquisas, discussões, olhares e trocas de pontos de vista, através de temas relativos aos estudos do Imaginário, processos humanos (auto)formadores e, recentemente, a Pedagogia do Teatro. Desse modo, vimos nos constituindo como pesquisadores que têm seu foco de investimento na formação humana de profissionais.

Nestes 20 anos de existência, muitos foram os caminhos percorridos. Temos um total de mais de 50 orientações concluídas, entre iniciações científicas, dissertações e teses.

De GEPIEC A GEPIEM, um marco da mudança…Em 2007, ocasião em que realiza seu Iº CICLO DE ESTUDOS DE PROCESSOS (AUTO)FORMADORES, o trabalho dos pesquisadores e orientandos, volta-se ao estudos das narrativas: orais, escritas e simbólicas. O foco são as trajetórias e as memórias como percursos (auto)formadores, tendo o imaginário como “carro chefe”. Em abril de 2008 realizamos IIº CICLO DE ESTUDOS DE PROCESSOS (AUTO)FORMADORES, com a presença da pesquisadora Suíça Marie Christine Josso. Pesquisadora que vem desenvolvendo uma metodologia de pesquisa-formação e investigação-formativa na perspectiva da biografia educativa. A presença dela fortaleceu e vem consolidando o trabalho desenvolvido nestas interfaces. Em setembro de 2012 foi realizado o I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E (AUTO)BIOGRAFIAS e o V COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO – Razões imaginantes nas hermenêuticas do  vivido, com a participação de pesquisadores internacionais como Alberto Filipe Araújo, Luiz Garagalza e pesquisadores renomados no Brasil, constituindo um momento de discussão, aprofundamento e partilhas sobre os estudos do Imaginário e das pesquisas (auto)biográficas. O  evento também demarcou o espaço do imaginário nas pesquisas em Educação do Sul do Brasil. Em agosto de 2019, o II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E (AUTO)BIOGRAFIAS; VI COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO; I ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH SUL: Pedagogia do Imaginário – matrizes oníricas de uma Escola Viva! que visou contribuir para o processo formativo de acadêmicos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores. Tratou-se de estratégias para pensar os saberes e fazeres educativos nas ciências da educação e nas Artes, resgatando utopias que ainda (e desde sempre) acreditam na tarefa libertadora da educação e no seu contributo para o progresso e o advento de uma nova consciência social.

Bem-vindos ao nosso espaço virtual e real!

GEPIEM