Início do conteúdo
    Notícias
  • RODAS DE CONVERSA DO GEPIEM

    No dia 10 de agosto, iniciaram-se as rodas de conversa vinculadas ao projeto de extensão “Rememorando trajetos de formação no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) ao longo de seus 20 anos”, coordenado pelas professoras Dra. Lúcia Maria Vaz Peres e Dra. Andrisa Kemel Zanella. O primeiro dia contou com a presença das professoras Dras. Lúcia Maria Vaz Peres, Valeska Fortes de Oliveira, Maria Helena Menna Barreto Abrahão e Andrisa Kemel Zanella. Encontro “almado”, repleto de partilhas, memórias e afetos. As rodas de conversa irão até o dia 14 de setembro com a participação de orientandos e ex-orientandos do GEPIEM e da professora Dra. Maria Cecília Sanchez Teixeira.

  • Rodas de conversa do GEPIEM – projeto de extensão

     

    Notícia: As rodas de conversa caracterizam a ação que será desenvolvida pelo projeto de extensão “Rememorando trajetos de formação no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) ao longo de seus 20 anos”, coordenado pelas professoras Dra. Lúcia Maria Vaz Peres e Dra. Andrisa Kemel Zanella. O projeto visa agrupar ex orientandos de iniciação científica, mestrado, doutorado e outras modalidades, com o intuito de resgatar memórias de aprendizagens do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), no decurso de uma trajetória de 20 anos de trabalhos acadêmicos. Além dos egressos, partilhar as memórias dos encontros entre alguns membros do grupo co-irmão GEPEIS (Grupo de estudos sobre Imaginário Social e educação).

    As rodas acontecerão nos dia 10/08; 17/08; 24/08; 31/08; 07/09; 14/09, das 19h às 20h30min, através de link da Webconf da UFPel.

    Inscrições e informações: gepiemufpel@gmail.com
  • GEPIEM em CASA

    Diante da suspensão das atividades acadêmicas da UFPel, os encontros presenciais do GEPIEM agora são realizados à distância. Estamos em casa, nos cuidando, mas continuando as discussões em torno do Imaginário.

    Fique em casa.

    Cuide -se.

  • Lançamento do livro “Memórias do Corpo Biográfico: como elas habitam em nós” na 47 ͣ Feira do Livro de Pelotas.

    No dia 13 de Novembro de 2019, às 19 horas na 47 ͣ Feira do Livro de Pelotas foi o lançamento do livro “Memórias do Corpo Biográfico: como elas habitam em nós”. Financiado pelo edital 01/2017 ARD-FAPERGS e vinculado ao GEPIEM – Grupos de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória.  No livro trazemos o resultado da pesquisa realizada e textos de pesquisadores e estudantes colaboradores.

     

  • Lançamento do livro “Memórias do Corpo Biográfico: como elas habitam em nós?”

    No dia 13 de novembro estaremos lançando o livro “Memórias do Corpo Biográfico: como elas habitam em nós?”. O livro é resultado da pesquisa intitulada”Reverberações das imagens de corpo na constituição de futuros professores de Dança, Pedagogia e Teatro: leituras a partir do imaginário” financiada pelo edital 01/2017 ARD – FAPERGS. A referida pesquisa foi realizada pelo GEPIEM e conta com textos de doutorandos do Grupo, estudantes dos cursos pesquisados: Dança, Pedagogia e Teatro Licenciatura e pesquisadores colaboradores.

  • Por uma Infância Simbólica-Cultural:

    Na manhã do dia 03 de junho de 2019, foi realizada a banca de defesa da doutoranda Francine Borges Bordin Intitulada “Por uma Infância Simbólica-Cultural: um grupo macrossocial enquanto testemunha simbólica de uma época”. A banca foi constituída pelos professores: Prof.ª Dr.ª Denise Marcos Bussoletti, Prof.ª Dr.ª Eliane Peres, Prof. Dr. Deonir Kurek e Prof.ª Dr.ª Cláudia Turra Magni. A orientação foi da Prof. Dra. Lucia Maria Vaz O GEPIEM, através de seus integrantes, esteve presente nesse momento importante da formação acadêmica.

  • A mão Obreira da Casa Samba:

    Na manhã do dia 16 de maio de 2019 foi realizada a banca de qualificação do doutorando Bruno Blois Nunes intitulada “A mão Obreira da Casa Samba: os encontros de samba como microcosmo social”. Na sala 323 do Campus I do ICH/CCHS, localizado na rua Cel. Alberto Rosa, 154 – 3º andar. Horário: 9h. A banca foi constituída pelos professores: Profa. Dra. Viviane Saballa, Jarbas Santos Vieira e Juremir Machado da Silva. A orientação foi da Prof. Dra. Lucia Maria Vaz Peres. O grupo GEPIEM, por meio de seus integrantes, esteve presente.