Início do conteúdo
    Notícias
  • Criadores e Criaturas: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelado pelo imaginário

    Na tarde do dia 15 de setembro de 2021 foi realizada a banca de defesa do doutorando Cassius André Prietto Souza com a tese “Criadores e Criaturas: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelado pelo imaginário”. Participaram da banca os professores: Prof. Dr.  André Krusser Dalmasso, Prof.(a) Dr(a). Maristani Polidori Zamperetti (PPGE/UFPEL), Prof(a). Dr(a). Denise Marcos Bussoletti (PPGE/UFPEL), assim como a Prof(a). Dr(a). Helene Gomes Sacco Carbone (UFPEL). A orientação foi da Prof(a). Dr(a). Lucia Maria Vaz Peres. Os integrantes do grupo GEPIEM estiveram presente nesse momento importante da formação acadêmica.

     

  • Navegando no Imaginário do Oceano Samba: as rodas de samba como microcosmo sociais

    Na tarde do dia 31 de maio de 2021 às 14h, foi realizada a banca de defesa do doutorando Bruno Blois Nunes intitulada  “Navegando no Imaginário do Oceano Samba: as rodas de samba como microcosmo sociais”. Orientado pela Prof. Dra. Lucia Maria Vaz. O grupo GEPIEM esteve presente nesse momento importante da formação acadêmica do colega e amigo.

  • O projeto de extensão “Estudos do Imaginário e suas repercussões no cotidiano dos profissionais da educação : uma homenagem aos 100 anos de Gilbert Durand”

     

    O projeto de extensão “Estudos do Imaginário e suas repercussões no cotidiano dos profissionais da educação : uma homenagem aos 100 anos de Gilbert Durand”, é uma homenagem aos cem anos de nascimento de um dos principais guias teóricos do GEPIEM – Gilbert Durand (1921-2012) . Além disso, este projeto busca valorizar a memória referente aos estudos e pesquisas desenvolvidos no grupo no decurso de mais de 20 anos. Nossa pretensão é revitalizar espaços que trabalhem com o binômio Imaginário e narrativas (auto)formadoras, com vistas à fomentar os saberes e os fazeres na formação de profissionais da educação a partir destes estudos. Os encontros serão na modalidade remota, por meio de ferramenta digital – Webconf da UFPel. Acontecerão em forma de roda de conversa, com convidados do campo teórico em questão, a partir de três eixos de estudos e discussão: 1) Imaginário e a contribuição de Gilbert Durand para a Educação; 2) (Auto)formação e Imaginário; 3) Garimpos do Imaginário.

    Datas: 13/09;. 27/09; 18/10; 25/10; 08/11; 22/11; 29/11, segundas-feiras das 9h às 11h.

    Inscrições no link:

    https://forms.gle/rqyBFUpDRugimxak6

  • Live de Lançamento do Livro: “Imaginação e Formação- Travessias entre os estudos do Imaginário e das (Auto)Biografias”

    No dia 29/03/21, às 18h no link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/luc-9dq-cnr será lançado o livro “Imaginação e Formação- Travessias entre os estudos do Imaginário e das (Auto)Biografias”, organizado por Lúcia Maria Vaz Peres, Andrisa Kemel Zanella e Lourdes Maria Bragagnolo Frison (in memorian). O livro é resultado do II Colóquio Internacional sobre Imaginário, Educação e (Auto) Biografias; VI Colóquio sobre imaginário e Educação; I Encontro Regional da Biograph realizado no ano de 2019. Venha participar conosco!

  • RODAS DE CONVERSA DO GEPIEM

    No dia 10 de agosto, iniciaram-se as rodas de conversa vinculadas ao projeto de extensão “Rememorando trajetos de formação no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) ao longo de seus 20 anos”, coordenado pelas professoras Dra. Lúcia Maria Vaz Peres e Dra. Andrisa Kemel Zanella. O primeiro dia contou com a presença das professoras Dras. Lúcia Maria Vaz Peres, Valeska Fortes de Oliveira, Maria Helena Menna Barreto Abrahão e Andrisa Kemel Zanella. Encontro “almado”, repleto de partilhas, memórias e afetos. As rodas de conversa irão até o dia 14 de setembro com a participação de orientandos e ex-orientandos do GEPIEM e da professora Dra. Maria Cecília Sanchez Teixeira.

  • Rodas de conversa do GEPIEM – projeto de extensão

     

    Notícia: As rodas de conversa caracterizam a ação que será desenvolvida pelo projeto de extensão “Rememorando trajetos de formação no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) ao longo de seus 20 anos”, coordenado pelas professoras Dra. Lúcia Maria Vaz Peres e Dra. Andrisa Kemel Zanella. O projeto visa agrupar ex orientandos de iniciação científica, mestrado, doutorado e outras modalidades, com o intuito de resgatar memórias de aprendizagens do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), no decurso de uma trajetória de 20 anos de trabalhos acadêmicos. Além dos egressos, partilhar as memórias dos encontros entre alguns membros do grupo co-irmão GEPEIS (Grupo de estudos sobre Imaginário Social e educação).

    As rodas acontecerão nos dia 10/08; 17/08; 24/08; 31/08; 07/09; 14/09, das 19h às 20h30min, através de link da Webconf da UFPel.

    Inscrições e informações: gepiemufpel@gmail.com
  • GEPIEM em CASA

    Diante da suspensão das atividades acadêmicas da UFPel, os encontros presenciais do GEPIEM agora são realizados à distância. Estamos em casa, nos cuidando, mas continuando as discussões em torno do Imaginário.

    Fique em casa.

    Cuide -se.

  • Lançamento do livro “Memórias do Corpo Biográfico: como elas habitam em nós” na 47 ͣ Feira do Livro de Pelotas.

    No dia 13 de Novembro de 2019, às 19 horas na 47 ͣ Feira do Livro de Pelotas foi o lançamento do livro “Memórias do Corpo Biográfico: como elas habitam em nós”. Financiado pelo edital 01/2017 ARD-FAPERGS e vinculado ao GEPIEM – Grupos de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória.  No livro trazemos o resultado da pesquisa realizada e textos de pesquisadores e estudantes colaboradores.