Acolhida de Ingressantes do Curso de Terapia Ocupacional FAMED/UFPel. O evento foi um importante momento de integração com colegas do CATO, colegiado, coordenação e […]
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, realizou sua Primeira Cerimônia do Jaleco para ingressantes do curso de Medicina. O evento foi […]
Ranking da Highly Cited Researchers identifica cientistas que têm maior impacto na comunidade de pesquisa internacional
Os epidemiologistas Ana Baptista Menezes e Cesar Gomes Victora, da Universidade Federal de Pelotas, estão entre os pesquisadores mais citados na literatura científica mundial, segundo o ranking Highly Cited Researchers, divulgado nesta terça-feira (27) pela consultoria Clarivate Analytics.
O aluno Daniel Bohn foi entrevistado pelo Diário Popular em relação a conquista de um prêmio de repercussão nacional. Confira a reportagem no site do Diário Popular clicando na foto abaixo e acessando o site.
A partir das mudanças tecnológicas que ocorreram na última metade do século XX, causadas principalmente pelo advento da tecnologia da informação e das novas formas de comunicação, a ciência e tecnologia passaram a ser fundamentais e determinantes para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país, com consequências diretas para o mercado de trabalho e para a demanda pela qualificação de profissionais.
O desenvolvimento científico e tecnológico também introduziu novos temas de pesquisa, que foram levados à pauta do debate na sociedade, e grande parte deles referem-se à relação do homem com o meio ambiente, notadamente à sua sustentabilidade. Discutidos em nível mundial, esses temas colocam os desafios da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável e trazem para a consciência pública a necessidade de mais informações e maior participação e controle.
Lixo, poluição da água e do ar, camada de ozônio, chuva ácida e outros mais, são problemas que afetam a todos e envolvem valores e atitudes de indivíduos que podem por em risco a sobrevivência, segurança e bem-estar não apenas deles mesmos, mas também da sociedade em que vivem.
Diante do processo de democratização, novos questionamentos relativos à responsabilidade social do conhecimento e à conquista da cidadania são igualmente incorporados ao debate, de modo a que os indivíduos desenvolvam maior consciência e responsabilidade pelos seus atos. O desenvolvimento científico e tecnológico atinge, assim, o cidadão comum, que muitas vezes está longe do mercado técnico-científico, mas que deve possuir um pensamento crítico e reflexivo para se posicionar diante dos problemas que o rodeiam.
Deverá estar cada vez mais incorporado ao cidadão o espaço dos seus direitos e deveres, influindo no caminho das soluções técnico-científicas e pressionando pela incorporação dos benefícios sociais da pesquisa científica e tecnológica ao seu cotidiano. Bem-estar, segurança e sobrevivência são objetivos a serem perseguidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico para toda a humanidade.
Porém, para que essa dimensão se concretize, é preciso que os resultados científicos e tecnológicos sejam divulgados para além da academia e alcancem a sociedade, realizando, assim, a popularização da ciência. Nesse sentido, a pesquisa científica e tecnológica deverá ouvir mais a sociedade e, por outro lado, a sociedade deverá acompanhar mais esse desenvolvimento, por meio da sua divulgação para um público amplo.
Para isso, a formação escolar deverá desenvolver hábitos mentais e atitudes que atendam ao indivíduo nas suas necessidade formativas e informativas, para que ele se torne efetivamente um cidadão consciente de seus direitos e deveres e capaz de exercer a democracia, lidando com o diferente e o antagônico.
Por outro lado, a formação do indivíduo está cada vez menos restrita ao espaço escolar. Ampliaram-se os espaços de formação complementar, como museus e centros de ciência, exposições, publicações etc., que efetivamente contribuem para a cultura científica, despertando o interesse pela ciência e ampliando o conhecimento de sua importância no cotidiano da vida social moderna, bem como para a conservação do patrimônio histórico e cultural de um povo.
A formação do cientista e do tecnólogo, portanto, deve estar aberta às questões éticas do desenvolvimento científico e tecnológico, como também para discutir a responsabilidade ético-político-social do cientista.
A partir de uma rode de conversa que ocorreu na última quinta-feira (29/11) no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), houve o início de luta conjunta dessa instituição e da Universidade Federal de Pelotas contra o assédio em todos os seus âmbitos.
Segundo a CCS/UFPel “o vice-reitor da UFPel, Luis Amaral, considera que a inclusão é o tema desse momento que vive nossa civilização humana. Por isso, a existência da prática do assédio é algo muito grave para a sociedade. “Ele nos faz menores enquanto civilização”, pontua”. Esta foi a primeira de uma série de ações em parceria a serem desenvolvidas ainda em 2018 e durante todo 2019.
Nesta quarta feira (28/11/2018) às 16 horas na Sala dos Conselhos da FAMED aconteceu o primeiro ciclo de conversas com discentes do curso de Medicina – “Bate papo com a Coordenação“. Esta iniciativa da coordenação do curso de Medicina e da direção da FAMED visa aproximar os estudantes, coordenação e Instituição em relação as necessidades de melhorias para o curso através da discussão de temas pertinentes a formação médica.
Estudante de Medicina/FAMED/UFPel : Toda a quarta feira a partir das 16 horas tem o…
Está definido o Calendário Acadêmico da UFPel para 2019. As aulas do primeiro semestre começam em 11 de março e vão até 13 de julho, com o segundo semestre iniciando em 12 de agosto e tendo como último dia de aulas 14 de dezembro. As definições foram tomadas pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe), em novembro. Veja o calendário em
A Direção da FAMED convida professores, alunos e técnicos-administrativos dos cursos de Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia para participar do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) 2019-2020.
Data: 26/11/2018 Horário: 17h Local: Auditório da Faculdade de Medicina
A Liga Acadêmica de Psiquiatria na última quarta feira (21/11/2018) realizou uma homenagem póstuma ao Prof. Dr. Fábio de Alencar Braga que muito contribui para a Faculdade de Medicina na área de Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental.
Att Direção FAMED
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