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  • Pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas FAMED/UFPel estão entre os cientistas mais influentes do mundo

    Ranking da Highly Cited Researchers identifica cientistas que têm maior impacto na comunidade de pesquisa internacional

    Os epidemiologistas Ana Baptista Menezes e Cesar Gomes Victora, da Universidade Federal de Pelotas, estão entre os pesquisadores mais citados na literatura científica mundial, segundo o ranking Highly Cited Researchers, divulgado nesta terça-feira (27) pela consultoria Clarivate Analytics.

    Acesse aqui a notícia na íntegra!

    Fonte: http://www.epidemio-ufpel.org.br/site/content/home/

    Saiba mais: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/11/28/pesquisadores-da-ufpel-estao-entre-os-cientistas-mais-influentes-do-mundo-aponta-ranking/

     

     

  • CNPq: Popularização da Ciência – Por que popularizar?

    A partir das mudanças tecnológicas que ocorreram na última metade do século XX, causadas principalmente pelo advento da tecnologia da informação e das novas formas de comunicação, a ciência e tecnologia passaram a ser fundamentais e determinantes para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país, com consequências diretas para o mercado de trabalho e para a demanda pela qualificação de profissionais.

    O desenvolvimento científico e tecnológico também introduziu novos temas de pesquisa, que foram levados à pauta do debate na sociedade, e grande parte deles referem-se à relação do homem com o meio ambiente, notadamente à sua sustentabilidade. Discutidos em nível mundial, esses temas colocam os desafios da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável e trazem para a consciência pública a necessidade de mais informações e maior participação e controle.

    Lixo, poluição da água e do ar, camada de ozônio, chuva ácida e outros mais, são problemas que afetam a todos e envolvem valores e atitudes de indivíduos que podem por em risco a sobrevivência, segurança e bem-estar não apenas deles mesmos, mas também da sociedade em que vivem.

    Diante do processo de democratização, novos questionamentos relativos à responsabilidade social do conhecimento e à conquista da cidadania são igualmente incorporados ao debate, de modo a que os indivíduos desenvolvam maior consciência e responsabilidade pelos seus atos. O desenvolvimento científico e tecnológico atinge, assim, o cidadão comum, que muitas vezes está longe do mercado técnico-científico, mas que deve possuir um pensamento crítico e reflexivo para se posicionar diante dos problemas que o rodeiam.

    Deverá estar cada vez mais incorporado ao cidadão o espaço dos seus direitos e deveres, influindo no caminho das soluções técnico-científicas e pressionando pela incorporação dos benefícios sociais da pesquisa científica e tecnológica ao seu cotidiano. Bem-estar, segurança e sobrevivência são objetivos a serem perseguidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico para toda a humanidade.

    Porém, para que essa dimensão se concretize, é preciso que os resultados científicos e tecnológicos sejam divulgados para além da academia e alcancem a sociedade, realizando, assim, a popularização da ciência. Nesse sentido, a pesquisa científica e tecnológica deverá ouvir mais a sociedade e, por outro lado, a sociedade deverá acompanhar mais esse desenvolvimento, por meio da sua divulgação para um público amplo.

    Para isso, a formação escolar deverá desenvolver hábitos mentais e atitudes que atendam ao indivíduo nas suas necessidade formativas e informativas, para que ele se torne efetivamente um cidadão consciente de seus direitos e deveres e capaz de exercer a democracia, lidando com o diferente e o antagônico.

    Por outro lado, a formação do indivíduo está cada vez menos restrita ao espaço escolar. Ampliaram-se os espaços de formação complementar, como museus e centros de ciência, exposições, publicações etc., que efetivamente contribuem para a cultura científica, despertando o interesse pela ciência e ampliando o conhecimento de sua importância no cotidiano da vida social moderna, bem como para a conservação do patrimônio histórico e cultural de um povo.

    A formação do cientista e do tecnólogo, portanto, deve estar aberta às questões éticas do desenvolvimento científico e tecnológico, como também para discutir a responsabilidade ético-político-social do cientista.

    Fonte: http://www.cnpq.br/web/guest/por-que-popularizar/

  • Convite para Docentes e Técnico-Administrativos da FAMED : Almoço por adesão com a chegada do Papai Noel

    A FAMED convida docentes, técnicos administrativos e suas famílias:

    Venha passar um dia agradável na FAMED: Sábado- 15/15/2018  a partir das 10 horas.

    Local: Av. Duque de Caxias, nº250 (churrasqueira da FAMED)

    Valor: R$ 10,00 (por adesão)  * crianças até 10 anos não pagam*

    Importante: Favor confirmar presença até 07/12/2018, mediante pagamento com nome da criança, para a distribuição de presentes.

    Contamos com uma área de lazer, traga sua cadeira, prato e talheres e uma sobremesa.

    Teremos a chegada do Papai Noel e brinquedos infláveis!

    Pagamento: Maria de Lourdes Silveira Brasil (Lourdes)

    Contamos com a sua presença!!!!!!!!!

  • UFPel e IFSul na luta conjunta contra o assédio

    A partir de uma rode de conversa que ocorreu  na última quinta-feira (29/11) no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), houve o início de luta conjunta dessa instituição e da Universidade Federal de Pelotas contra o assédio em todos os seus âmbitos.

    Segundo a CCS/UFPel “o vice-reitor da UFPel, Luis Amaral, considera que a inclusão é o tema desse momento que vive nossa civilização humana. Por isso, a existência da prática do assédio é algo muito grave para a sociedade. “Ele nos faz menores enquanto civilização”, pontua”. Esta foi a primeira de uma série de ações em parceria a serem desenvolvidas ainda em 2018 e durante todo 2019.

    Saiba Mais: Clique aqui!

    UFPel e IFSul iniciam luta conjunta contra assédio com roda de conversa

    Fonte: CCS/UFPel

     

  • “Bate papo com a coordenação da Medicina”

    Nesta quarta feira (28/11/2018)  às 16 horas na Sala  dos Conselhos da FAMED aconteceu o primeiro ciclo de conversas com discentes do curso de Medicina –  “Bate papo com a Coordenação“. Esta iniciativa da coordenação do curso de Medicina e da direção da FAMED visa aproximar  os estudantes, coordenação e Instituição em relação as necessidades de melhorias para o curso através da discussão de temas pertinentes a formação médica.

    Estudante de Medicina/FAMED/UFPel : Toda a quarta feira a partir das 16 horas tem o… 

    Bate papo com a Coordenação

    Local: Sala  dos Conselhos da FAMED

    Att

    Coordenação do Curso de Medicina

  • Definido o Calendário Acadêmico 2019 da UFPel

    UFPel: Calendário Acadêmico 2019

    Está definido o Calendário Acadêmico da UFPel para 2019. As aulas do primeiro semestre começam em 11 de março e vão até 13 de julho, com o segundo semestre iniciando em 12 de agosto e tendo como último dia de aulas 14 de dezembro. As definições foram tomadas pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe), em novembro. Veja o calendário em

    Clique aqui: Calendário Acadêmico UFPel 2019

    Fonte: http://portal.ufpel.edu.br/

  • Homenagem Póstuma ao Prof. Dr. Fábio Braga

    A Liga Acadêmica de Psiquiatria na última quarta feira (21/11/2018) realizou uma homenagem póstuma ao Prof. Dr. Fábio de Alencar Braga que muito contribui para a Faculdade de Medicina na área de Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental.

    Att Direção FAMED