Resultado das Inscrições para intercâmbio com Academy of Physical Education na DINAMARCA
2º – Karla Prudente Mosqueira – Nota: 9,0
Nós, professores da Escola Superior de Educação Física-UFPel, vimos através deste reiterar nosso posicionamento emitido em nota no dia 17 de abril de 2020. Manifestamos também nosso desacordo com o ponto XXXII do Art. 80 do Decreto n0 6267 de 22 de abril da Prefeitura de Pelotas, que permite o funcionamento de academias de Pilates, mesmo que para esta permissão seja vedada a aglomeração ou o grande fluxo de pessoas, seguindo obrigatoriamente protocolos de distanciamento controlado.
Acesse a nota de ADENDO na integra: Adendo à nota 17/04/2020
Nota em colaboração com o Comitê de Enfrentamento da Pandemia COVID19-UFPel acerca da reabertura de academias, centros de treinamento e afins.
Acesse a Nota na Integra: NOTA_ESEF_COVID19
Tal como o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS), a Prefeitura Municipal de Pelotas também promoveu alterações curriculares na Educação Básica das escolas municipais. Além da forma impositiva e verticalizada que a Secretaria Municipal de Educação e Desportos (SMED) encaminhou a nova estruturação curricular, a autonomia pedagógica das comunidades escolares está prejudicada na medida em que tal base curricular agora estará padronizada em todas as escolas do município e restringe quaisquer possibilidades diferenciadas que as comunidades escolares possam definir com base em suas reais demandas de aprendizagem das crianças e adolescentes.
A nova base curricular definida pela SMED está atrelada exclusivamente a indicadores externos de avaliação (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb) que pouco dizem sobre a qualidade da educação. Assim, a carga horária de disciplinas como Matemática e Português (únicas consideradas no cálculo do Ideb) foram aumentadas enquanto outras disciplinas tiveram o número de períodos reduzidos, especialmente das áreas de Artes, Línguas Estrangeiras e Ciências Sociais. No caso da Educação Física (EF), a definição de obrigatoriedade da oferta de 2 períodos semanais não permite que as escolas desenvolvam projetos pedagógicos em que a EF possa ter uma carga horária maior, como é o caso do Colégio Municipal Pelotense que trabalha com 3 períodos semanais de EF para seus estudantes.
A escola é o lugar de pensar, criar, reinventar, bem como usufruir e vivenciar a cultura. Com isso, a contribuição primordial da EF é a de propiciar as práticas corporais com suas particularidades e movimentos à crianças, jovens e adultos. Assim, as possibilidades de movimento proporcionada pela EF não podem ser ainda mais limitadas na sociedade de hoje. Por estas razões, professores e professoras da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) repudiam as alterações curriculares promovidas pela administração municipal de Pelotas e engrossa os anseios das comunidades escolares e as entidades representativas de municipários e estudantes para que a SMED retome a discussão sobre a base curricular junto às escolas com o intuito de um processo democrático e de acordo com as demandas do povo pelotense.
Pelotas, 14 de dezembro de 2019
Docentes da ESEF/UFPel
No dia 27 de novembro, o governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS) publicou a Portaria nº 289/2019, da Secretaria de Educação que modifica “a organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas da Rede Estadual de Ensino”. Nesta portaria, a secretaria da educação modifica a quantidade de períodos obrigatórios de diversas áreas, especialmente da Educação Física (EF) que do 7º ao 9º ano será apenas 1 período de EF e no Ensino Médio (EM) terá apenas 1 período no 1º e 2º ano.
E, no 3º ano do EM não haverá NENHUM período de EF. Fica assim evidente que os prejuízos para a estudantes das escolas estaduais são enormes, pois diminuirá o acesso aos conhecimentos da cultura corporal e da realização de atividades físicas no seu percurso formativo. E, ainda, diminuirá o campo de trabalho de professores e professoras de EF na rede estadual enfraquecendo ainda mais esta área do conhecimento na formação escolar.
Por esta razão, os professores e as professoras da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) manifestam seu repúdio às medidas adotadas pelo Governo Eduardo Leite (PSDB) que aprofunda a precarização da educação pública do Estado do RS e que vai na contramão dos estudos e pesquisas desenvolvidas na UFPel que demonstram a importância da Educação Física na qualidade da formação de crianças e jovens escolares
Estão disponíveis os certificados de participação do 38º Simpósio Nacional de Educação Física – SNEF.
Para gerar o certificado: Clique aqui
ATENÇÃO FORMANDOS 2019/2 DA ESEF – Formatura Institucional
A reunião que tratará dos últimos detalhes sobre a Formatura Institucional de 2019-2 será realizada dia 13 de dezembro, no Auditório Térreo do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202).
http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/12/05/formatura-institucional-reuniao-com-formandos/
Programação detalhada do 38º Simpósio Nacional de Educação Física – SNEF
Para visualizar a programação: Clique Aqui
ATENÇÃO 📢
Saiu a lista dos TRABALHOS APROVADOS para o 38° Simpósio Nacional de Educação Física.
Desde já, a Comissão Científica do agradece a participação e parabeniza todas e todos pelos trabalhos enviados.
Lista dos Trabalhos Aprovados: Clique aqui
Nos dias 07, 08 e 09/11/2019 ocorrerá o 38º Simpósio Nacional de Educação Física – SNEF.
Para acessar a programação completa: Clique aqui
Concursos e Seleções com inscrições abertas:
Concurso Professor Substituto – Edital 025/2019
Concurso Professor Efetivo – Vagas de Interesse Estratégico- Edital 024/2019
Para informações atualizadas, acessar a página http://concursos.ufpel.edu.br/wp/