Início do conteúdo
    Notícias
  • (Auto) Formação humana e Imaginário: um retorno afetivo ao espaço da universidade

    Nos meses de agosto e setembro foi realizada a ação de extensão “(Auto)Formação humana e Imaginário: um retorno afetivo ao espaço da universidade”, coordenado pelas professoras Andrisa Kemel Zanella e Lúcia Maria Vaz Peres, de maneira presencial e online com acadêmicos e acadêmicas de Cursos de Licenciatura e Pós-Graduação em Educação da UFPel, a partir da criação de um espaço vivencial ancorado nos estudos do Imaginário e da (auto)formação, com o intuito de proporcionar um retorno afetivo e simbólico ao espaço da universidade após o período de distanciamento gerado pelo vírus da COVID 19. Os encontros presenciais tiveram como ministrante os professores Doutores Andrisa Kemel Zanella, Bruno Blois Nunes, Lúcia Maria Vaz Peres e os encontros online Alexandre da Silva Borges, Cândice Moura Lorenzoni, José Aparecido Celório, Luciana Martins Teixeira Lindner.  Os encontros online englobaram discentes da Universidade Estadual de Maringá, por meio da parceria com o professor Dr. José Aparecido Celório. Foram momentos de partilha, aprendizagem e afetividade no espaço universitário.

  • GEPIEM e Faculdades de Tecnologia Senac RS (Unidades de Pelotas/FATEC SENAC e de Porto Alegre / FSPOA): Uma parceria sendo efetivada

    No dia 25 de agosto as professoras Lúcia Maria Vaz Peres e Andrisa Kemel Zanella, líderes do GEPIEM, e, Maria da Graça Monteiro Sanches – Coordenadora das Faculdades Senac RS, Glauciene Pedroso Trapp – Coordenadora pedagógica FSPOA, Lidiane da Silva Hirdes – Coordenadora pedagógica FATEC SENAC e Irapuã Pacheco Martins – Professor FATEC SENAC Pelotas, reuniram-se para conversar sobre pesquisa e futuras ações conjuntas. Na ocasião, muitas ideias foram partilhadas e uma parceria efetivada. Nos próximos meses, novos projetos e possibilidades.

  • Notícia:

    (Auto)formação humana e Imaginário: um retorno afetivo ao espaço da universidade 

    Ação de ensino

    Público-alvo: acadêmicos(as) da UFPel

    Venha participar conosco!

    Inscrições até o dia 15 de agosto pelo e-mail:

    gepiemufpel@gmail.com.

  • Marie-Christine Josso

    Minha mestra, minha amiga… Mesmo de longe e sempre perto… Sou grata pelo privilégio de ter estado ao teu lado e contigo aprender as sensibilidades da tua teoria, na vida e nos estudos acadêmicos.  Sou grata pelo acolhimento dos estudos desenvolvidos no GEPIEM, quando  em 2008 estivesses em Pelotas e disseste: “este é um caminho importante que abrirá outros olhares nos estudos autobiográficos”. Fostes uma espécie de Xamã que abençoou o que fazíamos aqui na FAE/UFPEL. O que mais dizer? Vá em paz com a certeza de que muito fizestes na vida de muitas pessoas, através do teu legado e das tuas ações implicadas. Nosso grupo e eu, em especial, te guardaremos no cantinho das memórias  felizes e inspiradoras.

  • Retomada das atividades do GEPIEM

    No mês de maio foram retomadas as atividades do GEPIEM. Na ocasião, o diálogo com as pesquisadoras e os pesquisadores de diferentes instituições de ensino que integram o Grupo ocorreu em torno da importância das reuniões como lócus de encontro para articulação de ações e partilha das atividades realizadas por cada uma/um, agregando os estudos sobre o Imaginário e processos (auto) formativos. Nos próximos meses, as atividades se intensificarão, firmando parcerias nacionais e internacionais e consolidando o trabalho que já vem sendo realizado há mais de 20 anos na Universidade Federal de Pelotas.

  • Boletim CRI2I

    Já está disponível o “Bulletin de liaison N° 21 du Centre de Recherches Internationales sur l’Imaginaire CRI2i – Cluj — printemps 2022”. Nele consta as ações desenvolvidas no último ano pelo GEPIEM e de outros centros e grupos de pesquisa sobre o Imaginário.

    Clique e confira!

    Bulletin CRI2i no 21, 2022

     

  • A Educação Simbólica a partir da narrativa das Moiras

    No dia 28 de fevereiro de 2022 aconteceu a defesa de Tese de Alexandre Silva Borges, intitulada “A Educação Simbólica a partir da narrativa das Moiras”, cujo objetivo geral foi identificar as raízes da Educação Simbólica, a partir das narrativas populares pongondós, chegando à tese de que a Educação Simbólica se expressa a partir da narrativa das Moiras e é evidenciada pela rusticidade das formas, pelo simbolismo dos gestos e pela amorosidade. O trabalho foi orientado pela Prof. Dra. Lucia Maria Vaz Peres e teve como banca os professores doutores: Rogério de Almeida; José Aparecido Celório, Maria Helena Menna Barreto Abrahão e Eliane Teresinha Peres.

     

  • Lançamento do livro “Cartas como verbos que transformam vidas”

     

    “Cartas como verbos que transformam vidas”, é um pequena/grande coletânea de cartas ao passado. Uma rememoração de trajetos formadores no/do GEPIEM. Convidamos a todas e todos que queiram estar conosco no dia do lançamento.

    Lançamento 05/10/21, às 17h pelo facebook e canal do Youtube da Editora todas as Musas.

    https://www.facebook.com/todasasmusas
    https://www.youtube.com/c/EditoraTodasasMusas

     

     

  • Criadores e Criaturas: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelado pelo imaginário

    Na tarde do dia 15 de setembro de 2021 foi realizada a banca de defesa do doutorando Cassius André Prietto Souza com a tese “Criadores e Criaturas: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelado pelo imaginário”. Participaram da banca os professores: Prof. Dr.  André Krusser Dalmasso, Prof.(a) Dr(a). Maristani Polidori Zamperetti (PPGE/UFPEL), Prof(a). Dr(a). Denise Marcos Bussoletti (PPGE/UFPEL), assim como a Prof(a). Dr(a). Helene Gomes Sacco Carbone (UFPEL). A orientação foi da Prof(a). Dr(a). Lucia Maria Vaz Peres. Os integrantes do grupo GEPIEM estiveram presente nesse momento importante da formação acadêmica.

     

  • Navegando no Imaginário do Oceano Samba: as rodas de samba como microcosmos sociais

    Na tarde do dia 31 de maio de 2021 às 14h, foi realizada a banca de defesa do doutorando Bruno Blois Nunes intitulada  “Navegando no Imaginário do Oceano Samba: as rodas de samba como microcosmos sociais”. Orientado pela Prof. Dra. Lucia Maria Vaz. O grupo GEPIEM esteve presente nesse momento importante da formação acadêmica do colega e amigo.