Início do conteúdo

Projeto propõe lista brasileira de morbidades

Projeto propõe lista brasileira de morbidades

Grupo Brasileiro de Estudos sobre Multimorbidade (GBEM) inicia projeto para proposição de uma lista brasileira de morbidades, a ser utilizada em estudos sobre multimorbidade, vários problemas de saúde numa mesma pessoa. A primeira atividade ampliada será uma oficina que ocorrerá no dia 10 de julho, em Cuiabá, dentro da programação do 15° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade.

Apesar das evidências existentes sobre a ocorrência e os impactos negativos da multimorbidade nos indivíduos e nos sistemas de saúde, não existe uma lista sobre quais doenças, morbidades e condições devem ser incluídas na definição do problema. A criação da lista poderá promover maior padronização e comparabilidade entre os estudos realizados, principalmente os de cunho epidemiológico.

A oficina será coordenada pelos fundadores do grupo, Bruno Nunes (UFPel), Doralice Cruz (FSP USP) e Sandro Rodrigues (UFG) e é a etapa inicial do projeto que deverá ser encerrado até o final do ano. Assim, após a organização do produto dessa primeira oficina, será realizada consulta online a pesquisadores, profissionais de saúde e sociedades científicas a fim de obter, por meio de consenso, quais serão as morbidades a serem incluídas na lista. Por fim, uma segunda oficina será realizada para apresentação dos resultados e divulgação da lista.

Para Bruno Nunes, professor do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPel, a elaboração da lista é uma etapa fundamental para o entendimento da área. “Não pretendemos determinar como os pesquisadores definem a multimorbidade e sabemos que as listas, por si só, apresentam fragilidades. Mas, consideramos que a lista a ser proposta pode contribuir para aumentar, de forma mais ágil, o conhecimento produzido sobre multimorbidade”, diz.

Doralice Cruz, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP e técnica da Atenção Básica na Prefeitura do Município de São Paulo, afirma que a maior agilidade vai ao encontro das necessidades de planejamento dos gestores. E Sandro Rodrigues observa que a realização dessa oficina no evento traz grandes contribuições para o objetivo do evento. Segundo ele, “o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade é um espaço fértil para que sejam feitas várias contribuições a esse processo, construindo-se uma lista participativa baseada na experiência dos profissionais das equipes de Atenção Primária”.

Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/07/09/projeto-propoe-lista-brasileira-de-morbidades/

Publicado em 10/07/2019, na categoria Notícias.